22/04/2011
Lenise Maciel da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Compreender de forma clara e lúdica as regras de convivência em sala de aula;
RESPEITAR os limites e combinados estabelecidos com a turma;
Reconhecer os seus direitos e deveres e RESPEITAR os do outro;
Contribuir para a criação de um ambiente favorável à aprendizagem;
Evitar episódios de desordem e desrespeito (indisciplina);
Desenvolver o senso de JUSTIÇA e RESPONSABILIDADE pelos próprios atos,reconhecendo que todos são iguais perante as regras de funcionamento da classe;
Autoavaliar seu comportamento e envolvimento com as atividades escolares.
Valorizar o uso do DIÁLOGO como instrumento para esclarecer conflitos;
Ouvir ideias, opiniões, e argumentos alheios e rever pontos de vista quando necessário;
Expressar de forma clara e precisa suas opiniões e argumentos, a fim de ser corretamente compreendido pelas outras pessoas;
DIALOGAR com os pais,professores e colegas de classe sobre o seu rendimento escolar;
Discutir com a turma sobre os direitos e deveres dos alunos na escola antes de dar início ao trabalho.
A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA
Entre os fatores prejudiciais ao rendimento das atividades propostas em sala de aula, encontram-se a indisciplina e a falta de limites demonstradas por alguns alunos. É nesse contexto que surgem os combinados e regras de convivência na escola; no entanto, na maioria das vezes, com o passar do tempo o mesmo cenário de desordem volta a repetir-se.Sendo assim, faz-se necessário uma estratégia dinâmica que coloque em evidência os combinados estabelecidos na turma e que comprometa os alunos com as regras de convivência. Neste sentido, este trabalho tem a finalidade de atender a estas expectativas e contribuir com o bom andamento do processo de ensino.
O RESPEITO AOS LIMITES E COMBINADOS EM SALA DE AULA
O “Motorista Nota 10” é na verdade uma grande brincadeira, mas isso não anula o seu caráter estratégico de incentivo a aprendizagem e combate a indisciplina.Através deste jogo as crianças internalizam as regras de convivência, aprendem a lidar com limites e a desenvolver o senso de justiça que as leva a assumir a responsabilidade pelos seus próprios atos.
DESPERTANDO O INTERESSE DA TURMA
Na 1ª aula o professor,em uma conversa informal,deverá apresentar a proposta à turma e estimular a sua participação no projeto.Para isso,poderá apresentar o personagem Senninha e contar a história do piloto Airton Senna,e assim oferecer uma referência positiva que os estimule a participar da corrida.
http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2008-02-01_2008-02-29.html
Na 2ª aula deve-se conversar com os alunos sobre os combinados que farão parte da proposta e levá-los a sugerir regras que possam ser incorporadas ao jogo.Na sequência,ainda com intuito de despertar o interesse das crianças pela temática da corrida,o professor deve assistir com a turma o filme infantil CARROS(Cars-Disney/Pixar).
http://dvd.blogs.sapo.pt/2006/11/
Após depertar o interesse da turma,o professor deve encaminhar a 3ª aula,onde os alunos serão convidados a participar da elaboração do material(confecção do painel "Motorista Nota 10").Feito isso,pode-se dar início a sequência didática,a qual poderá ser realizada durante todo o ano letivo,desde que o professor determine o prazo para avaliação com a turma(uma semana/uma quinzena/um mês,etc).
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1ª ETAPA
Confeccionar um painel com o tema “Motorista Nota 10”,onde deverá constar a lista de alunos alinhada à uma seqüência de carrinhos em cores variadas.Ao lado do painel deve-se organizar os combinados em molduras e desenhos semelhantes as placas de trânsito, com dizeres como:“Realizar as atividades escolares; Não conversar durante a explicação; Não brigar”, além de outros.Integrando o conjunto, um semáforo indicando advertências e incentivos através de suas cores:
Cada aluno deverá receber uma miniatura de carteira de motorista com foto e seu nome escrito.Este será o pré-requisito para torná-lo "habilitado"a participar da corrida.E por último, uma garagem onde serão colocados os carrinhos que estiverem fora do jogo(temporariamente).
2ª ETAPA
Apresentar o material à turma e explicar os combinados e regras de convivência em sala (novos combinados podem ser construídos coletivamente).
