16/02/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
-Desenvolver habilidades de expressão escrita.
-Pesquisar autores de renome literário na biblioteca da escola.
-Produzir texto e imagem relacionados à obra lida escolhida na biblioteca.
-Participar de ambiente de construção da aprendizagem utilizando o computador e a internet.
-Desenvolver a sociabilidade dentro dos grupos.
-Ler texto curto de autor renomado, Joge Amado.
-Preparar imagens e frases para composição de slides.
-Inserir o material preparado em um editor de slides.
-Atividades em pequenos grupos em sala de aula.
-Utilização do laboratório de informática.
-Sinopse de textos literários buscados na biblioteca da escola.
-Arquivos com desenhos; arquivos de texto; livros de textos curtos encontrados na biblioteca escolar.
Aula 1 e 2
Aula de demonstração do que o professor pretende:
-Leia o conto, na íntegra, O milagre dos pássaros, de Jorge Amado.
http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12608.pdf
http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capas3/209/2647209.jpg
-Destaque junto com os alunos os heróis do texto: Ubaldo Capadócio, Lindolfo Ezequiel e Sabô.
-Estimule os alunos a fazer uma sinopse do texto: relato jocoso das façanhas de Ubaldo Capadócio e o milagre acontecido em terras alagoanas, às margens do rio São Francisco.
-Produzam (Prof. e alunos) as frases, baseadas no conto, que irão compor os slides e o número de slides (mais ou menos 12).
-Desenhem as imagens, façam fotos ou busquem ilustrações no Google, no laboratório de informática.
-Reserve todo o material (texto e imagem) em arquivo no computador, no laboratório escolar de informática.
-Insira o material em um editor de slides e mostre o trabalho acabado.
Aulas 3 e 4
-Apresentação do vídeo A Cartomante, de Machado de Assis
http://www.youtube.com/watch?v=sdW86WL7Byc
-Os alunos buscam textos curtos, de autor renomado, na biblioteca.
-Os alunos fazem a leitura, sinopse, elaboração de imagens e frases, e a inserção desse material no editor de slides, no laboratório de informática.
-Apresentação dos vídeos produzidos pelos alunos, no Data show para todos os outros alunos.
Estamos diante de uma nova abordagem de trabalho, procurando despertar a atenção e a criatividade, fugindo das mesmices didáticas. Os alunos deverão ler os textos curtos e em forma de sinopse apresentá-los em um editor de slides (Power Point, Impress).
Considerando que as tecnologias chegaram para ficar e preencher múltiplos setores do cotidiano; considerando que o adolescente usa as mídias de forma aleatória: celular, mp3, computador, intertnet; considerando que o professor também está aprendendo a fazer uso das mídias, como meio para construir o saber, verifica-se a necessidade de avaliar e implementar processos educativos midiáticos no espaço escolar. No entanto, não deve haver medição quantitativa. Relata-se, apenas, as dificuldades encontradas pelo professor na execução da tarefa e as dos alunos, conforme preconizam pedagogos como Anísio Teixeira, Rudolf Lanz, entre outros adeptos de uma educação libertadora. "... o julgamento geral sobre o aluno levará em conta o esforço real que ele fez (ou não fez) para alcançar tal resultado, seu comportamento, seu espírito social. Tal avaliação não se fará por meio de números, mas por meio de uma caracterização qualitativa. Esta procurará estimular, realçando o que há de positivo e criticando o negativo só em relação ao que o aluno, sendo capaz, poderia produzir. Nunca um aluno é friamente arrassado." Rudolf Lanz, em A Pedagogia Waldorf, Caminho para um ensino mais humano, pág.105 -ed.Antroposófica Ltda- 9ª edição.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/09/2011
Quatro estrelasMuito interessante a aula, visto que "arrebanha" ao mesmo tempo, professor e aluno. O professor em seu aprendizado das tecnologias. Enquanto o aluno, já com mais facilidades tecnológicas, "esbarrando" contudo, nas questões da leitura, linguagem escrita, construção e produção de textos, literáris,etc.