02/12/2010
Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Ampliar seu conhecimento acerca dos animais mamíferos aquáticos;
§ Valorizar o habitat natural da vida animal;
§ Registrar as informações obtidas através da leitura;
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.
1ª Atividade
A professora distribui uma folha com o texto informativo, retirado da Internet, Wikipédia, lê para a turma e discute com os alunos esclarece as palavras desconhecidas e deixa um espaço para que os alunos possam posicionar-se sobre o tema abordado.
MAMÍFERO MARINHO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mam%C3%ADfero_marinho
Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), membro da ordem Cetacea
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mam%C3%ADfero_marinho
Uma foca leopardo (Hydrurga leptonyx), membro da infrafamília dos Pinípedes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mam%C3%ADfero_marinho
Um peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), membro da ordem Sirenia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mam%C3%ADfero_marinho
Um casal de lontras marinhas (Enhydra lutris), membros da família Mustelidae
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mam%C3%ADfero_marinho
Um urso-polar (Ursus maritimus), membro da família Ursidae
Um mamífero marinho é um mamífero que habita primariamente o oceano ou depende do oceano para alimentar-se. Os mamíferos evoluíram originariamente do mar para a terra, porém mais tarde os mamíferos marinhos evoluíram para viver novamente no oceano. Existem seis grupos de mamíferos marinhos:
Quando grupos diferentes de mamíferos marinhos originam-se de diferentes ancestrais, este é um caso de convergência evolutiva.
Como os mamíferos desenvolveram-se originariamente na terra, sua espinha dorsal é otimizada para correr, permitindo movimentos verticais, mas pequenos movimentos laterais. Além disso, os mamíferos marinhos nadam tipicamente movendo sua espinha para cima e para baixo. Por contraste, os peixes normalmente nada movendo sua espinha para os lados. Por esta razão, a maioria dos peixes têm uma nadadeira vertical na cauda, enquanto os mamíferos marinhos possuem nadadeira horizontal na cauda.
Algumas das diferenças principais entre os mamíferos marinhos e outros habitantes marinhos são: Mamíferos marinhos respiram ar, enquanto a maioria dos outros animais marinhos extrai o oxigênio da água. Mamíferos marinhos possuem cabelo.
Cetáceos possuem pouco ou nenhum cabelo, geralmente algumas poucas cerdas ao redor da cabeça ou boca. Todos os membros da ordem Carnívora têm uma camada de pele ou cabelo, mas são mais espessos e importantes para a termoregulação em lontras marinhas e ursos polares do que em focas ou leões marinhos.
As densas camadas de pele contribuem para arrastar-se enquanto nada, tornando os mamíferos lentos, o que causa uma desvantagem na velocidade do nado. Mamíferos marinhos possuem grossas camadas de gordura, usadas para isolar seus corpos e prevenir a perda de calor.
Lontras marinhas e ursos polares são exceção, dependendo mais da pele pala se afastar da hipotermia.
A maioria dos mamíferos marinhos dá à luz um filhote por vez, e não são capazes de parir gêmeos ou ninhadas maiores.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A professora, após a leitura, conversa com os alunos sobre a compreensão do texto, gerando novas informações. Os alunos podem interagir entre si com os seus conhecimentos sobre o assunto.
2ª Atividade
A professora organiza os alunos em grupos e propõe pesquisar os seguintes animais marinhos:
Os alunos deverão pesquisar em diferentes fontes tais informações sobre esses animais:
3ª Atividade
Registrar numa ficha científica os dados adquiridos:
ALUNOS PESQUISADORES: ______________________________________________________
NOME DO ANIMAL PESQUISADO: ________________________________________________
Nome científico |
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Características |
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Alimentação |
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Tempo de gestação |
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Curiosidades |
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4ª Atividade
Os grupos elaboram um folheto explicativo contendo as informações sobre os animais pesquisados. Cada grupo poderá ficar responsável por um animal para depois apresentar as curiosidades sobre cada um deles.
5ª Atividade
Cada grupo apresenta para as turmas da série seguinte as informações obtidas através da pesquisa realizada, desenvolvendo a capacidade oral e explicativa. Os alunos podem elaborar uma dramatização criando roupas e uma pequena encenação.
6ª Atividade
Os grupos confeccionam painéis reproduzindo o habitat marinho, esses painéis devem ficar em exposição nas salas.
Revista Ciência Hoje das Crianças - 2010 – Edição 210
Durante a realização das atividades a professora circula pelos grupos verificando como foi a realização das tarefas assim como a partilha dessas e a participação de todos os integrantes dos grupos.
Verificar se conseguiram utilizar a leitura como fonte para obterem ais informações necessárias para o preenchimento da ficha.
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