SUGESTÕES DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA
3ª ETAPA
Após a apresentação dos combinados e regras é hora de dar início ao jogo.Todos os carrinhos devem estar enfileirados na linha de largada.No decorrer da aula o professor deve observar o comportamento da turma e demonstrar no semáforo as advertências e incentivos adequadas as situações que surgirem.Os alunos que corresponderem às expectativas em relação ao comportamento e ao envolvimento com as atividades escolares terão os carrinhos avançados em uma casa no percurso. Os carrinhos podem avançar uma casa por dia rumo à linha de chegada. Caso ocorra desrespeito às regras, o carrinho deverá regredir uma casa no trajeto, podendo retroceder até o ponto inicial. Se isso acontecer o aluno terá seu carrinho fora da corrida temporariamente e deverá deixar seu veículo estacionado em uma garagem presente no mural A garagem é um local de reflexão onde o aluno tem a oportunidade de repensar suas atitudes e analisar o que o levou àquela posição. Como consequência ao desrespeito às regras o motorista também perderá sua carteira de habilitação, podendo recuperá-la com a obediência aos combinados.O aluno deverá compreender que somente ele é o responsável pela desenvoltura de seu carrinho na corrida e que é possível reverter a situação,caso passe a respeitar os combinados estabelecidos em sala.
4ª ETAPA
O aluno que chegar primeiro com o seu carrinho ao final do percurso receberá o título de “Motorista Nota 10” e ganhará um brinde, que poderá ser um jogo educativo, uma caixa de bombons ou um livro infantil.Ao final de cada corrida o professor deve promover um momento de autoavaliação permitindo que os alunos expressem suas opiniões sobre seu desenvolvimento durante o percurso.
ALGUMAS QUESTÕES A SEREM DISCUTIDAS COM A TURMA
É preciso levar o aluno a pensar e responder oralmente (ou não) alguns questionamentos:
Concluído o percurso, é hora de reiniciar a corrida rumo à aprendizagem...
ALMEIDA, Daniela. À beira do caos. NOVA Escola: A Revista de quem educa. São Paulo: Abril, Nº 218, p. 84 – 87, Dezembro 2008.
ANTUNES, C. Professor bonzinho= aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. Petrópoles,RJ: Vozes, 2002a.
AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus,1996a.
GOTZENS, C. A disciplina escolar: prevenção e intervenções nos problemas de comportamento 2. ed.Porto Alegre: Artmed, 2003.
MENEZES, Luís Carlos. A indisciplina ao alcance de todos. NOVA escola: A Revista de quem educa. São Paulo: Abril, Nº 209, p. 90, Jan./ Fev. 2008.
O “Motorista Nota 10” possibilita uma avaliação abrangente que envolve não apenas o aluno,mas também os pais e o professor.
Através deste jogo as crianças internalizam as regras de convivência escolar passando a respeitá-las de forma mais consciente,bem como passam a refletir sobre os seus direitos e deveres na escola.Aprendem a lidar com limites e a desenvolver o senso de responsabilidade pelos seus próprios atos.Além disso, caracteriza-se como um instrumento de avaliação de atitudes,pois permite que o aluno faça uma autoavaliação contínua, reconhecendo suas falhas e reorganizando sua postura durante o percurso.
Os pais também devem ser envolvidos nesta estratégia,pois acompanhando seus filhos à escola podem observar o painel e incentivá-los nesta corrida rumo à aprendizagem.Esse acompanhamento por parte da família possibilita conhecer como anda o desempenho do seu filho em sala de aula.
O professor por sua vez, terá mais oportunidades de domínio de classe,evidenciando o cumprimento das regras de convivência com maior frequência,e assim garantir que as atividades propostas sejam realizadas com sucesso.
Cinco estrelas 5 calificaciones
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24/05/2015
Cinco estrelasexcelente aula...
13/03/2015
Cinco estrelasAmei essa ideia. Vou desenvolver em minha sala de aula e tenho certeza que sera um sucesso!
13/06/2012
Cinco estrelasExcelente aula. Obrigada por compartilhar.
13/03/2012
Cinco estrelasÉ uma excelente idéia que pode ser ampliada e atuar nos outros níveis. Parabéns Rivaldo!
22/04/2011
Cinco estrelasExcelente aula! Com possibilidades diversas de abordagens pedagógicas e socioeducativas. Parabéns ao professor pela desenvolvimento e criatividade do plano de aula.