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"MOTORISTA NOTA 10":Combatendo a indisciplina e incentivando a aprendizagem.

 

22/04/2011

Autor e Coautor(es)
RIVALDO BEVENUTO DE OLIVEIRA NETO
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NATAL - RN ESC MUL PROF IVONETE MACIEL

Lenise Maciel da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender de forma clara e lúdica as regras de convivência em sala de aula;

RESPEITAR os limites e combinados estabelecidos com a turma;

Reconhecer os seus direitos e deveres e RESPEITAR os do outro;

Contribuir para a criação de um ambiente favorável à aprendizagem;

Evitar episódios de desordem e desrespeito (indisciplina);

Desenvolver o senso de JUSTIÇA e RESPONSABILIDADE pelos próprios atos,reconhecendo que todos são iguais perante as regras de funcionamento da classe;

Autoavaliar seu comportamento e envolvimento com as atividades escolares.

Valorizar o uso do DIÁLOGO como instrumento para esclarecer conflitos;

Ouvir ideias, opiniões, e argumentos alheios e rever pontos de vista quando necessário;

Expressar de forma clara e precisa suas opiniões e argumentos, a fim de ser corretamente compreendido pelas outras pessoas; 

DIALOGAR com os pais,professores e colegas de classe sobre o seu rendimento escolar;

Duração das atividades
3 aulas iniciais de 1h de duração.Já algumas etapas da sequência didática(3ª e 4ª) podem ser desenvolvidas durante todo o ano letivo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discutir com a turma sobre os direitos e deveres dos alunos na escola antes de dar início ao trabalho.

Estratégias e recursos da aula

A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA

Entre os fatores prejudiciais ao rendimento das atividades propostas em sala de aula, encontram-se a indisciplina e a falta de limites demonstradas por alguns alunos. É nesse contexto que surgem os combinados e regras de convivência na escola; no entanto, na maioria das vezes, com o passar do tempo o mesmo cenário de desordem volta a repetir-se.Sendo assim, faz-se necessário uma estratégia dinâmica que coloque em evidência os combinados estabelecidos na turma e que comprometa os alunos com as regras de convivência. Neste sentido, este trabalho tem a finalidade de atender a estas expectativas e contribuir com o bom andamento do processo de ensino.

O RESPEITO AOS LIMITES E COMBINADOS EM SALA DE AULA

O “Motorista Nota 10” é na verdade uma grande brincadeira, mas isso não anula o seu caráter estratégico de incentivo a aprendizagem e combate a indisciplina.Através deste jogo as crianças internalizam as regras de convivência, aprendem a lidar com limites e a desenvolver o senso de justiça que as leva a assumir a responsabilidade pelos seus próprios atos.

                                         carros

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_XmwqyZV-xT8/SsIXNyHpIAI/AAAAAAAAE2M/jYu5zoTwZsY/s400/carros_mundoanimado.bmp&imgrefurl

DESPERTANDO O INTERESSE DA TURMA

Na 1ª aula o professor,em uma conversa informal,deverá apresentar a proposta à turma e estimular a sua participação no projeto.Para isso,poderá apresentar o personagem Senninha e contar a história do piloto Airton Senna,e assim oferecer uma referência positiva que os estimule a participar da corrida.

hq seninha

http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2008-02-01_2008-02-29.html

Na 2ª aula deve-se conversar com os alunos sobre os combinados que farão parte da proposta e levá-los a sugerir regras que possam ser incorporadas ao jogo.Na sequência,ainda com intuito de despertar o interesse das crianças pela temática da corrida,o professor deve assistir com a turma o filme infantil CARROS(Cars-Disney/Pixar).

carros

http://dvd.blogs.sapo.pt/2006/11/

Após depertar o interesse da turma,o professor deve encaminhar a 3ª aula,onde os alunos serão convidados a participar da elaboração do material(confecção do painel "Motorista Nota 10").Feito isso,pode-se dar início a sequência didática,a qual poderá ser realizada durante todo o ano letivo,desde que o professor determine o prazo para avaliação com a turma(uma semana/uma quinzena/um mês,etc).

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 1ª ETAPA   

Confeccionar um painel com o tema “Motorista Nota 10”,onde deverá constar a lista de alunos alinhada à uma seqüência de carrinhos em cores variadas.Ao lado do painel deve-se organizar os combinados em molduras e desenhos semelhantes as placas de trânsito, com dizeres como:“Realizar as atividades escolares; Não conversar durante a explicação; Não brigar”, além de outros.Integrando o conjunto, um semáforo indicando advertências e incentivos através de suas cores:

  • Verde: SIGA sempre assim!
  • Amarelo: ATENÇÃO às regras!
  • Vermelho: PARE para pensar!   

Cada aluno deverá receber uma miniatura de carteira de motorista com foto e seu nome escrito.Este será o pré-requisito para torná-lo "habilitado"a participar da corrida.E por último, uma garagem onde serão colocados os carrinhos que estiverem fora do jogo(temporariamente).

                                        

2ª ETAPA   

Apresentar o material à turma e explicar os combinados e regras de convivência em sala (novos combinados podem ser construídos coletivamente).

                                          

 

SUGESTÕES DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA

  • Demonstrar boas maneiras (palavras mágicas):Bom dia!;Boa tarde!;Obrigado!;Com licença!;Por favor!;Desculpe!.
  • Realizar as atividades de classe e lições de casa;cuidar bem do material escolar;
  • Levantar o braço antes de falar;
  • Pedir licença para entrar e sair da sala;
  • Não brigar com os colegas(não provocar e não incentivar a briga);
  • Não conversar durante a explicação do professor;falar um de cada vez;respeitar a vez do outro;
  • Não gritar em sala de aula;não xingar o colega;não falar palavrão.

