23/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Reconhecer alguns animais em extinção, através de anúncio publicitário.
Identificar as características do gênero textual anúncio publicitário, através de sua leitura e interpretação.
Ler e interpretar textos informativos sobre o tema.
Correlacionar as informações contidas nos dois gêneros.
Elaborar um anúncio publicitário a partir de texto informativo.
É necessário que o aluno possua um conhecimento, mesmo que básico, sobre o que seja um anúncio publicitário.
1. Levar para a sala de aula revistas, enciclopédias e outros materiais que contenham gravuras e textos informativos sobre animais em extinção para que os alunos possam pesquisar.
2. Realizar uma discussão oral sobre o material pesquisado.
Muitas espécies de animais existentes no mundo correm o risco de serem extintas, isto é, de não existirem mais.
3. A seguir, entregar uma folha com gravuras dos seguintes animais em extinção e perguntar:
territorioanimal.wordpress.com calibeti.blogspot.com portalsaofrancisco.com.br
a) Nas ilustrações, aparecem alguns animais que estão em extinção. Você conhece algum deles? Qual? lobo-guará, arara-azul e onça-pintada.
b) Na sua opinião, por que alguns animais correm o risco de desaparecer?
PROFESSOR:
4. Após realizar as discussões orais, entregar outra folha contendo o anúncio publicitário sobre o tráfico de animais silvestres.
PROFESSOR: O anúncio citado é apenas uma sugestão e poderá ser encontrado na Revista Ecologia e Desenvolvimento, ano 11, n 93, Rio de Janeiro, Terceiro Milênio, junho/2001.
a) Realizar a leitura do anúncio publicitário sobre animais em extinção.
5. A seguir, responder às seguintes questões, refletindo sobre as principais características e a função do gênero anúncio publicitário.
PROFESSOR: Esclarecer aos alunos que o anúncio publicitário (ou propaganda) é um tipo de texto que:
Título – Deve ser algo conciso e chamativo, procurando despertar o interesse do interlocutor. Geralmente composto de frases curtas.
Imagem – Diversifica-se entre desenhos, montagens, fotografias. Como o texto possui um caráter persuasivo, a mesma deve conter algo atraente e inusitado.
Corpo do texto – É o objetivo em si, aquele que se pretende obter com a mensagem. O vocabulário deve ir ao encontro do público–alvo, procurando corresponder às expectativas.
Identificação do produto ou marca – Esse funciona como uma assinatura do anunciante. Em muitos casos vem acompanhado de um Slogan, o qual define-se por frases de efeito, com o objetivo de atrair o consumidor para a aquisição do produto.
Fonte das informações: http://www.mundoeducacao.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm
a) Que mensagem você pôde extrair desse anúncio?
b) Quem são os anunciantes, ou seja, os órgãos responsáveis pelo anúncio que você leu?
c) Explique o que são animais silvestres.
d) Por que você acha que foram usados bichos de pelúcia para compor a imagem do anúncio, em vez de fotografias de animais de verdade?
e) Explique que relação podemos estabelecer entre a imagem do anúncio e a frase:
EM CADA 10 ANIMAIS SILVESTRES CAPTURADOS PELO TRÁFICO, APENAS 1 CHEGA VIVO AO SEU DESTINO. |
f) No texto aparece um número de telefone. Para que ele serve?
6. Dando continuidade, entregar outra folha contendo alguns textos informativos sobre o mesmo tema, pedindo aos alunos que façam uma leitura atenta dos mesmos.
ANIMAIS EM EXTINÇÃO
Fonte da imagem: blogdaprofessoracris.blogspot.com
Texto 1: ARARA AZUL
A arara-azul é uma ave da Floresta Amazônica e do Cerrado. Possui uma plumagem azul com uma pele nua amarela em torno dos olhos e fita da mesma cor na base da boca. Seu bico é desmesurado parecendo ser maior que o próprio crânio. Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste de sementes de palmeiras (cocos).
Essa arara torna-se madura para a reprodução aos 3 anos e sua época reprodutiva ocorre entre janeiro e novembro. Nascem 2 filhotes por vez e a incubação dura cerca de 30 dias. Depois que nascem, as araras-azuis ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob o cuidado dos pais, até se aventurarem no primeiro voo. A convivência familiar dura até um ano e meio de idade, quando os filhotes começam a se separar aos poucos dos pais.
Essa ave está atualmente ameaçada de extinção, sendo as principais causas a caça, o comércio clandestino, no qual as aves são capturadas enquanto filhotes, ainda no ninho e a destruição de seu habitat natural.
Fonte das informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arara-azul-grande Adaptado.
Texto 2: TARTARUGA MARINHA
Tartaruga-marinha é a família da ordem das tartarugas que inclui as espécies de tartaruga que vivem no mar. O grupo é constituído por seis gêneros e sete espécies, todas elas ameaçadas de extinção. As tartarugas-marinhas habitam todos os oceanos, menos o Oceano Antártico.
A sobrevivência das tartarugas-marinhas continua em risco, após muitos anos de caça intensiva pela sua carcaça, carne (utilizada para sopa) e gordura. Atualmente a caça está controlada, mas estes animais continuam a estar ameaçados pelas redes de pesca que matam cerca de 40 000 exemplares por ano.
Fonte das informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cheloniidae Adaptado.
