Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E TEXTO INFORMATIVO: como trabalhar

 

23/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer alguns animais em extinção, através de anúncio publicitário.

Identificar as características do gênero textual anúncio publicitário, através de sua leitura e interpretação.

Ler e interpretar textos informativos sobre o tema.

Correlacionar as informações contidas nos dois gêneros.

Elaborar  um anúncio  publicitário a partir de texto informativo.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno possua um conhecimento, mesmo que básico, sobre o que seja um anúncio publicitário.

Estratégias e recursos da aula

1. Levar para a sala de aula revistas, enciclopédias e outros materiais que contenham gravuras e textos informativos sobre animais em extinção para que os alunos possam pesquisar.

2. Realizar uma discussão oral sobre o material pesquisado.

Muitas espécies de animais existentes no mundo correm o risco de serem extintas, isto é, de não existirem mais.

3. A seguir, entregar uma folha com gravuras dos seguintes animais em extinção e perguntar:

 

 territorioanimal.wordpress.com                                                              calibeti.blogspot.com                                                           portalsaofrancisco.com.br  

                                                    

a) Nas ilustrações, aparecem alguns animais que estão em extinção. Você conhece algum deles? Qual? lobo-guará, arara-azul e onça-pintada.

b) Na sua opinião, por que alguns animais correm o risco de desaparecer?

PROFESSOR: 

  •  Primeiramente, promova uma interpretação das ilustrações. Em seguida, discuta com eles as questões propostas.
  • Comente com os alunos que muitas são as maneiras pelas quais o ser humano tem provocado a extinção de espécies animais.
  • Esclareça que algumas possíveis causas da extinção de animais são: caça indiscriminada, tráfico de animais, alteração do habitat natural por meio da destruição das matas, poluição do ar, da água e do solo...

4. Após realizar as discussões orais, entregar outra folha contendo o anúncio publicitário sobre o tráfico de animais silvestres.

PROFESSOR: O anúncio citado é apenas uma sugestão e poderá ser encontrado na Revista Ecologia e Desenvolvimento, ano 11, n 93, Rio de Janeiro, Terceiro Milênio, junho/2001.

a) Realizar a leitura do anúncio publicitário sobre animais em extinção.

5. A seguir, responder às seguintes questões, refletindo sobre as principais características e a função do gênero anúncio publicitário.

PROFESSOR: Esclarecer aos alunos que o anúncio publicitário (ou propaganda) é um tipo de texto que:

Título – Deve ser algo conciso e chamativo, procurando despertar o interesse do interlocutor. Geralmente composto de frases curtas.

Imagem – Diversifica-se entre desenhos, montagens, fotografias. Como o texto possui um caráter persuasivo, a mesma deve conter algo atraente e inusitado.

Corpo do texto – É o objetivo em si, aquele que se pretende obter com a mensagem. O vocabulário deve ir ao encontro do público–alvo, procurando corresponder às expectativas.

Identificação do produto ou marca – Esse funciona como uma assinatura do anunciante. Em muitos casos vem acompanhado de um Slogan, o qual define-se por frases de efeito, com o objetivo de atrair o consumidor para a aquisição do produto.

Fonte das informações: http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm

QUESTÕES:

a) Que mensagem você pôde extrair desse anúncio?  

b) Quem são os anunciantes, ou seja, os órgãos responsáveis pelo anúncio que você leu?

c) Explique o que são animais silvestres.

d) Por que você acha que foram usados bichos de pelúcia para compor a imagem do anúncio, em vez de fotografias de animais de verdade?

e) Explique que relação podemos estabelecer entre a imagem do anúncio e a frase:

EM CADA 10 ANIMAIS SILVESTRES CAPTURADOS PELO TRÁFICO, APENAS 1 CHEGA VIVO AO SEU DESTINO.

f) No texto aparece um número de telefone. Para que ele serve?

6. Dando continuidade, entregar outra folha contendo alguns textos informativos sobre o mesmo tema, pedindo aos alunos que façam uma leitura atenta dos mesmos.

ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Fonte da imagem: blogdaprofessoracris.blogspot.com  

Texto 1: ARARA AZUL 

       A arara-azul é uma ave da Floresta Amazônica e do Cerrado. Possui uma plumagem azul com uma pele nua amarela em torno dos olhos e fita da mesma cor na base da boca. Seu bico é desmesurado parecendo ser maior que o próprio crânio. Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste de sementes de palmeiras (cocos).

       Essa arara torna-se madura para a reprodução aos 3 anos e sua época reprodutiva ocorre entre janeiro e novembro. Nascem 2 filhotes por vez e a incubação dura cerca de 30 dias. Depois que nascem, as araras-azuis ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob o cuidado dos pais, até se aventurarem no primeiro voo. A convivência familiar dura até um ano e meio de idade, quando os filhotes começam a se separar aos poucos dos pais.

      Essa ave está atualmente ameaçada de extinção, sendo as principais causas a caça, o comércio clandestino, no qual as aves são capturadas enquanto filhotes, ainda no ninho e a destruição de seu habitat natural.

Fonte das informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arara-azul-grande   Adaptado.

Texto 2: TARTARUGA MARINHA

      Tartaruga-marinha é a família da ordem das tartarugas que inclui as espécies de tartaruga que vivem no mar. O grupo é constituído por seis gêneros e sete espécies, todas elas ameaçadas de extinção. As tartarugas-marinhas habitam todos os oceanos, menos o Oceano Antártico.

      A sobrevivência das tartarugas-marinhas continua em risco, após muitos anos de caça intensiva pela sua carcaça, carne (utilizada para sopa) e gordura. Atualmente a caça está controlada, mas estes animais continuam a estar ameaçados pelas redes de pesca que matam cerca de 40 000 exemplares por ano.

Fonte das informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cheloniidae  Adaptado.

Texto 3: MICO - LEÃO - DOURADO

      O Mico-leão-dourado é um primata encontrado originariamente na Mata Atlântica, no sudeste brasileiro. Encontra-se em PERIGO de extinção. 

      O mico-leão é conhecido popularmente por sauí, sagüi, sagüi-piranga, sauí vermelho, mico e outras denominações regionais. É um animal que uma vez formado o casal, mantém-se fiel. Entre os micos-leões, pequenos primatas americanos, o recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. Depois disso, é o pai que o carrega, cuida dele, faz a sua limpeza e também o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada. Ele estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns quinze minutos. Mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie.

      Atualmente, resta apenas um único local de preservação desse animal, (restam cerca de 1000 no mundo, metade dos quais em cativeiro) a Reserva Biológica de Poço das Antas, que representa cerca de 2% do habitat original da espécie.

Fonte das informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mico-le%C3%A3o-dourado  Adaptado.

a) Qual é o tema tratado no anúncio que você leu nos textos informativos?

b) Qual o motivo desses animais estarem em extinção?

c) Explique o que significa a palavra habitat. Se você não souber, pesquise-a no dicionário. Depois diga qual é o habitat de cada um desses animais?

d) O que quer dizer cativeiro? Se necessário, pesquise essa palavra no dicionário.

e) Na sua opinião, é importante informar-se sobre a vida dos animais, especialmente os que estão ameaçados de extinção? Por quê?

6. Após responder às questões propostas, os alunos receberão o seguinte texto:

TAMANDUÁ-BANDEIRA

Fonte da imagem: grajauma.hpg.com.br  

Nome científico: Myrmecophaga tridactyla

Distribuição: Américas Central e do Sul.

Habitat: Florestas, savanas e cerrados.

Hábitos: Vive no chão, mas sobe bem em árvores e é capaz de nadar. Come 30 mil insetos por dia.

Longevidade: 25 anos.

Tamanho: até 120 cm, mais 90 cm para a cauda.

Gestação: 190 dias.

Filhotes: Um de cada vez.

Alimentação na natureza: Formigas, cupins e larvas.

