Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os tempos verbais e o uso do se na escrita de fatos reais e imaginários.

 

28/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar fatos reais e fatos ficcionais.
  • Associar o uso da conjunção se à ideia de condição.
  • Utilizar corretamente os tempos verbais adequados ao uso do se (condição-hipótese).
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Domínio dos tempos simples do modo indicativo.
Estratégias e recursos da aula

1° momento: 

          Realizar com a turma a seguinte “hipótese fantástica”:

         O que aconteceria se, de repente, nossa escola fosse cercada pelo mar?  

          Depois dos alunos expressarem oralmente suas reações diante de um acontecimento extraordinário, o professor analisa o tempo verbal (aconteceria) que está ligado a uma condição (se) e a um fato que hipoteticamente poderia acontecer (não há certeza do seu acontecimento).   

          Neste momento, os alunos perceberão os tempos verbais e caberá ao professor nomeá-los ou não, de acordo com a turma.

Futuro do Pretérito do Indicativo e Imperfeito do Subjuntivo.

2° momento: 

          É apresentada à turma uma caixinha "a caixa do se", com 2 gavetas e é proposta a seguinte brincadeira:

          Numa gavetinha, há um “sujeito” e na outra gaveta “um predicado”, ou seja, quem é responsável pelo fato expresso na frase e o que é atribuído a ele.

  • Exemplos:
  • 1ª gaveta:
  1. Rio Amazonas (Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.alagoas24horas.com.br/legba/bancoDeMidia/2/c/%257B2c28effa-3cd9-47d7-b3da-20deae59ff40%257D_rio%2520amazonas.jpg&imgrefurl=http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/%3FvEditoria%3DBrasil%26vCod%3D77550&usg=__Gd5WBYTPkm4VTBLTrLeIVJHkr7c=&h=262&w=400&sz=36&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=sL0dHVv75t0RhM:&tbnh=141&tbnw=188&ei=hFg_TZezKYSclgePn_GOAw&prev=/images%3Fq%3Drio%2Bamazonas%26hl%3Dpt-br%26gbv%3D2%26biw%3D1003%26bih%3D583%26addh%3D140%26output%3Dimages_json%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=483&oei=h1g_TZ_jCsP6lwfT84CGAw&esq=1&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=146&ty=94  ).

  1. Cristo Redentor. (Fonte da imagem:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://aletp.com/images/blog/cristo%2Bredentor.jpg&imgrefurl=http://aletp.com/2007/06/28/7-maravilhas-do-mundo-eleicao-do-cristo-redentor/&usg=__Amv_MZdnV3HNY397IEiJTRGJaQo=&h=367&w=475&sz=86&hl=pt-br&start=15&zoom=1&tbnid=ScSrqCroHzvWvM:&tbnh=134&tbnw=171&ei=Dlg_TcWPG8TKgQfuovWdAw&prev=/images%3Fq%3Dcristo%2Bredentor%26hl%3Dpt-br%26gbv%3D2%26biw%3D1003%26bih%3D583%26addh%3D36%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=453&oei=-lc_TY2YE4SclgePn_GOAw&esq=2&page=2&ndsp=15&ved=1t:429,r:1,s:15&tx=96&ty=40 ).

  1. Mochila. (Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://reporterdecristo.com/wp-content/uploads/2010/08/mochila1.jpg&imgrefurl=http://reporterdecristo.com/os-perigos-da-mochila-pesada/&usg=__TBc5jvJ-mq1nyPrevKUXL6glnP4=&h=425&w=328&sz=20&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=jy7h1q_SvJ58tM:&tbnh=132&tbnw=102&ei=LVo_Te7JOYOKlweFg6WMAw&prev=/images%3Fq%3Dmochila%26hl%3Dpt-br%26biw%3D736%26bih%3D399%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=218&oei=L1o_TZbVMISdlgf3g82TAw&esq=1&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=83&ty=103 ).

  1. Um elefante. (Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.gifsecliparts.com.br/vetoriais/Animais/elefante.gif&imgrefurl=http://www.gifsecliparts.com.br/animais.htm&usg=__sSo_lUAvS7hZHNpOm-NECyz33ZU=&h=402&w=500&sz=36&hl=pt-br&start=104&zoom=1&tbnid=bI44GxNWjFvKmM:&tbnh=140&tbnw=174&ei=M1k_TYbEEMXYgQfDgbG3Aw&prev=/images%3Fq%3Delefante%26hl%3Dpt-br%26gbv%3D2%26biw%3D1003%26bih%3D583%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=437&oei=Hlk_Td2zHsSclgeVzoHtAg&esq=7&page=8&ndsp=15&ved=1t:429,r:5,s:104&tx=100&ty=99  ).

  1. Um elevador. (Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://niqueneime.files.wordpress.com/2010/04/elevador1.jpg&imgrefurl=http://niqueneime.wordpress.com/2010/04/07/o-elevador/&usg=__PVF_Oi6R-ZvemnHYNHp1QXwOfrY=&h=630&w=446&sz=101&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=2XtoYSIgeg3oNM:&tbnh=111&tbnw=78&ei=Zlk_Te7CKoT7lwfL4fTsAg&prev=/images%3Fq%3Delevador%26hl%3Dpt-br%26biw%3D736%26bih%3D399%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=346&vpy=185&dur=297&hovh=267&hovw=189&tx=100&ty=157&oei=aVk_TfyxHYa8lQf0x5CPAw&esq=1&page=1&ndsp=16&ved=1t:429,r:6,s:0 ).   

  • 2ª gaveta:
  1. Resolvesse ir a uma festa.
  2. Quisesse beber água.
  3. Sonhasse que aprendia balet.
  4. Batesse à porta de sua casa.
  5. Quisesse tomar banho de mar.

          A brincadeira consiste em criar hipóteses fantásticas. Para se formular a pergunta escolhe-se ao acaso um sujeito e um predicado e coloca-se a pergunta “ O que aconteceria se...”   

3° momento: 

          Depois de registradas as respostas fantásticas, que certamente os alunos darão, o professor propõe a escrita em grupos de histórias com a pergunta “ o que aconteceria se...”   

          Os alunos agora, podem inventar os “sujeitos” e os “predicados”, colocando-os na caixinha para sorteio ou para escolha e criar suas histórias.   

4° momento: 

Momento fantástico: Apresentação das histórias para a turma.

Recursos Complementares
  • Livro: Gramática da fantasia – Gianni Rodari – Summus- editorial.
Avaliação
  • O uso dos verbos no futuro do pretérito, com a ideia de condição dada pelo se, e o imperfeito do subjuntivo deve ser avaliado em cada aluno e novas atividades desenvolvidas para que os alunos exercitem o uso correto destes tempos verbais.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Paulo Henrique dos Santos Alves, CEF METROPOLITANA , Distrito Federal - disse:
    phpinheiro7@gmail.com

    19/11/2013

    Cinco estrelas

    Aula muito boa, parabéns! Acho que esse tipo de criatividade é muito bem-vinda nas salas de aula, onde fica cada dia mais difícil chamar a atenção dos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.