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O Consumismo e Cildo Meireles

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer artistas que lidam com essa questão e a maneira como a abordam.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
Para desenvolver essa atividade com a turma sugerimos a criação de um blog, onde o professor irá disponibilizar conteúdos complementares, dicas de sites, os critérios de avaliação, informações relativas a produção dos alunos, publicação dos trabalhos, entre outras atividades pertinentes ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para criar o blog sugerimos o Blogger do Gmail (http://www.blogger.com/home) Em caso de dúvida para criar o blog, sugerimos o tutorial: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Aula 1
Inicie a aula questionando os alunos sobre o que é o Consumismo.
As diversas respostas devem ser anotadas no quadro para que sejam retomadas depois.
Depois desse brainstorm, apresente o vídeo  "A História das Coisas", disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17287.

A história das coisas

Nesse vídeo são apresentados os conceitos básicos do modo de produção capitalista e algumas noções de o que é Consumismo.
Com base nesse recurso, promova um debate com a turma sobre o tema. O professor deve manter uma posição crítica com relação às opiniões dos alunos, instigando-os a argumentar para defender suas opiniões.
Depois desse debate, divida a turma em pequenos grupos de 3 ou 4 alunos e peça para que redijam um texto sobre o que foi discutido no debate. Procure direcionar para que os grupos não falem sobre um mesmo assunto específico. Sugira que os alunos falem sobre experiências pessoais, criem histórias, falem sobre algum comercial de televisão, enfim, qualquer assunto relacionado com o tema da aula.
Incentive os alunos a utilizar ferramentas colaborativas na elaboração do texto, dessa forma eles podem socializar o conhecimento, articular conceitos, ideias e opiniões, construir em conjunto a atividade proposta. Para essa realizar essa atividade sugerimos a ferramenta Google Docs, disponível em:  http://docs.google.com / Consulte também o tutorial:  http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Os alunos deverão enviar por email o texto produzido, e o professor deverá publicar em seu blog a produção dos alunos e realizar comentários. 
Aula 2
Inicie essa aula apresentando imagens de Cildo Meireles e contando um pouco do contexto histórico em que essas realizações artísticas foram concebidas.
Cildo Campos Meirelles (Rio de Janeiro RJ 1948). Artista multimídia. Inicia seus estudos em arte em 1963, na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, orientado pelo ceramista e pintor peruano Barrenechea (1921). Começa a realizar desenhos inspirados em máscaras e esculturas africanas. Em 1967, transfere-se para o Rio de Janeiro, onde estuda por dois meses na Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Nesse período, cria a série Espaços Virtuais: Cantos, com 44 projetos, em que explora questões de espaço, desenvolvidas ainda nos trabalhos Volumes Virtuais e Ocupações (ambos de 1968-69). É um dos fundadores da Unidade Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ, em 1969, na qual leciona até 1970. O caráter político de suas obras revela-se em trabalhos como Tiradentes - Totem-monumento ao Preso Político (1970), Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-cola (1970) e Quem Matou Herzog? (1970). No ano seguinte, viaja para Nova York, onde trabalha no projeto Eureka/Blindhotland, no LP Sal sem Carne (gravado em 1975) e na série Inserções em Circuitos Antropológicos. Após seu retorno ao Brasil, em 1973, passa a criar cenários e figurinos para teatro e cinema e, em 1975, torna-se um dos diretores da revista de arte Malasartes. Desenvolve séries de trabalhos inspirados em papel moeda, como Zero Cruzeiro e Zero Centavo (ambos de 1974-1978) ou Zero Dollar (1978-1994). Em algumas obras, explora questões acerca de unidades de medida do espaço ou do tempo, como em Pão de Metros (1983) ou Fontes(1992).
  Atenção, professor!
É nesse momento que pode haver uma integração maior com as aulas de História e Geografia.
Inserções em Circuitos Ideológicos - 2. Projeto Coca-Cola , 1971 
inscrições em garrafas de vidro 

Inserção em Circuitos Ideológicos - 3. Projeto Cédula , 1970 - 1976 
fotografia p&b
Missão/Missões (Como construir uma catedral) 1987
Aproximadamente 600 mil moedas, 800 hóstias, 2.000 ossos, 80 pedras de calçada e tecido
Agora peça para que os alunos individualmente utilizem materiais alternativos para fazer manifestações artísticas com o tema do consumismo. Os materiais podem ser caixas de produtos industrializados, fotos de revistas, anúncios de jornais, até mesmo propagandas de TV. 
Casos os alunos escolham utilizar programas de TV sugerimos o software livre Cinelerra (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinelerra). Em caso de dúvida para utilizar o programa, sugerimos o tutorial: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Cinelerra
Recursos Educacionais
Nome Tipo
A história das coisas Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados. Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade.
Sugerimos que seja feita uma avaliação coletiva das obras, em forma de debate, onde a turma toda julgará os trabalhos individualmente, de forma que sejam observados critérios como:
- Comprometimento com a proposta;
- Empenho em realizar as etapas propostas;
- Respeito aos trabalhos dos colegas;
- Criatividade;
- Relevância da proposta;
- Participação no debate;

Após as avaliações o professor deverá fotografar e publicar no blog os trabalhos dos alunos, para que todos possam visualizar o trabalho e tecer comentários.

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