Texto 3: MICO - LEÃO - DOURADO
O Mico-leão-dourado é um primata encontrado originariamente na Mata Atlântica, no sudeste brasileiro. Encontra-se em PERIGO de extinção.
O mico-leão é conhecido popularmente por sauí, sagüi, sagüi-piranga, sauí vermelho, mico e outras denominações regionais. É um animal que uma vez formado o casal, mantém-se fiel. Entre os micos-leões, pequenos primatas americanos, o recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. Depois disso, é o pai que o carrega, cuida dele, faz a sua limpeza e também o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada. Ele estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns quinze minutos. Mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie.
Atualmente, resta apenas um único local de preservação desse animal, (restam cerca de 1000 no mundo, metade dos quais em cativeiro) a Reserva Biológica de Poço das Antas, que representa cerca de 2% do habitat original da espécie.
Fonte das informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mico-le%C3%A3o-dourado Adaptado.
a) Qual é o tema tratado no anúncio que você leu nos textos informativos?
b) Qual o motivo desses animais estarem em extinção?
c) Explique o que significa a palavra habitat. Se você não souber, pesquise-a no dicionário. Depois diga qual é o habitat de cada um desses animais?
d) O que quer dizer cativeiro? Se necessário, pesquise essa palavra no dicionário.
e) Na sua opinião, é importante informar-se sobre a vida dos animais, especialmente os que estão ameaçados de extinção? Por quê?
6. Após responder às questões propostas, os alunos receberão o seguinte texto:
TAMANDUÁ-BANDEIRA
Fonte da imagem: grajauma.hpg.com.br
Nome científico: Myrmecophaga tridactyla Distribuição: Américas Central e do Sul. Habitat: Florestas, savanas e cerrados. Hábitos: Vive no chão, mas sobe bem em árvores e é capaz de nadar. Come 30 mil insetos por dia. Longevidade: 25 anos. Tamanho: até 120 cm, mais 90 cm para a cauda. Gestação: 190 dias. Filhotes: Um de cada vez. Alimentação na natureza: Formigas, cupins e larvas. Alimentação em cativeiro: Nos zoológicos não existem tantos insetos e o tamanduá não come o que não gosta. Quase todas as espécies criadas em zoológicos morrem antes de ter filhotes. Causas da extinção: Destruição de seu habitat, a caça ilegal e os atropelamentos rodoviários. |
7. Realizar a leitura oral do texto.
8. Realizar uma discussão oral sobre as informações que o texto nos fornece sobre o tamanduá-bandeira.
9. Pedir aos alunos que, em duplas, produzam um anúncio publicitário sobre o animal tamanduá-bandeira, a partir do texto lido e discutido.
a) Num primeiro momento, o anúncio publicitário poderá ser feito coletivamente a partir de outro texto informativo. Exemplo: Arara azul, Tartaruga marinha ou Mico-leão-dourado.
b) Durante a produção coletiva, o professor deverá orientar os alunos sobre a estrutura e as características de um texto do gênero anúncio publicitário.
c) Após a produção coletiva, os alunos deverão produzir, em duplas, um rascunho de um anúncio publicitário sobre o tamanduá bandeira.
d) Depois da correção, feita pela professora, as produções deverão ser passadas a limpo e expostas no mural da sala de aula.
e) Os alunos poderão ilustrar as suas produções através de desenhos ou colagens.
PROFESSOR: Caso a escola possua um jornalzinho, as produções poderão ser impressas para que os alunos de outras salas possam prestigiar o trabalho realizado.
PRECISAMOS PROTEGER DA EXTINÇÃO OS ANIMAIS DE NOSSO PAÍS
|
Leituras: Maria Lúcia Cavinato. Espécies ameaçadas. São Paulo, Nobel.
Ao final das atividades propostas o professor deverá avaliar se o aluno:
Reconheceu alguns animais em extinção através de anúncio publicitário.
Identificou as características do gênero textual anúncio publicitário.
Leu e interpretou textos informativos sobre o tema.
Correlacionou as informações contidas nos dois gêneros.
Elaborou um anúncio publicitário a partir de texto informativo.
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/12/2013
Cinco estrelasMaravilhoso esse trabalho. Estou escrevendo um livro sobre sustentabilidade, e desejo abordar a maior parte dos gêneros textuais para serem trabalhados em sala de aula utilizando o apoio desse paradidático pra ajudar nas aulas do Ensino Fundamental I. Me ajudou bastante as suas ideias. Parabéns!!!
29/12/2013
Cinco estrelasMaravilhoso esse trabalho. Estou escrevendo um livro sobre sustentabilidade, e desejo abordar a maior parte dos gêneros textuais para serem trabalhados em sala de aula utilizando o apoio desse paradidático pra ajudar nas aulas do Ensino Fundamental I. Me ajudou bastante as suas ideias. Parabéns!!!
15/08/2013
Cinco estrelasExcelente abordagem,muito bem elaborado.
14/07/2013
Cinco estrelasExcelente aula, estou começando minha carreira docente e fala-se muito em gênero textual, mas as vezes fico com dúvidas de como trabalhar em sala de aula e as dicas oferecidas foram muito importantes para minha aula no projeto mais educação.
28/12/2010
Cinco estrelasExcelente. Gosto de trabalhar com textos publicitários. Vou aproveitar esse exemplo e aprimorar.