25/11/2010
Maria da Conceição Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Conhecendo outras formas de dinheiro
O que é um cartão de crédito?
Converse com as crianças para saber se conhecem outras formas de comprar quando não se tem dinheiro.Algumas crianças podem conhecer essa forma de pagamento considerando que muitos pais utilizam essa forma de comprar na presença das crianças. A partir dessa conversa inicial, proponha conhecer mais um pouco sobre a história do cartão de crédito.Após contar para as crianças a história do cartão de crédito, solicite que registrem o que aprenderam.
Conheça a origem do cartão de crédito
Em 1950, um grupo de executivos financeiros de Nova York saiu para jantar e esqueceu de levar dinheiro e talão de cheque. Frank MacNamara e seus convidados entraram num restaurante. Entre uma conversa e outra, terminaram o jantar e a conta foi apresentada. Só então o grupo percebeu que estava sem dinheiro ou talão de cheques. Depois de alguma discussão, o dono do restaurante concordou em deixar MacNamara pagar a conta outro dia, mediante a assinatura na nota de despesas. A partir desse episódio, MacNamara concebeu a idéia do cartão de crédito. Em 28 de fevereiro de 1950, o primeiro cartão multiuso foi emitido, o Diners Club Card, aceito em lugar de dinheiro ou cheque em 27 restaurantes. Duzentas pessoas, a maioria amigos de MacNamara, tiveram um naquele primeiro ano.O cartão de crédito, também conhecidos como dinheiro de plástico, já são preferência nacional para pagamento a prazo, em relação aos cheques pré-datados.
http://www.endividado.com.br/faq_det.php?id=22
http://arianepadilha.com/2010/10/19/impressao-de-cartao-de-credito/
Como se fabrica o cartão de crédito?
Compartilhe com as crianças as informações do texto.Sugira a visita a uma gráfica para conhecer a impressão de um cartão de crédito.Faça o contato previamente e agende a aula passeio.
Os cartões, no geral, são produzidos em PVC branco ou transparente, também chamado de cristal de PVC. Outros materiais também podem ser utilizados, porém são menos comuns. O PVC é fornecido em bobinas ou folhas cortadas. Na primeira opção ele é cortado na gráfica no formato adequado para a impressão.
Cada cartão produzido tem um propósito; assim, os elementos que o compõem são adequados a essas necessidades. Alguns desses elementos são tarjas magnéticas, chips, informações em relevo e código de barra. Outros elementos como tintas invisíveis, tarjas raspáveis ou tinta reativa e selos holográficos servem para conferir maior segurança aos cartões e reduzir a possibilidade de fraudes.
http://arianepadilha.com/2010/10/19/impressao-de-cartao-de-credito/
- Papai, compra isto prá mim? -
Hoje não dá, papai está sem dinheiro.
- Então dá o cartão...
http://www.jagostinho.com.br/?p=14846
A partir desse diálogo trazido pela professora entre uma criança e um pai, perguntar:
Quando se compra com cartão de crédito não é necessário pagar?
Apresente uma cópia de uma fatura de um cartão de crédito e leia para as crianças. Após a leitura da fatura indague: se eles continuam achando que quando se usa o cartão não se paga com dinheiro? Proponha que registrem situações em que as pessoas utilizam o cartão de crédito para comprar.
Proponha a confecção de cartões de crédito para realizar uma brincadeira na sala em que só poderemos comprar com ele. Para esta atividade podemos usar:
Depois de pronto os desenhos é só colar em cima do papelão.
A organização do bazar:
Leia a reportagem sobre cartão de crédito feito com garrafa pet
http://www.vivapernambuco.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=415
Verificar e Observar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!