14/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Leitura de notícias do dia-a-dia e construção de manchetes.
1° momento:
A turma é dividida em grupos de 3 e cada um deles recebe palavras da manchete de uma notícia, recortada, e colada em fichas.
O professor solicita aos grupos que as organizem, em sequência, formando uma frase, com as palavras recebidas.
À turma é solicitado que crie uma notícia correspondente à manchete construída.
2° momento:
Os grupos criam uma notícia que corresponda à manchete produzida.
Cada grupo, ao terminar sua notícia, faz sua ilustração e apresenta sua produção para o restante da turma.
É um momento onde diversão, surpresa, curiosidade, criatividade e muita lógica estão envolvidas.
As notícias deverão ser expostas com suas ilustrações no mural da turma, com o título: Cresce-cresce ou com algum outro sugerido pela turma..
3° momento:
Este é o momento no qual a manchete original original é conhecida.
Notícia |
Manchete |
O que aconteceu? |
Onde? |
Como? |
Quando? |
Por quê? |
Original |
|
|
|
|
|
|
Grupo 1 |
|
|
|
|
|
|
Grupo 2 |
|
|
|
|
|
|
Grupo 3 |
|
|
|
|
|
|
Grupo 4 |
|
|
|
|
|
|
Grupo 5 |
|
|
|
|
|
|
Grupo 6 |
|
|
|
|
|
|
Grupo 7 |
|
|
|
|
|
|
Grupo 8 |
|
|
|
|
|
|
Grupo 9 |
|
|
|
|
|
|
O preenchimento do quadro é feito em colaboração e, para isso, cada grupo faz a identificação da ideia principal e das secundárias de sua notícia.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/03/2012
Cinco estrelasExcelente e prática!podemos dinamizá-la com a apresentação de imagens e aproveitando outrras reportagens! Parabéns