Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A CAIXA DAS LETRAS DE MÚSICAS: RESGATANDO AS MÚSICAS QUE MAIS GOSTAMOS

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:  

  • Coletar letras de músicas da preferência de cada aluno;
  • Trabalhar a leitura das letras de músicas;
  • Trabalhar a escrita das letras de músicas.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler.

Estratégias e recursos da aula

 Sabemos que a música está muito presente no cotidiano da infância, assim sugerimos uma proposta de trabalho que tem o intuito de ampliar o repertório musical das crianças, como também que as mesmas conheçam esse gênero textual.

Inicialmente o professor sugere que a turma realize uma pesquisa sobre quais são as músicas preferidas da turma, à medida que o grupo vai anunciando o professor poderá criar uma lista.

Em seguida, o professor poderá sugerir que as crianças pesquisem, junto aos seus familiares, quais são as músicas que mais apreciam. Nessa pesquisa será importante que os alunos busquem o título da música e o seu compositor.

Depois de pronta as pesquisas, os alunos poderão apresentar uns aos outros a lista das músicas encontradas, nesse momento o professor também poderá sugerir alguns títulos. O momento de socialização deverá ser muito rico, o professor poderá destacar quais foram os títulos mais apreciados, explicar para o grupo que a música marca gerações, que quem escreve a letra da música chama-se compositor, ele também poderá perguntar se as crianças sabem o nome dos compositores das músicas pesquisadas etc.

Depois desse momento o professor poderá propor que a turma pesquise na internet no site: http://www.vagalume.com.br/ a letra da música e seus compositores.

Essa pesquisa poderá ser realizada individualmente, se o grupo já domina o uso da ferramenta, como também poderá ser realizada pelo professor e assistida pelos alunos.

Depois de pesquisada o professor recolhe as letras, imprime e traz para a turma. Será importante que tenha uma letra para cada criança. O professor sugere para o grupo que sejam realizadas ilustrações nas músicas como também realizem a leitura dessas letras para todo o grupo(se a criança sabe cantar a música ela canta).

Em outro momento o professor poderá solicitar que cada criança escreva a letra de uma música (diferente da que ele pesquisou) e a escreva em uma folha de papel  que em outro momento será proporcionado que as crianças vão ao laboratório de informática e realizem a digitação dessas letras. Ao final dessa atividade, deverá ser proporcionado um momento de socialização dessas músicas. Essas letras depois de ilustradas irão fazer parte do repertório de uma caixinha. Diariamente no início da aula o professor ou os alunos poderão escolher as músicas que cantarão no dia.  

A idéia da caixinha com  letras de músicas também poderá ser criado com outros  gêneros textuais(receitas, propagandas, listas, poesias, contos, fábulas, etc) 

Recursos Complementares

Sugerimos como recurso complementar o livro: Musica Na Educaçao Infantil Propostas P/ A Formaçao Integral Da Criança Autor: BRITO, TECA ALENCAR DE Editora: PEIROPOLIS.

Apesar de se apresentar sugestões para o trabalho com a música na educação infantil, existem sugestões que poderão ser apresentadas para as séries iniciais da educação infantil. 

Neste livro, Teca reúne reflexões teóricas e sugestões práticas de caminhos da educação musical contemporânea com base em seu próprio trabalho e de pesquisadores como Delalande, Paynter, M. Schafer e Koellreutter, entre outros, e oferece aos educadores que trabalham com crianças em idade pré-escolar a possibilidade de enxergar a música como instrumento riquíssimo de formação integral do indivíduo.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Realizaram a pesquisa, junto aos seus familiares;
  • Escreveram a letra da música;
  • Leram a letra da música.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria da Encarnação Sanchez Moreno, EMEB Antonio Furlan , São Paulo - disse:
    encarnabela@gmail.com

    05/02/2014

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão!!! Perfeito para as aulas de música, português e informática. Obrigada!!! Um abraço.


  • Cátia Regina Teodoro, Centro Educação Infantil... , Santa Catarina - disse:
    catiateodoro76@bol.com.br

    17/09/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante essa aula, estou trabalhando com meus alunos o projeto "arte e movimento" e agora o tema é música, e essa sua aula já veio de encontro com um resgate musical que fiz com os pais das crianças, pois as musicas que eles trouxerem já vai entrar para nossa caixa.


  • Luciana Neto Acruche, ESC SAGRADA FAMILIA , Rio de Janeiro - disse:
    lucianacruche@gmail.com

    13/12/2010

    Quatro estrelas

    Eu adorei!!Relamente muito interessante e criativa!Vou usar sua sugestão e incrementar também!! obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.