Alimentação em cativeiro: Nos zoológicos não existem tantos insetos e o tamanduá não come o que não gosta. Quase todas as espécies criadas em zoológicos morrem antes de ter filhotes.

Causas da extinção: Destruição de seu habitat, a caça ilegal e os atropelamentos rodoviários.

7. Realizar a leitura oral do texto.

8. Realizar uma discussão oral sobre as informações que o texto nos fornece sobre o tamanduá-bandeira.

9. Pedir aos alunos que, em duplas,  produzam um anúncio publicitário sobre o animal tamanduá-bandeira, a partir do texto lido e discutido.

a) Num primeiro momento, o anúncio publicitário poderá ser feito coletivamente a partir de outro texto informativo. Exemplo: Arara azul, Tartaruga marinha ou Mico-leão-dourado.

b) Durante a produção coletiva, o professor deverá orientar os alunos sobre a estrutura e as características de um texto do gênero anúncio publicitário.

c) Após a produção coletiva, os alunos deverão produzir, em duplas, um rascunho de um anúncio publicitário sobre o tamanduá bandeira.

d) Depois da correção, feita pela professora, as produções deverão ser passadas a limpo e expostas no mural da sala de aula.

e) Os alunos poderão ilustrar as suas produções através de desenhos ou colagens.

PROFESSOR: Caso a escola possua um jornalzinho, as produções poderão ser impressas para que os alunos de outras salas possam prestigiar o trabalho realizado.

PRECISAMOS PROTEGER DA EXTINÇÃO OS ANIMAIS DE NOSSO PAÍS

Fonte: aldinezolivercontocomvocecom.blogspot.com/ 

 

Recursos Complementares

Leituras: Maria Lúcia Cavinato. Espécies ameaçadas. São Paulo, Nobel.

Avaliação

Ao final das atividades propostas o professor deverá avaliar se o aluno:

Reconheceu alguns animais em extinção através de anúncio publicitário.

Identificou as características do gênero textual anúncio publicitário.

Leu e interpretou textos informativos sobre o tema.

Correlacionou as informações contidas nos dois gêneros.

Elaborou  um anúncio  publicitário a partir de texto informativo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • simone knoener, Educação Adventista , Santa Catarina - disse:
    siknoener@hotmail.com

    29/12/2013

    Cinco estrelas

    Maravilhoso esse trabalho. Estou escrevendo um livro sobre sustentabilidade, e desejo abordar a maior parte dos gêneros textuais para serem trabalhados em sala de aula utilizando o apoio desse paradidático pra ajudar nas aulas do Ensino Fundamental I. Me ajudou bastante as suas ideias. Parabéns!!!


  • simone knoener, Educação Adventista , Santa Catarina - disse:
    siknoener@hotmail.com

    29/12/2013

    Cinco estrelas

    Maravilhoso esse trabalho. Estou escrevendo um livro sobre sustentabilidade, e desejo abordar a maior parte dos gêneros textuais para serem trabalhados em sala de aula utilizando o apoio desse paradidático pra ajudar nas aulas do Ensino Fundamental I. Me ajudou bastante as suas ideias. Parabéns!!!


  • josefina cobo conde, Anhanguera de Anápolis , Goiás - disse:
    pataxo2006@yahoo.com.br

    15/08/2013

    Cinco estrelas

    Excelente abordagem,muito bem elaborado.


  • Arlete Santana Gomes, Colégio CISO , Bahia - disse:
    arlete.sgomes@hotmail.com

    14/07/2013

    Cinco estrelas

    Excelente aula, estou começando minha carreira docente e fala-se muito em gênero textual, mas as vezes fico com dúvidas de como trabalhar em sala de aula e as dicas oferecidas foram muito importantes para minha aula no projeto mais educação.


  • Gladys de ALmeida Schlüter, ESC EST DE ED BAS DR LAURO DORNELLES , Rio Grande do Sul - disse:
    gladysschl@gmail.com

    28/12/2010

    Cinco estrelas

    Excelente. Gosto de trabalhar com textos publicitários. Vou aproveitar esse exemplo e aprimorar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.