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Densidade Eletrônica -Química Inclusiva - Deficientes Visuais

 

09/01/2013

Autor e Coautor(es)

Glaucia Silveira Brichi, Israel Rosalino, Karina Omuro Lupetti, André Farias de Moura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceitos básicos sobre densidade eletrônica com a utilização de um material tátil produzido aproveitando as diversas texturas do mesmo para explicar os conceitos abordados.

Teoria atômica

Partículas: prótons, nêutron e elétrons

Energia, a posição do elétron em um átomo e as regiões com maior probabilidade de encontrá-lo

Contextualizar os conteúdos com seu cotidiano

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos específicos.

Estratégias e recursos da aula

Parte 1: Conceitos específicos

 

- Introdução teórica e conceitual sobre o átomo. Exibir a animação e vídeos a seguir:

 

 

- Introdução teórica e conceitual sobre partículas constituintes do átomo: prótons, nêutrons e elétrons

- Discutir sobre a energia, a posição do elétron em um átomo e as regiões com maior probabilidade de encontrá-lo. Questão: O que vocês sabem a esse respeito? É importante para vocês?

- Introdução teórica e conceitual sobre densidade eletrônica.

- Contextualizar os conteúdos e exemplificá-los de modo a aproximar de suas realidades. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAANk8AD/teoria-atomica

 

Para entender melhor o conceito de densidade eletrônica, fazer a vivência a seguir:

 

Parte 2: Vivência

2.1: Materiais Utilizados:

- Pluma;

- bolinha de gude;

- isopor;

- espuma;

- cola quente.

 

Procedimento

 

 Com o auxílio da cola quente, fixar a bolinha de gude no centro do isopor e então fixar a espuma na parte externa do isopor. Logo após colar as plumas.

foto Ouroboros (autoria própria)

Após uma breve introdução teórica do que será feito, é colocado na frente de cada aluno o material para auxílio na explicação sobre densidade eletrônica. Em seguida, juntamente com retomada do conteúdo teórico, o professor deve ir conduzindo a mão do aluno mostrando cada camada de elétrons. Quanto mais próximo ao núcleo está o elétron, menor a sua energia e mais difícil de removê-lo em uma reação química. Dessa forma, o aluno irá associar a explicação que está sendo feita, com o que o aluno está percebendo tatilmente, analisando assim seu aprendizado e a eficiência do material produzido e utilizado na vivência.

O material produzido para o auxílio no ensino deste conteúdo permite ao aluno assimilar a sensação tátil “densa” e relacionar com a densidade eletrônica e a probabilidade de se encontrar um elétron em um átomo. O centro do modelo constituído por material duro (bola de gude) representa a maior densidade, seguida de isopor, espuma, manta acrílica e plumas, materiais menos densos.

O fato da densidade eletrônica em um átomo ser maior na região do núcleo e menor nas regiões mais distantes do núcleo pode ser explicado pelo fato do núcleo ser a parte mais densa de um átomo, pois, é uma área pequena contendo um grande número de partículas (prótons e nêutrons).

Em volta do núcleo a probabilidade de encontrar elétrons é alta, pois na primeira camada eletrônica, além da forte força de atração elétron-próton, o fato desta camada não sofrer o efeito da blindagem de outras camadas aumenta a probabilidade de encontrar o elétron, portanto, conforme aumenta a distância entre a camada eletrônica e o núcleo, diminui a probabilidade de se encontrar elétrons.

Questões que o professor pode fazer para auxiliar na apropriação do conteúdo:

Quais partículas encontram-se no núcleo? E fora do núcleo?

Como é a densidade a medida que você se afasta do centro? Ou seja, a densidade eletrônica se afastando do núcleo? Então como muda a probabilidade de se encontrar o elétron se afastando do núcleo?

O que você pode dizer sobre as camadas eletrônicas?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
É Tempo de Química! - Modelos Atômicos Vídeo
Show atômico Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

De acordo com os objetivos apresentados na aula, propõe-se duas metodologias de avaliação: Metodologia observacional - Registro cursivo (durante as vivências) e entrevista semi-estruturada.

- Registro cursivo: são feitas anotações sobre os acontecimentos, comportamentos, gestos ou palavras, interação entre os participantes. Esse registro feito pelo professor-pesquisador permite avaliar a real eficiência na utilização do material pelo aluno com deficiência visual.

- Entrevista semi estruturada: composta por uma série de perguntas abertas. Por exemplo: O que vocês mais gostaram da aula? O que vocês aprenderam sobre teoria atômica? E sobre densidade eletrônica? Como vocês relacionam o conceito de densidade com o objeto construído para apoio da aula? Críticas e sugestões para melhorar a abordagem do assunto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Carmeli Caetano, EEB Padre João Kominek , Santa Catarina - disse:
    cae_carmeli@yahoo.com.br

    29/01/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, a animação, as sugestões, precisamos mais modelos de aulas assim para poder trabalhar com os alunos.


Sem classificação.
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