Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


GÊNERO QUADRINHOS: produção e comparação

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar seu conhecimento sobre o tema pesquisando e selecionando um bicho para a produção de uma história em quadrinhos.

Produzir uma história em quadrinhos em pequenos grupos, participando ativamente.

Reconhecer as especificidades contidas em  diferentes histórias em quadrinhos.  

Comentar sobre as histórias em quadrinhos produzidas pelos colegas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É indispensável que o gênero história em quadrinhos já tenha sido trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

1. Entregar aos alunos um pedaço pequeno de papel e pedir que escrevam o nome de dois animais.

2. Colocar numa caixa de papel os papéis já escritos.

Caixa

Fonte: fiosdealfazema.blogspot.com  

3. Dividir a turma em pequenos grupos.

4. Pedir a um aluno de cada grupo que retire um papel da caixa e leia para os colegas os nomes dos animais sorteados.

Exemplo: Grupo 1 - cavalo e cobra

              Grupo 2 - macaco e cachorro

              Grupo 3 - gato e peixe

5. Solicitar aos alunos que inventem uma história com as personagens animais para ser lida por crianças como eles.

* Além dos animais, os alunos poderão acrescentar outras personagens como crianças, adultos ou outros bichos.

* Pedir que inventem o diálogo entre elas, a fala e o pensamento de cada uma.

* Solicitar que imaginem o cenário, isto é, o lugar onde vai acontecer a história: na rua, na floresta, em casa, na escola.

PROFESSOR: * Num primeiro momento os alunos deverão fazer a história em quadrinhos num rascunho. Para isso, entregar uma folha de rascunho, conforme o modelo a seguir.                                                                                               

MODELO

Fonte da imagem: pequeninos-de-jesus.blogspot.com 

                       * É necessário que os alunos sejam orientados na escrita correta das palavras e na articulação das ideias, sem restrições quanto ao se expressar por escrito.            

                       * É importante que os alunos reflitam sobre a estrutura e as características do gênero história em quadrinhos, como o uso dos balões, expressões faciais, onomatopeias.

6. Entregar outra folha dividida em quadrinhos para os alunos passarem a limpo a história produzida.

PROFESSOR: * Sugere-se dividir a folha em, no máximo, 9 quadrinhos para facilitar a delimitação dos espaços.

                     * Fique atento para que todos os alunos participem ativamente da produção da história em quadrinhos.

7.   Pedir aos grupos que desenhem as personagens animais e os balões.

* Lembrar aos alunos que nas histórias em quadrinhos as falas ficam dentro dos balões. Se preferir, peça que redijam as falas com letras menores e, só depois, façam os balõezinhos evitando, assim, que a fala ultrapasse os limites dos balões.

8. A seguir, pedir que desenhem o cenário imaginado.

9. Colocar um título na história, o nome dos autores e dos ilustradores.

a) As ilustrações poderão ser feitas nas aulas de Artes.

b) As personagens e os balões poderão ser contornados com lápis preto e as personagens e os cenários coloridos com lápis de cor.

c) As histórias em quadrinhos poderão ser trocadas entre as duplas, de maneira que todos possam ler os quadrinhos produzidos.

d) Ao final da produção e da leitura das histórias em quadrinhos, os alunos, juntamente com o professor de Língua Portuguesa e de Artes, poderão montar um mural com as produções realizadas em grupos.

e)  Se possível, montar o mural num espaço em que todos os alunos da escola possam ler as produções. 

f) Os alunos poderão dramatizar a história em quadrinhos por eles produzida.                                                                                                                                       

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades, o professor deverá avaliar se os alunos:

* Ampliaram seu conhecimento sobre o tema pesquisando e selecionando um bicho para a produção de uma história em quadrinhos.

* Produziram uma história em quadrinhos em pequenos grupos, participando ativamente.

* Reconheceram as especificidades contidas em  diferentes histórias em quadrinhos.

* Comentaram sobre as histórias em quadrinhos produzidas pelos colegas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.