Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Círculo e retas para formar um cardióide

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer elementos que representam um cardióide;

Representar uma cardióide;

Resolver questões na representação de um cardióide.

Duração das atividades
Três tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Elementos da circunferência,traçado de circunferência,traçado de ângulos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, investigue contornos com os alunos na circunferência, tendo como alternativa  construir formas com círculos sobrepostos e formar seus contornos com linhas retas.

Poderemos trabalhar este conteúdo em parceria com a Matemática, pois utilizaremos tabuada.

Para formar o contorno de um cardióide ,(figura em forma de coração) sugere-se distribuir pratos de papelão, o uso do transferidor e fios coloridos de lã.

Etapas passo a passo:

1-Usar o transferidor e traçar 36 pontos, ou sejam 36 ângulos de 10°.

2-Numerar de 1 a  36.

3-Iniciaremos com a tabuada de 2

4-Ligue o ponto 1 ao ponto 2, o ponto 2 ao ponto 4, o ponto 3 ao ponto 6 e assim por diante.

5-Chegar ao ponto 19, ir somando 2 a partir de 36, 19 x 2 = 38 = 36 + 2

6-O ponto 20 ao ponto 4 e assim por diante até que você alcance o ponto 35.

7-O ponto 36 é ligado a ele mesmo.

Oriente os alunos que para não errarem, sugere-se que o aluno trace com lápis, as retas que ligam os resultados da tabuada e depois substitua com o fio de lã.

Com os traçados, teremos com o contorno a forma de um cardióide.   

Atividade1: 

Professor, solicite que os alunos representem um cardióide, com a tabuada de três.Os alunos poderão usar traçados com régua, traçados com lã, barbantes.

Os trabalhos poderão ser expostos em uma exposição no colégio.

Professor, se o colégio possuir laboratório, utilize o software Geogebra para a representação de um cardióide.

Atividade2:

Professor, apresente ao aluno o desenho de um cardióide com traçado simplificado.Após a execução, proponha uma investigação no cardióide.

Exemplo: Sugere-se o passo a passo:

Desenhar uma circunferência com raio qualquer.

Use o compasso para assinalar a mesma medida (seis) 6 vezes ao redor do círculo.

Marque os pontos médios para fazer (doze) 12 pontos na circunferência.

Escolha um destes pontos para ser o ponto pelo qual irá passar todas as circunferências que você irá desenhar.

Represente alguns círculos.

Use os (onze) 11 pontos um de cada vez, como centro para um círculo que passa por outro centro que você determinar.

Professor, proponha aos alunos uma investigação, o que acontece se você aumenta ou diminui o número de pontos assinalados na circunferência?

Atividade3: 

Solicite que os alunos estudem o diagrama e veja se podem produzir um nefróide.

A palavra Nephros é a palavra grega para rim e um nefróide é uma curva com formato de rim.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

·         Os alunos reconheceram elementos que representam um cardióide?

·         Os alunos souberam representar uma cardióide?

·         Os alunos souberam resolver questões na representação de um cardióide?

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.