Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


INTERLOCUÇÃO DE TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS

 

14/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Selecionar figuras de bichos a partir de fontes diversas.

Pesquisar, em diversas fontes, diferentes informações sobre o bicho.

Participar, ativamente, da produção de um texto informativo sobre animais.

Produzir, em duplas, um pequeno texto informativo com as informações pesquisadas.

Reescrever o texto produzido reconhecendo as observações realizadas.

Confeccionar um pequeno livro sobre bichos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno reconheça a necessidade de coletar informações sobre determinado assunto em diferentes fontes.

Os alunos já deverão ter trabalhado com textos informativos.

Estratégias e recursos da aula

1. Pedir aos alunos que levem para a sala de aula figuras de bichos diversos.

2. Orientar os alunos para que pesquisem informações sobre os bichos em livros, revistas, enciclopédias ou sites da internet.

PROFESSOR: As fontes em que os alunos pesquisarão os bichos deverão ser pré-selecionadas por você. Caso a escola possua uma sala de informática, seria interessante que a pesquisa fosse feita na internet. Caso contrário, leve para a sala de aula livros e enciclopédias para consulta. Se a escola possuir uma sala de biblioteca com esse material, os alunos poderão fazer a pesquisa nesta sala.

Site para consulta:

http://www.webciencia.com/14_menu.htm  

Enciclopédia Animal. Autor: Penelope Arlon Desenhista DTP: Almudena Díaz Tradutores: Silmar S. C. Anelli, Luiz Eduardo Anelli Editora: Ciranda Cultural. Completamente interativa, a enciclopédia tem as partes “Você sabia?” e “Desafios Curiosos”, aqui serão encontrados fatos e brincadeiras que introduzirão o leitor no mundo animal. Um livro de consulta formidável, para todos que gostam e querem aprender muito mais sobre o fantástico mundo dos animais, recheada de fatos curiosos e muitas informações.

PROFESSOR:

* A seguir, produzir um texto informativo de forma coletiva a partir do sorteio de um dos bichos pesquisados.

* Poderá ser feito uma listagem de todos os bichos para depois sortear.

* Seria interessante ir recordando com os alunos a estrutura de um texto informativo a partir da confecção do mesmo e das características do bicho que devem ser salientadas.

* Após a realização da produção do texto coletivo, os alunos deverão copiá-lo no caderno e ilustrá-lo com desenhos ou recortes do respectivo bicho.

EXEMPLO:

Onça-pintada 

           A onça-pintada é o maior felino das Américas. Possui pelagem curta, macia, amarelo-dourada com grandes manchas e pintas pretas espalhadas pelo corpo, até mesmo na cauda.

           Ela tem grande força nos músculos. Solitária e de hábitos noturnos, caminha grandes distâncias à noite atrás de suas presas.

           Gosta de água e nada muito bem, apesar de terrestre. Adaptada a vários ambientes, como florestas, matas, cerrados e pântanos. Raramente ataca as pessoas.

           Pode chegar a medir 1,85m e pesar 158kg.

           Alimenta-se de animais como capivara, veados, jacarés, cutias, preguiças, antas, aves e tatus.

           No Brasil, a onça-pintada era encontrada em quase todos os estados, mas, devido à destruição das florestas e à caça predatória, está ameaçada de extinção.

Fonte: pantanalecoturismo.tur.br  

3. Dividir a turma em duplas.

4. Pedir aos alunos que escolham um bicho pesquisado  e selecionem algumas informações sobre ele como: características físicas, hábitos alimentares, região em que vive e, se for um animal ameaçado de extinção, qual é a causa. 

5. Os alunos produzirão um pequeno texto informativo, organizando essas informações.

6. Depois de pronto, entregar ao professor o texto para que este faça a revisão e verificar se algo precisa ser modificado ou melhorado.

7. Passar a limpo o texto e ilustrá-lo com as figuras pesquisadas.

8. Confeccionar um livro com os textos produzidos pela turma.

a) Cada dupla poderá criar uma capa e depois escolher a melhor ou todos poderão colaborar com ideias para uma capa única.

b) Produzir um texto coletivo de apresentação para o livro.

EXEMPLO:

Querido leitor,

        É com muita alegria que apresentamos a você o nosso livro sobre BICHOS. Ele é o resultado de um trabalho feito pelos alunos do 3º ano, nas aulas de Língua Portuguesa, cujo objetivo é trazer até você textos informativos sobre os animais.

        Esperamos que você goste!

                                                                                                                Os autores (COLOCAR O NOME DE TODOS OS ALUNOS)

c) Colocar o nome dos autores no final do texto de apresentação.

d) O livro poderá ser doado à biblioteca da escola para que outros alunos possam ter acesso.

e) Os alunos poderão, nas aulas de Artes, confeccionar fantasias de papel colorido dos bichos e fazer uma apresentação dos textos produzidos para o professor e demais colegas da sala.

f) O tema bichos poderá ser correlacionado às aulas de Ciências com o tema animais.

Recursos Complementares

O Portal do Mundo Animal. Vídeos, sons, fotos, espécies, grifes animadas, papeis de parede, dicas e diversas informações sobre os animais.

http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/ 

Livro: Bicho de todo jeito e feitio. Edy Lima. São Paulo, Scipione.

Avaliação

Ao final das atividades propostas, o professor deverá avaliar se o aluno:

Selecionou figuras de bichos a partir de fontes diversas.

Pesquisou, em diversas fontes, diferentes informações sobre o bicho.

Participou, ativamente, da produção de um texto informativo sobre animais.

Produziu, em duplas, um pequeno texto informativo com as informações pesquisadas.

Reescreveu o texto produzido reconhecendo as observações realizadas.

Confeccionou um pequeno livro sobre bichos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.