22/11/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber interpretar informações, além de conhecer os números e ter noção de adição e subtração.
Inicialmente o professor questiona o grupo sobre quais são as moedas e cédulas que existem circulando no Brasil e quais são os seus valores. Nesse momento poderá também questionar onde se utilizam o dinheiro, para que serve. Questiona o grupo sobre as experiências de compra e venda.
Após esse momento o professor lança a proposta da turma criar uma lojinha, depois solicita que as crianças tragam para a sala objetos que não queiram mais.
Com os objetos em sala o professor reúne o grupo de crianças e coloca os preços em cada uma das mercadorias, etiquetando-as. Em outro momento confecciona cédulas e moedas que serão utilizadas na lojinha.
Sugerimos a seguinte imagem:
Após a confecção das cédulas e moedas, como também da colocação dos preços nos produtos o professor poderá distribuir valores iguais para todas as crianças e simular situações de compra e venda. É importante também que os papéis (vendedores e compradores) sejam definidos, para que assim possa dar início à vivência.
Nesse momento o professor deverá ficar atento para assim perceber as estratégias utilizadas pelos seus alunos, como também os registros realizados para cálculos nas situações de compra e venda.
Esse será um momento para que o professor discuta as vivências trabalhadas, analise junto à turma, os registros realizados e proponhas novas situações-problemas na roda. Neste momento é importante que o professor explore os problemas na oralidade e peça para que algumas crianças do grupo venham ao quadro a fim de representar como pensou para resolver o problema apresentado.
Em outro momento o professor divide a turma em duplas, orientando-as da seguinte forma:
Posteriormente cada dupla realiza a mesma atividade só que escrevendo o problema para o seu par, que irá representar (ALGORÍTMO) a forma como pensou para resolvê-lo.
COLL, Cesár e TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2000.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 3 classificações
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01/06/2014
Quatro estrelasParabéns pelo plano de aula! Pois, o mesmo propicia de uma forma bem divertida e criativa a vivência das crianças numa situação do cotidiano em que envolve cálculo mental, onde serão estabelecidas relações numéricas importantes.
01/08/2012
Cinco estrelasTenho certeza que facilitara muito o conhecimento e a pratica do trabalhar com o dinheiro no contidiano do nosso aluno.
01/08/2011
Quatro estrelasAchei muito interessante e vou fazer com meus alunos deo 3° ano. Queria ideias e encontrei... Obirgada!