Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMPRAS NO SUPERMERCADO

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Reconhecer as cédulas e moedas brasileiras;

§ Identificar o valor das cédulas e moedas;

§ Identificar a escrita referente ao sistema monetário;

§ Ampliar seus conhecimentos acerca do sistema monetário;

§ Perceber a importância do conhecimento do sistema monetário no seu cotidiano;

§ Resolver situações-problema que envolvam o  sistema monetário;

Duração das atividades
5 aulas com a duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio da leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula

A professora sentará em uma roda com a turma e apresentará  as imagens das cédulas e moedas brasileiras e perguntará aos alunos se identificam o valor de cada uma.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/images/familiareal.jpg  

A  professora também pode apresentar as cédulas e moedas reais. Após a exploração o reconhecimento das cédulas e moedas, distribuirá o texto retirado da revista Ciência Hoje das Crianças que trata sobre a história do dinheiro. http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia/dinheiro-pra-que-dinheiro/?searchterm=None

A professora realizará uma leitura compartilhada com os alunos e depois conversará com eles sobre as informações contidas no texto, compartilhando impressões sobre a leitura. A professora deve explorar a leitura referente ao sistema monetário: real (inteiro) e partições do inteiro (centavos).   

2ª Aula

A professora propõe aos alunos que pensem em diferentes possibilidades de conseguir uma determinada quantidade, utilizando cédulas e /ou moedas, por exemplo:

Como podemos conseguir R$ 1,00 utilizando, somente, quatro moedas?

Quais as possibilidades de conseguir R$ 20,00 utilizando cédulas?

Quais as possibilidades de conseguir R$ 5,00 utilizando, somente, duas moedas e três cédulas?

A professora pode propor que os alunos pensem em outras possibilidades para  obterem diferentes quantias, utilizando cédulas e/ou moedas.  

3ª Aula

A professora dividirá a turma em grupos. A metade da quantidade de grupos ficará com o encarte de um determinado supermercado e a outra, de outro. É importante que, pelo menos, três produtos sejam comuns nos dois encartes.

Explorar este portador de texto levantando algumas questões:

Para que serve um encarte?

Qual o nome de cada supermercado?

Quais os produtos que estão em promoção?

Quais as formas de pagamento?

Como as identificaram neste portador?

Explorar o que significa promoção de preços, pagamento parcelado, vantagens e desvantagens para o consumidor.

Existe alguma informação sobre o período de validade dos preços dos produtos?

A professora pedirá aos alunos que realizem a seguinte pesquisa com a família:

Quando você faz compras em supermercados, primeiramente, realiza uma pesquisa de preços em diferentes supermercados?

Justifique a sua resposta.   

4ª Aula

Em uma roda, cada aluno deverá ler o resultado de sua pesquisa.

A seguir, a professora fará um  levantamento do quantitativo de famílias que recorrem à comparação, em diferentes supermercados, dos preços dos produtos que desejam comprar.  

A turma deverá ser dividida em grupos. Cada grupo receberá  encartes dos dois supermercados e selecionará, pelo menos, três produtos que sejam comuns nos dois encartes.

Os grupos observarão os encartes e anotarão na tabela abaixo, as informações solicitadas para, posteriormente, responderem  às perguntas.

 Produto

Nome do supermercado  

(valor do produto)

Nome do supermercado  

(valor do produto)  

         

Compare o valor do primeiro produto anotado nos dois supermercados.

Em qual supermercado ele está mais barato?

Como o grupo chegou a esta conclusão?

O grupo fará a mesma comparação com os demais produtos anotados. Após esta análise observará, dentre os produtos relacionados, qual é o mais barato, mais caro ou tem o mesmo valor. A professora pode propor uma ida ao supermercado próximo à escola ou enviar um bilhete aos pais para que levem os filhos a um supermercado para anotarem preços de alguns produtos que costumam utilizar no cotidiano.   

5ª Aula   

Cada criança escolherá três produtos de sua lista, os desenhará em ¼ de uma  folha de papel ofício com o seus respectivos valores. Os desenhos deverão ser colados em um papel de maior textura, como papel cartão, para que o uso sistemático não os danifique. A professora em uma roda perguntará  aos alunos como os produtos estão separados no supermercado, ou seja, quais os critérios de arrumação?

A professora organizará  com a turma um pequeno supermercado em sala ou nos arredores da escola. Deve pensar com as crianças uma forma de separar os produtos obedecendo aos critérios por eles discutidos.

Poderá eleger com os alunos, um nome para o supermercado, combinar com a turma  quais os alunos que ficarão no caixa, deve haver um rodízio para que todos possam mudar de papéis e vivenciarem a compra, bem como diferentes maneiras de dar o troco. Cada criança receberá moedas e cédulas desenhadas e...  Rumo ao supermercado!

http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/popimg/0,6311,POR-7165,00.html    

A ida ao supermercado deve permanecer, de acordo com o interesse do grupo.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante as aulas observar o interesse, a participação dos alunos sobre o assunto abordado, o  reconhecimento e identificação do valor das cédulas e moedas brasileiras, a utilização da escrita referente ao sistema monetário vigente e a resolução de  situações-problema que envolvam o sistema monetário.

É importante que o professor proponha aos alunos uma autoavaliação do trabalho, destacando os mesmos itens acima citados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.