Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CLASSIFICADOS DE JORNAL: bichos em questão

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o gênero classificados através da leitura e da interpretação de um anúncio de classificados.

Identificar as características do gênero.

Produzir um anúncio classificado a partir de diferentes modelos.

Elaborar e confeccionar um painel para expor os anúncios produzidos pela turma.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha tido contato com um anúncio de classificados.

Estratégias e recursos da aula

1. Levar para a sala de aula jornais com anúncios de classificados de diferentes modelos.

2. Dividir a turma em grupos de 4 alunos e entregar a cada grupo alguns classificados já pré-selecionados.

PROFESSOR: Caso não consiga jornais com anúncios de classificados para todos os alunos, poderá ser entregue cópias dos mesmos.

3. Pedir aos alunos que leiam os anúncios e os separem por assunto.

4. Explicar aos alunos que os anúncios de classificados são textos curtos que podem ser encontrados em revistas, jornais ou sites e têm como objetivo vender, comprar ou anunciar algo. Salientar que existem anúncios de profissionais que oferecem os seus serviços, de acordo com a sua competência.

Estrutura de um anúncio:

Título: Deverá ser chamativo, claro e objetivo.

Corpo do anúncio (assunto): Esta parte deve conter as características do produto anunciado.

Contato: O telefone ou outro canal de comunicação entre o anunciante e o interessado no produto.

Maiores informações: http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-classificado.htm 

5. Pedir aos alunos que escolham um anúncio e cole-o no seu caderno. Pedir que abaixo do anúncio escreva o objetivo com que foi escrito: se é um anúncio de venda, de compra, de troca, de procura, etc.

6. Após se esgotarem as discussões sobre a estrutura e as características dos anúncios lidos, entregar aos alunos um folha contendo o seguinte anúncio de classificado.

PROCURA-SE

              Cão de porte pequeno. Raça: Fox paulistinha. Cor: branco com manchas marrons. Atende pelo nome de Bóbi.                        

Quem o encontrar, favor entrar em contato com Marcela, pelo telefone 1234-5678, ou indo até a Rua das Rosas, 321.

                                                     Oferece-se gratificação.

Fonte da imagem: todaoferta.uol.com.br  

7. Realizar a seguinte discussão oral sobre o anúncio:

a) Você sabe dizer onde podemos encontrar textos desse gênero?

b) O anúncio foi escrito com que finalidade?

c) Para que servem o número de telefone e o endereço que aparecem no anúncio?

d) Você já colocou ou conhece alguém que tenha colocado anúncio no jornal? Em que ocasião?

e) O que você acha que quer dizer a expressão "Oferece-se gratificação"?

8. Após a discussão oral, propor aos alunos que, em duplas, produzam um anúncio classificado com o tema animais.

Eles poderão vender, comprar, oferecer ou procurar um animal de que gostem, como por exemplo: cachorro, gato, pássaro, cavalo, tartaruga ou outro.

9. Entregar uma folha em branco para que os alunos façam o rascunho do anúncio.

10. Lembrar aos alunos que deverão :

a) Pensar no objetivo do anúncio: vender, comprar, trocar, procurar. Essa informação deverá aparecer no alto do anúncio, como se fosse o título dele.

b) Escrever as características daquilo que está sendo anunciado.

c) Colocar o endereço do anunciante (no caso, o seu nome) e o endereço ou telefone para contato.

PROFESSOR: Ao término das produções pedir aos alunos que façam a revisão do seu texto.

REVISANDO O TEXTO

  • Deixou claro o tipo de negócio que está querendo fazer;
  • indicou o que está sendo anunciado;
  • mencionou as características do animal anunciado;
  • informou o endereço e o telefone para contato;
  • escreveu as palavras corretamente.

11. Após a revisão feita pelos alunos e pelo professor, solicitar que passem a limpo em uma folha em branco.

a) Seria interessante se os alunos passassem o limpo numa folha de papel e depois colassem numa folha pequena de jornal.

b) Se o professor julgar interessante, montar com os alunos o Caderno Classificados da Turma, contendo todos os anúncios criados por eles. Fazer com que o Caderno circule entre outras turmas da escola.

c) Os alunos poderão recortar de revistas ou jornais figuras dos animais anunciados e ilustrar as suas produções.

d) Confeccionar um painel com os anúncios produzidos.

Fonte da imagem: paineldeanuncios.com.br  

Recursos Complementares

Modelos de atividades com anúncios: http://misturadealegria.blogspot.com/2010/09/trabalhando-com-anuncios-em-sala-de.html 

Vídeo Cadê o ursinho? http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=563 

Episódio da série "SOS Sônia", sobre uma simpática pata e seu filho patinho que ajudam animais que necessitam de apoio emocional. Por telefone, Sõnia responde aos mais diversos problemas que os bichos possam ter e oferece uma solução confortante aos conflitos diários.

Avaliação

Ao término das atividades o professor avaliará se os alunos:

Conheceram o gênero classificados através da leitura e da interpretação de um anúncio de classificados.

Identificaram as características do gênero.

Produziram um anúncio classificado a partir de diferentes modelos.

Elaboraram e confeccionaram um painel para expor os anúncios produzidos pela turma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.