Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


GÊNERO QUADRINHOS: meu bicho, meu amigo

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar, com desenvoltura, uma história em quadrinhos sobre bichos.

Reconhecer a estrutura de uma história em quadrinhos.

Identificar as características do gênero história em quadrinhos através de discussão oral.

Reconhecer as especificidades do gênero, realizando a interpretação de um texto.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha conhecimento sobre o gênero história em quadrinhos e suas características.

Estratégias e recursos da aula

1. Levar para a sala de aula várias revistas em quadrinhos e promover a leitura e a discussão das mesmas, como a troca de informações sobre a história, personagens e suas características, heróis favoritos, etc.

PROFESSOR: Faça com que as revistas em quadrinhos circulem entre os alunos, propondo que apreciem os desenhos e que leiam algumas histórias.

2. A seguir, realizar uma discussão oral:

a) Você gosta de histórias em quadrinhos?

b) Que revistas você costuma ler?

c) De quais personagens de quadrinhos você gosta mais? Por quê?

3. Entregar aos alunos uma folha contendo a seguinte história em quadrinhos.

Menino Maluquinho em, Adivinha quem vem pra ficar!, de Ziraldo.

PROFESSOR: Esta história poderá ser encontrada no seguinte livro didático:

Português Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, 3º ano. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 148, 149 e 150.

ou na revista número 1 Menino maluquinho, de Ziraldo.

Fonte: emule.com.br   

4.  Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto.

PROFESSOR: Depois que todos os alunos realizarem a leitura silenciosa, faça você a leitura oral dando ênfase à entonação de voz de acordo com as personagens da história.

5. Selecionar alguns alunos para em duplas realizarem a leitura oral da história na frente da sala de aula. Salientar que, quem for ler a fala da mãe precisa ser sério e demonstrar autoridade e quem for ler as falas do Maluquinho precisa falar de acordo com a situação: às vezes alegre, às vezes chateado, mas sem perder o entusiasmo.

6. Realizar uma discussão oral, salientando as características do gênero história em quadrinhos: a história é contada dentro dos quadrinhos; os tipos de balões (fala, cochicho, pensamento, grito), uso das onomatopeias, importância das expressões faciais.

7. A seguir, pedir aos alunos que façam a interpretação da história em quadrinhos, através das seguintes atividades.

a) Nas histórias em quadrinhos, há geralmente diálogo entre as personagens. Observe o 3º quadrinho e indique de quem é cada uma destas falas:

"De jeito nenhum, Maluquinho!"

"Mãe..."

b) Essa história está organizada em quadrinhos. Em quase todos eles existem balões que indicam as falas e os pensamentos das personagens.

Observe o 5º quadrinho e responda:

* Por que os rabichos dos balões estão apontando para o Maluquinho? Porque ele está falando e pensando ao mesmo tempo.

* Quando a personagem está falando, como é o rabicho do balão? É continuo.

* Como é o rabicho do balão quando a personagem está pensando? É formado por bolinhas.

* Quem está falando no balão de pensamento do Maluquinho? Um pirata e um papagaio.

* Observe as falas do Maluquinho que aparecem no primeiro e no último quadrinho da história. Em volta delas há notas musicais e flores. Como você acha que ele disse essas falas? Com uma voz alegre e cantarolando.

c) O Maluquinho quer um bichinho de estimação e traz um gatinho para casa.

* A mãe permite que ele fique com o bicho? Não.

* Na sua opinião, o gato está contente por ter achado um dono? Justifique a sua resposta.

d) Para convencer a mãe, o Maluquinho fala das qualidades dos bichos.

* Por que ele cita os animais de estimação de piratas e heróis? Porque esses animais eram amigos e companheiros de seus donos.

* O que um rinoceronte poderia fazer, além de ser bicho de estimação? Poderia proteger a casa.

* Qual seria a vantagem de ter uma cobra como bicho de estimação? Ela não ocuparia espaço, porque viveria enrolada no menino.

e) Por que a mãe do menino não quer saber de bichinho de estimação? Porque eles dão trabalho, sujam tudo de coco, xixi e pêlos, precisam de espaço e vacinas.

f) Finalmente o Maluquinho encontra um bicho de estimação que a mãe pode aceitar.

