07/12/2010
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Reconhecer elementos que ajudam a medir círculos e circunferências;
Medir círculos e circunferências;
Reconhecer elementos de melhor precisão para resultados de medição;
Reconhecer modos de medir o diâmetro;
Identificar o diâmetro como elemento da circunferência;
Experimentar formas para medir o diâmetro.
Elementos da circunferência,traçado de circunferência.
Professor, sugere-se levar para a sala de aula algumas latinhas de refrigerantes, barbante, régua, tiras de papel, durex, fita métrica.
Inicie, dividindo a turma em grupos, distribua uma latinha, um pedaço de barbante, tiras de papel.
Os alunos irão fazer experiências de medir o diâmetro de uma latinha de refrigerante com diversas maneiras e anotar as suas medidas.
Solicite que cada grupo, pegue a latinha e com um pedaço de barbante 1, envolva-a em torno e meça sobre uma régua.
Após, a tarefa o aluno deverá envolver a latinha com uma tira de papel e medir o tamanho da tira com a régua e anotar.
Agora o aluno deverá marcar a latinha e rolar e medir com uma régua e anotar. O aluno vai envolver a latinha com uma fita métrica ,medir e anotar.
Professor, solicite que os alunos com as diversas experiências ao medirem as latinhas, observem as respostas, como variam se usarmos métodos diferentes para o mesmo objeto.
Peça que anotem seus resultados metodicamente, elaborando uma tabela.
Exemplo:
Conforme as anotações dos alunos, professor, pergunte o que lhes deram o resultado mais preciso:
Um pedaço de papel
Uma tira de papel
Marcar e rolar
Uma fita métrica
Professor, solicite que cada grupo, meça o diâmetro da latinha de refrigerante.
Mediante os experimentos, pergunte se conseguiram encontrar uma relação entre o diâmetro e o comprimento da circunferência.
Os alunos deverão responder que o comprimento de uma circunferência é aproximadamente o triplo do diâmentro da circunferência do objeto.
Atividade 1:
Professor, sugere-se levar para a sala de aula, objetos como:
O trabalho será feito em dupla, sendo que um objeto deverá ser escolhido para ser avaliado.
Peça para as duplas que meçam o comprimento da circunferência e o diâmetro de cada objeto e anotem seus resultados.
Pergunte aos alunos qual a relação entre o diâmetro e a circunferência do objeto.
Organize uma apresentação das duplas com seus resultados e relações observadas.
Atividade 2:
Professor, traga uma bola de futebol, uma de voleibol e uma de basquete.
Solicite que os alunos em grupo, respondam qual é o comprimento aproximado da circunferência de cada bola.
Pergunte aos alunos, se uma bola tivesse o diâmetro de 10cm e uma bola de raio 3cm, qual seriam os comprimentos aproximados da circunferências.
Atividade 3:
Professor, oriente os alunos para a determinação do diâmetro de um círculo, quando não temos o centro da circunferência.
Exemplo:
Traçamos duas cordas quaisquer, e determinamos a mediatriz de cada uma.
Na intersecção das mediatrizes determinamos o raio do círculo.
Para a determinação do diâmetro é só duplicarmos o valor do raio.
Distribua círculos em EVA e solicite que os alunos determinem seus raios e diâmetros.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam reconhecer elementos que ajudam a medir círculos e circunferências?
Os alunos souberam medir círculos e circunferências?
Os alunos reconheceram elementos de melhor precisão para resultados de medição?
Os alunos reconheceam modos de medir o diâmetro?
Os alunos souberam Identificar o diâmetro como elemento da circunferência?
Os alunos souberam experimentar formas para medir o diâmetro?
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/08/2011
Quatro estrelasMuito bom, ajudou bastante