3ª ETAPA   

Após a apresentação dos combinados e regras é hora de dar início ao jogo.Todos os carrinhos devem estar enfileirados na linha de largada.No decorrer da aula o professor deve observar o comportamento da turma e demonstrar no semáforo as advertências e incentivos adequadas as situações que surgirem.Os alunos que corresponderem às expectativas em relação ao comportamento e ao envolvimento com as atividades escolares terão os carrinhos avançados em uma casa no percurso. Os carrinhos podem avançar uma casa por dia rumo à linha de chegada. Caso ocorra desrespeito às regras, o carrinho deverá regredir uma casa no trajeto, podendo retroceder até o ponto inicial. Se isso acontecer o aluno terá seu carrinho fora da corrida temporariamente e deverá deixar seu veículo estacionado em uma garagem presente no mural A garagem é um local de reflexão onde o aluno tem a oportunidade de repensar suas atitudes e analisar o que o levou àquela posição. Como consequência ao desrespeito às regras o motorista também perderá sua carteira de habilitação, podendo recuperá-la com a obediência aos combinados.O aluno deverá compreender que somente ele é o responsável pela desenvoltura de seu carrinho na corrida e que é possível reverter a situação,caso passe a respeitar os combinados estabelecidos em sala.
                                                                carro
 

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                           seninha 2

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.acontecendoaqui.com.br/system/uploads/asset/file/4d3d589cff37b24f97000007/large_seninha_no_carro.jpg&imgrefurl

4ª ETAPA     

O aluno que chegar primeiro com o seu carrinho ao final do percurso receberá o título de “Motorista Nota 10” e ganhará um brinde, que poderá ser um jogo educativo, uma caixa de bombons ou  um livro infantil.Ao final de cada corrida o professor deve promover um momento de autoavaliação permitindo que os alunos expressem suas opiniões sobre seu desenvolvimento durante o percurso.

ALGUMAS QUESTÕES A SEREM DISCUTIDAS COM A TURMA

É preciso levar o aluno a pensar e responder oralmente (ou não) alguns questionamentos:

                         seninha

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  • Quais regras estou com dificuldades em cumprir?
  • Quais delas já domino com competência?
  • Por que fiquei na garagem?
  • Por que o"Joãozinho"chegou primeiro ao final do percurso?
  • O que posso fazer para me superar na próxima corrida?

                           painelpainel completo

       Concluído o percurso, é hora de reiniciar a corrida rumo à aprendizagem...

Recursos Complementares

ALMEIDA, Daniela. À beira do caos. NOVA Escola: A Revista de quem educa. São Paulo: Abril, Nº 218, p. 84 – 87, Dezembro 2008.

ANTUNES, C. Professor bonzinho= aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. Petrópoles,RJ: Vozes, 2002a.

AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus,1996a.

GOTZENS, C. A disciplina escolar: prevenção e intervenções nos problemas de comportamento 2. ed.Porto Alegre: Artmed, 2003.

MENEZES, Luís Carlos. A indisciplina ao alcance de todos. NOVA escola: A Revista de quem educa. São Paulo: Abril, Nº 209, p. 90, Jan./ Fev. 2008.

Avaliação

O “Motorista Nota 10” possibilita uma avaliação abrangente que envolve não apenas o aluno,mas também os pais e o professor.   

Através deste jogo as crianças internalizam as regras de convivência escolar passando a respeitá-las de forma mais consciente,bem como passam a refletir sobre os seus direitos e deveres na escola.Aprendem a lidar com limites e a desenvolver o senso de responsabilidade pelos seus próprios atos.Além disso, caracteriza-se como um instrumento de avaliação de atitudes,pois permite que o aluno faça uma autoavaliação contínua, reconhecendo suas falhas e reorganizando sua postura durante o percurso.   

Os pais também devem ser envolvidos nesta estratégia,pois acompanhando seus filhos à escola podem observar o painel  e incentivá-los nesta corrida rumo à aprendizagem.Esse acompanhamento por parte da família possibilita conhecer como anda o desempenho do seu filho em sala de aula.   

O professor por sua vez, terá mais oportunidades de domínio de classe,evidenciando o cumprimento das regras de convivência com maior frequência,e assim garantir que as atividades propostas sejam realizadas com sucesso.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

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Opiniões

  • Lenise, CENTRO EDUCACIONALRIO DOS VENTOS , Rio Grande do Norte - disse:
    lenisemaciel@yahoo.com.br

    24/05/2015

    Cinco estrelas

    excelente aula...


  • ilza rosane antunes almeida, CEDUCA , Paraná - disse:
    ilzarosane@hotmail.com

    13/03/2015

    Cinco estrelas

    Amei essa ideia. Vou desenvolver em minha sala de aula e tenho certeza que sera um sucesso!


  • Helen, E.E. João Pinheiro , Minas Gerais - disse:
    hpcarvalho2@hotmail.com

    13/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Obrigada por compartilhar.


  • claudia maldonado, AgnusDei , Rio Grande do Norte - disse:
    claudiamaldonado2@hotmail.com

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    É uma excelente idéia que pode ser ampliada e atuar nos outros níveis. Parabéns Rivaldo!


  • Dianne Sena, Escola Municipal Professora Ivonete Maciel , Rio Grande do Norte - disse:
    diannesena@hotmail.com

    22/04/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Com possibilidades diversas de abordagens pedagógicas e socioeducativas. Parabéns ao professor pela desenvolvimento e criatividade do plano de aula.


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