Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ÍNDIO – UM DIA NA TRIBO

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Valorizar a cultura indígena;

§ Respeitar a diversidade cultural;

§ Conhecer o cotidiano de uma tribo indígena;

§ Identificar semelhanças e diferenças entre o nosso cotidiano com o de uma tribo.

Duração das atividades
Cinco aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer diferentes culturas.

Estratégias e recursos da aula

1ª  Atividade

A professora inicia a aula apresentando, em forma de cartaz, esse fragmento de texto  do livro a ser lido em classe, escrito assim:  

 “Nossos pais nos ensinam a fazer silêncio

para ouvir os sons da natureza;   

nos ensinam a olhar, conversar e ouvir

o que o rio tem para nos contar;   

nos ensinam a olhar o vôo dos pássaros

para ouvir notícias do céu;   

nos ensinam a contemplar a noite, a lua, as estrelas...”   

Logo em seguida pergunta para a classe quem eles acham que escreveu esse texto. Deixa as crianças falarem livremente até chegarem a conclusão de que foi um índio, caso fique difícil a professora dá pistas até eles chegarem a essa conclusão. A professora diz que para eles conhecerem um pouco mais dessa cultura ela lerá o livro Kabá Darebu, de Daniel Munduruku e Marie Therese Kowalezy, Editora Brinque-Book

 

2ª  Atividade

Baseado no livro a professora faz com a turma uma listagem das brincadeiras indígenas:

Brincadeiras dos meninos indígenas

Brincadeiras das meninas indígenas

 Arco e flecha,

Fazer bonecas com espigas e folhas de milho;

 Esconder na mata para serem procurados

Fazer comida;

Pega-pega dentro do rio,

Mexer com os meninos

Pescaria

 Cantar e dançar cantigas de roda,

Subir em árvores,

Subir em árvores,

Imitar os adultos,

 Nadar no rio

Jogar futebol

 Observando a listagem pergunta às crianças:

1 – Das brincadeiras citadas, quais vocês conhecem?

2 – Vocês já brincaram de alguma dessas brincadeiras?

3 – Vocês acham que as brincadeiras têm que ser separadas entre brincadeiras de meninos e de meninas? Por quê?

4 – Imagine que você está passando um dia nesta tribo, qual dessas brincadeiras você escolheria para brincar junto com as crianças indígenas? Por quê?   

3ª  Atividade:

A professora relê as  páginas 4 e 5, onde estão localizadas  as descrições da casa e da aldeia e distribui uma folha e pede para eles ilustrarem a casa e a aldeia, respeitando as características descritas no livro.  

 

4ª  Atividade:

A professora pede como tarefa de casa que os alunos tragam receitas feitas com mandioca, cará, batata-doce ou milho e com elas confeccionam um livro de receitas.

Os alunos irão desenvolver a capacidade da escrita, da organização em grupo, tomada de decisão e diagramação para a montagem do livro de receitas.   

5ª  Atividade:

A professora solicita que alguns pais compareçam a Escola para um momento de “Histórias Contadas”, onde esses possam contar aos alunos algumas histórias da tradição oral ouvidas quando ainda eram pequenos.   

6ª  Atividade:

A professora propõe que os alunos escrevam uma carta para Kabá Darebu contando um pouco sobre eles, como é a vida aqui na cidade e as descobertas feitas através da leitura do livro.

Recursos Complementares
  • KABÁ DAREBU, de Daniel Munduruku e Marie Therese Kowalezy, Editora Brinque-Book ·       
  • COISAS DE ÍNDIO , de Daniel Munduruku, Callis Editora
  • Revista Ciência Hoje das Crianças - 2010 – Edição 210
Avaliação

Observar no decorrer das atividades propostas o envolvimento das crianças com as atividades propostas.

Observar se o discurso se faz de forma respeitosa sobre o modo de vida relatado no livro.      

Verificar se conseguem através do registro descreverem  as peculiaridades dos indígenas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ivone Anaia, E. E. Paulo de Barros Ferraz , São Paulo - disse:
    ilcunha@hotmail.com

    23/03/2014

    Cinco estrelas

    Excelente proposta para trabalhar com crianças das séries iniciais.


  • Paola de Oliveira Barreto, Escola Municipal Capistrano de Abreu , Rio de Janeiro - disse:
    paola_1601@yahoo.com.br

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a proposta de trabalho. Porém, para mim, não dará para trazer os pais, mas com certeza ano que vem me organizo com mais antecedência para fazer isso. É bom q dá para todas as idades.


  • Rita Cristina Franco Silva, EM SAO CRISTOVAO , Minas Gerais - disse:
    ritacristinasilva@hotmail.com

    09/04/2012

    Quatro estrelas

    Muito importante para mim. Me ajudou no planejamento com a professora de Literatura. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.