Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AS COMPRAS E O CARTÃO DE CRÉDITO

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar situações de compra utilizando o cartão de crédito como pagamento.
  • Perceber como se usa o cartão de crédito.
  • Conhecer a história do cartão de crédito.
Duração das atividades
Duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • História do cartão de crédito.
  • Uso do cartão de crédito como pagamento.
Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

 Conhecendo outras formas de dinheiro

O que é um cartão de crédito?

Converse com as crianças para saber se conhecem outras formas de comprar quando não se tem dinheiro.Algumas crianças podem conhecer essa forma de pagamento considerando que muitos pais utilizam essa forma de comprar na presença das crianças. A partir dessa conversa inicial, proponha conhecer mais um pouco sobre a história do cartão de crédito.Após contar para as crianças a história do cartão de crédito, solicite que registrem o que aprenderam.

Conheça a origem do cartão de crédito

 Em 1950, um grupo de executivos financeiros de Nova York saiu para jantar e esqueceu de levar dinheiro e talão de cheque. Frank MacNamara e seus convidados entraram num restaurante. Entre uma conversa e outra, terminaram o jantar e a conta foi apresentada. Só então o grupo percebeu que estava sem dinheiro ou talão de cheques. Depois de alguma discussão, o dono do restaurante concordou em deixar MacNamara pagar a conta outro dia, mediante a assinatura na nota de despesas. A partir desse episódio, MacNamara concebeu a idéia do cartão de crédito. Em 28 de fevereiro de 1950, o primeiro cartão multiuso foi emitido, o Diners Club Card, aceito em lugar de dinheiro ou cheque em 27 restaurantes. Duzentas pessoas, a maioria amigos de MacNamara, tiveram um naquele primeiro ano.O cartão de crédito, também conhecidos como dinheiro de plástico, já são preferência nacional para pagamento a prazo, em relação aos cheques pré-datados.  

http://www.endividado.com.br/faq_det.php?id=22 

Segunda Atividade

http://arianepadilha.com/2010/10/19/impressao-de-cartao-de-credito/ 

Como se fabrica o cartão de crédito?

Compartilhe com as crianças as informações do texto.Sugira a visita a uma gráfica para conhecer a impressão de um cartão de crédito.Faça o contato previamente e agende a aula passeio.

Os cartões, no geral, são produzidos em PVC branco ou transparente, também chamado de cristal de PVC. Outros materiais também podem ser utilizados, porém são menos comuns. O PVC é fornecido em bobinas ou folhas cortadas. Na primeira opção ele é cortado na gráfica no formato adequado para a impressão.

Cada cartão produzido tem um propósito; assim, os elementos que o compõem são adequados a essas necessidades. Alguns desses elementos são tarjas magnéticas, chips, informações em relevo e código de barra. Outros elementos como tintas invisíveis, tarjas raspáveis ou tinta reativa e selos holográficos servem para conferir maior segurança aos cartões e reduzir a possibilidade de fraudes.

 

http://arianepadilha.com/2010/10/19/impressao-de-cartao-de-credito/ 

Terceira Atividade

- Papai, compra isto prá mim? -

Hoje não dá, papai está sem dinheiro.

- Então dá o cartão...

http://www.jagostinho.com.br/?p=14846 

A partir desse diálogo trazido pela professora entre uma criança e um pai, perguntar:

Quando se compra com cartão de crédito não é necessário pagar?

Apresente uma cópia de uma fatura de um cartão de crédito e leia para as crianças. Após a leitura da fatura indague: se eles continuam achando que quando se usa o cartão não se paga com dinheiro? Proponha que registrem situações em que as pessoas utilizam o cartão de crédito para comprar.

Quarta Atividade

Proponha a confecção de cartões de crédito para realizar uma brincadeira na sala em que só poderemos comprar com ele. Para esta atividade podemos usar:

  • Papelão
  • Papel ofício branco para desenhar e pintar o nome do cartão e os simbolos que representam cada um.
  • Lápis Hidrocor colorido.

Depois de pronto os desenhos é só colar em cima do papelão.

A organização do bazar:

  1. Combine um bazar de roupas, brinquedos ou livros com os objetos trazidos pelas crianças para ser vendidos.
  2. Estabeleça o preço de cada produto, o valor que cada criança tem disponível no cartão para comprar, os vendedores e o caixa.
  3. Discuta como vai ser registrado as compras no cartão de modo que o dono do bazar possa receber o dinheiro pelas compras efetuadas no cartão de crédito.
  4. Após a brincadeira, faça um registro coletivo.

Recursos Complementares

Leia a reportagem sobre cartão de crédito feito com garrafa pet

http://www.vivapernambuco.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=415 

Avaliação

Verificar e Observar:

  • Se as crianças conseguiram vivenciar situações de compra, utilizando o cartão de crédito como pagamento.
  • Se conseguiram perceber como se usa o cartão de crédito.
  • Se relatam fatos relacionados a história do cartão de crédito.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.