16/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Conhecer o gênero classificados através da leitura e da interpretação de um anúncio de classificados.
Identificar as características do gênero.
Produzir um anúncio classificado a partir de diferentes modelos.
Elaborar e confeccionar um painel para expor os anúncios produzidos pela turma.
É necessário que o aluno já tenha tido contato com um anúncio de classificados.
1. Levar para a sala de aula jornais com anúncios de classificados de diferentes modelos.
2. Dividir a turma em grupos de 4 alunos e entregar a cada grupo alguns classificados já pré-selecionados.
PROFESSOR: Caso não consiga jornais com anúncios de classificados para todos os alunos, poderá ser entregue cópias dos mesmos.
3. Pedir aos alunos que leiam os anúncios e os separem por assunto.
4. Explicar aos alunos que os anúncios de classificados são textos curtos que podem ser encontrados em revistas, jornais ou sites e têm como objetivo vender, comprar ou anunciar algo. Salientar que existem anúncios de profissionais que oferecem os seus serviços, de acordo com a sua competência.
Estrutura de um anúncio:
Título: Deverá ser chamativo, claro e objetivo.
Corpo do anúncio (assunto): Esta parte deve conter as características do produto anunciado.
Contato: O telefone ou outro canal de comunicação entre o anunciante e o interessado no produto.
Maiores informações: http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-classificado.htm
5. Pedir aos alunos que escolham um anúncio e cole-o no seu caderno. Pedir que abaixo do anúncio escreva o objetivo com que foi escrito: se é um anúncio de venda, de compra, de troca, de procura, etc.
6. Após se esgotarem as discussões sobre a estrutura e as características dos anúncios lidos, entregar aos alunos um folha contendo o seguinte anúncio de classificado.
PROCURA-SE Cão de porte pequeno. Raça: Fox paulistinha. Cor: branco com manchas marrons. Atende pelo nome de Bóbi. Quem o encontrar, favor entrar em contato com Marcela, pelo telefone 1234-5678, ou indo até a Rua das Rosas, 321. Oferece-se gratificação.
Fonte da imagem: todaoferta.uol.com.br |
7. Realizar a seguinte discussão oral sobre o anúncio: a) Você sabe dizer onde podemos encontrar textos desse gênero? b) O anúncio foi escrito com que finalidade? c) Para que servem o número de telefone e o endereço que aparecem no anúncio? d) Você já colocou ou conhece alguém que tenha colocado anúncio no jornal? Em que ocasião? e) O que você acha que quer dizer a expressão "Oferece-se gratificação"? 8. Após a discussão oral, propor aos alunos que, em duplas, produzam um anúncio classificado com o tema animais. Eles poderão vender, comprar, oferecer ou procurar um animal de que gostem, como por exemplo: cachorro, gato, pássaro, cavalo, tartaruga ou outro. 9. Entregar uma folha em branco para que os alunos façam o rascunho do anúncio. 10. Lembrar aos alunos que deverão : a) Pensar no objetivo do anúncio: vender, comprar, trocar, procurar. Essa informação deverá aparecer no alto do anúncio, como se fosse o título dele. b) Escrever as características daquilo que está sendo anunciado. c) Colocar o endereço do anunciante (no caso, o seu nome) e o endereço ou telefone para contato. PROFESSOR: Ao término das produções pedir aos alunos que façam a revisão do seu texto. REVISANDO O TEXTO
11. Após a revisão feita pelos alunos e pelo professor, solicitar que passem a limpo em uma folha em branco.
a) Seria interessante se os alunos passassem o limpo numa folha de papel e depois colassem numa folha pequena de jornal. b) Se o professor julgar interessante, montar com os alunos o Caderno Classificados da Turma, contendo todos os anúncios criados por eles. Fazer com que o Caderno circule entre outras turmas da escola. c) Os alunos poderão recortar de revistas ou jornais figuras dos animais anunciados e ilustrar as suas produções. d) Confeccionar um painel com os anúncios produzidos.
Fonte da imagem: paineldeanuncios.com.br |
Modelos de atividades com anúncios: http://misturadealegria.blogspot.com/2010/09/trabalhando-com-anuncios-em-sala-de.html
Vídeo Cadê o ursinho? http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=563
Episódio da série "SOS Sônia", sobre uma simpática pata e seu filho patinho que ajudam animais que necessitam de apoio emocional. Por telefone, Sõnia responde aos mais diversos problemas que os bichos possam ter e oferece uma solução confortante aos conflitos diários.
Ao término das atividades o professor avaliará se os alunos:
Conheceram o gênero classificados através da leitura e da interpretação de um anúncio de classificados.
Identificaram as características do gênero.
Produziram um anúncio classificado a partir de diferentes modelos.
Elaboraram e confeccionaram um painel para expor os anúncios produzidos pela turma.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!