* Em que bicho o Maluquinho pensou quando falou em bichinho de água, que não faz sujeira e não faz barulho? Em um jacaré.

* Por que a mãe aceitou que o menino tivesse um bicho com essas características? Porque ela imaginou que se tratasse de um peixinho de aquário.

g) Nessa história, como o Maluquinho se mostrou: persistente, teimoso, convincente ou carinhoso?

PROFESSOR: Reforce a ideia de que o Maluquinho não é teimoso. Ele é persistente e esperto, pois, em vez de insistir na posse do gatinho, apresentou alternativas e argumentos para convencer a mãe.

h) Explique o sentido das seguintes frases empregadas pelas personagens.

* "Pode ir tirando o cavalinho da chuva!" - A mãe não vai permitir de jeito nenhum que o menino leve para casa os bichos em que ele pensou.

* "Vou num pé... e volto no outro..." - O mesmo que dizer que vai sair e voltar bem rápido.

* "Vive tranquilo, na dele" - O mesmo que não incomodar, não dar trabalho.

i) Em uma situação a mãe do menino diz "Nunca!" e em outra diz "Nunquinha!".

* Como essas palavras aparecem nos quadrinhos? Com letras bem grandes e destacadas.

* Como você acha que ela disse essas palavras? Bem alto.

j) Observe o 17º quadrinho da história. O que quer dizer blá, blá, blá, blá, blá, blá? Que ela continuou falando, insistindo no mesmo assunto. 

TROCANDO IDEIAS:

a) Que bicho de estimação você acha que o Maluquinho mais queria ter? Por quê?

b) Para você, qualquer animal pode ser bicho de estimação? Por quê?

Releia esta fala da mãe do Maluquinho:

"Bichinhos dão trabalho, fazem coco, xixi, soltam pelo, precisam de vacinas, espaço para correr"

a) Na sua opinião, quem tem a responsabilidade de cuidar de um bichinho de estimação?

b)Você tem algum animal de estimação? Como ele é? Quem cuida dele, dá banho, põe comida?

c) Se você não tem animal de estimação, gostaria de ter? Por quê?

1) Um balão de histórias em quadrinhos em geral contém texto, mas pode conter também imagens, sinais de pontuação e outros sinais. Além disso, pode haver histórias em quadrinhos sem balões. Nesse caso, entendemos o que a personagem está dizendo ou pensando pelos seus gestos ou pela expressão de seu rosto.

Leia a tira abaixo e observe a expressão da Mônica e a expressão da Magali.

Fonte: www.monica.com.br 

a) O que você acha que a Magali está pensando no 1º quadrinho? Escreva.

b) E a Mônica? O que você acha que ela está pensando no 3º quadrinho? Escreva.

2) Como atividade interdisciplinar com Ciências, solicitar uma pesquisa sobre animais. Dividir a turma em pequenos grupos, dar uma lista de animais da mesma espécie para cada grupo e pedir que escolham um deles. Após a pesquisa, orientar os grupos a conversar com os colegas sobre as características do animal escolhido, mostrando-o em desenhos ou gravuras, depois, montar um painel na sala de aula.

Recursos Complementares

Livro: Animais do mundinho, de Ingrid Biesemeyer Belinghausen. Neste livro a autora apresenta os animais da terra e da água, contando um pouco sobre as suas diferenças e seu modo de viver. Acompanhados de recortes, colagens e cores os animais são ilustrados com tangram, quebra-cabeça chinês que diverte e desenvolve o raciocínio lógico.

Filmes:

Bud, a cão amigo (CAN/EUA, 1997). Direção de Charles Martin Smith. Duração: 97 min.

Avaliação

Ao final das atividades o professor avaliará se o aluno:

Leu e interpretou, com desenvoltura, uma história em quadrinhos sobre bichos.

Reconheceu a estrutura de uma história em quadrinhos.

Identificou as características do gênero história em quadrinhos, através de discussão oral.

Reconheceu as especificidades do gênero realizando a interpretação de um texto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.