Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O DINHEIRO E A MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO PERFEITA

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Conhecer os valores das cédulas e moedas;
  • Realizar trocas entre as cédulas e moedas com valores estabelecidos;
  • Realizar situações-problemas;
  • Trabalhar a adição e subtração.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber interpretar informações, além de conhecer os números e ter noção de adição e subtração.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – CONVERSA INICIAL

Inicialmente o professor questiona o grupo sobre quais são as moedas e cédulas que existem circulando no Brasil e quais são os seus valores. Nesse momento poderá também questionar onde se utilizam o dinheiro, para que serve. Questiona o grupo sobre as experiências de compra e venda.

Após esse momento o professor lança a proposta da turma criar uma lojinha, depois solicita que as crianças tragam para a sala objetos que não queiram mais.

2º MOMENTO – ETIQUETANDO OS PRODUTOS E CONFECCIONANDO AS CÉDULAS E MOEDAS

Com os objetos em sala o professor reúne o grupo de crianças e coloca os preços em cada uma das mercadorias, etiquetando-as. Em  outro momento confecciona cédulas e moedas que serão utilizadas na lojinha.

Sugerimos a seguinte imagem:   

3º MOMENTO – VIVENCIANDO A LOJINHA

Após a confecção das cédulas e moedas, como também da colocação dos preços nos produtos o professor poderá distribuir valores iguais para todas as crianças e simular situações de compra e venda. É importante também que os papéis (vendedores e compradores) sejam definidos, para que assim possa dar início à vivência.

Nesse momento o professor deverá ficar atento para assim perceber as estratégias utilizadas pelos seus alunos, como também os registros realizados para cálculos nas situações de compra e venda.

4º MOMENTO – ANALISANDO A VIVÊNCIA

Esse será um momento para que o professor discuta as vivências trabalhadas, analise junto à turma, os registros realizados e  proponhas novas situações-problemas na roda. Neste momento é importante que o professor explore os problemas na oralidade e peça para que algumas crianças do grupo venham ao quadro a fim de representar como pensou para resolver o problema apresentado.

Em outro momento o professor divide a turma em duplas, orientando-as da seguinte forma:

  • Um será o problematizador oral (criará um problema)e o outro pensará na solução.
  • Depois os papéis se invertem, quem solucionou irá criar um problema e vice-e-versa.

Posteriormente cada dupla realiza a mesma atividade só que escrevendo o problema para o seu par, que irá representar (ALGORÍTMO) a forma como pensou para resolvê-lo.

Recursos Complementares
  • Sugerimos como material de apoio para o professor o seguinte livro:

COLL, Cesár e TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Matemática. São Paulo: Editora Ática, 2000.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Participaram da confecção das cédulas e moedas;
  • Realizaram situações problemas envolvendo a adição e a subtração;
  • Vivenciaram situações de compra e venda;
  • Realizaram registros.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Roberta, Escola Municipal Joaquim Marques de Oliveira , Minas Gerais - disse:
    roberta-asm@hotmail.com

    01/06/2014

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo plano de aula! Pois, o mesmo propicia de uma forma bem divertida e criativa a vivência das crianças numa situação do cotidiano em que envolve cálculo mental, onde serão estabelecidas relações numéricas importantes.


  • Antonia sales calisto, Escola São joão batista , Ceará - disse:
    totonhacalisto@hotmail.com

    01/08/2012

    Cinco estrelas

    Tenho certeza que facilitara muito o conhecimento e a pratica do trabalhar com o dinheiro no contidiano do nosso aluno.


  • Simone, Escola Municipal de Ensino Fund. Santa Helena , Rio Grande do Sul - disse:
    moni_s.maria@hotmail.com

    01/08/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante e vou fazer com meus alunos deo 3° ano. Queria ideias e encontrei... Obirgada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.