02/12/2010
Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Valorizar a cultura indígena;
§ Respeitar a diversidade cultural;
§ Conhecer o cotidiano de uma tribo indígena;
§ Identificar semelhanças e diferenças entre o nosso cotidiano com o de uma tribo.
Conhecer diferentes culturas.
1ª Atividade
A professora inicia a aula apresentando, em forma de cartaz, esse fragmento de texto do livro a ser lido em classe, escrito assim:
“Nossos pais nos ensinam a fazer silêncio
para ouvir os sons da natureza;
nos ensinam a olhar, conversar e ouvir
o que o rio tem para nos contar;
nos ensinam a olhar o vôo dos pássaros
para ouvir notícias do céu;
nos ensinam a contemplar a noite, a lua, as estrelas...”
Logo em seguida pergunta para a classe quem eles acham que escreveu esse texto. Deixa as crianças falarem livremente até chegarem a conclusão de que foi um índio, caso fique difícil a professora dá pistas até eles chegarem a essa conclusão. A professora diz que para eles conhecerem um pouco mais dessa cultura ela lerá o livro Kabá Darebu, de Daniel Munduruku e Marie Therese Kowalezy, Editora Brinque-Book
2ª Atividade
Baseado no livro a professora faz com a turma uma listagem das brincadeiras indígenas:
Brincadeiras dos meninos indígenas |
Brincadeiras das meninas indígenas |
Arco e flecha, |
Fazer bonecas com espigas e folhas de milho; |
Esconder na mata para serem procurados |
Fazer comida; |
Pega-pega dentro do rio, |
Mexer com os meninos |
Pescaria |
Cantar e dançar cantigas de roda, |
Subir em árvores, |
Subir em árvores, |
Imitar os adultos, |
Nadar no rio |
Jogar futebol |
|
Observando a listagem pergunta às crianças:
1 – Das brincadeiras citadas, quais vocês conhecem?
2 – Vocês já brincaram de alguma dessas brincadeiras?
3 – Vocês acham que as brincadeiras têm que ser separadas entre brincadeiras de meninos e de meninas? Por quê?
4 – Imagine que você está passando um dia nesta tribo, qual dessas brincadeiras você escolheria para brincar junto com as crianças indígenas? Por quê?
3ª Atividade:
A professora relê as páginas 4 e 5, onde estão localizadas as descrições da casa e da aldeia e distribui uma folha e pede para eles ilustrarem a casa e a aldeia, respeitando as características descritas no livro.
4ª Atividade:
A professora pede como tarefa de casa que os alunos tragam receitas feitas com mandioca, cará, batata-doce ou milho e com elas confeccionam um livro de receitas.
Os alunos irão desenvolver a capacidade da escrita, da organização em grupo, tomada de decisão e diagramação para a montagem do livro de receitas.
5ª Atividade:
A professora solicita que alguns pais compareçam a Escola para um momento de “Histórias Contadas”, onde esses possam contar aos alunos algumas histórias da tradição oral ouvidas quando ainda eram pequenos.
6ª Atividade:
A professora propõe que os alunos escrevam uma carta para Kabá Darebu contando um pouco sobre eles, como é a vida aqui na cidade e as descobertas feitas através da leitura do livro.
Observar no decorrer das atividades propostas o envolvimento das crianças com as atividades propostas.
Observar se o discurso se faz de forma respeitosa sobre o modo de vida relatado no livro.
Verificar se conseguem através do registro descreverem as peculiaridades dos indígenas.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/03/2014
Cinco estrelasExcelente proposta para trabalhar com crianças das séries iniciais.
16/04/2012
Cinco estrelasAdorei a proposta de trabalho. Porém, para mim, não dará para trazer os pais, mas com certeza ano que vem me organizo com mais antecedência para fazer isso. É bom q dá para todas as idades.
09/04/2012
Quatro estrelasMuito importante para mim. Me ajudou no planejamento com a professora de Literatura. Obrigada.