15/09/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Atividade 1: Leve seus alunos à sala de informática. Antes de passar o vídeo, faça-lhes algumas perguntas, com o objetivo de verificar as concepções prévias dos alunos sobre o leite, bem como despertar o interesse para o assunto. Comece por “quem bebe leite?” Como são crianças, é provável que a maioria consuma esse alimento. Como gostam do leite: quente, frio, puro, com achocolatado? Por que é importante tomar leite? Em quais outros alimentos podemos encontrar o leite? Em seguida, pergunte se eles sabem de onde vem o leite. Essa pergunta será respondida no vídeo.
Atividade 2: Mostre o vídeo “De onde vem o leite?”
Peça aos alunos que prestem atenção, pois as informações do vídeo vão servir para responder a tarefa que será usada para avaliação. O que é importante observar no vídeo: Que tipo de animal produz leite? E de que animal vem o leite que consumimos depois de bebês? Qual é o caminho percorrido pelo leite, e por quais processos ele passa, até chegar ao consumidor? Professor, talvez seja interessante anotar no quadro as palavras menos comuns citadas no vídeo: mamífero, ordenha, pasteurização (e depois do vídeo explique ou revise com os seus alunos o que cada uma dessas palavras significa).
Observação: Professor, os alunos podem consumir outros tipos de leite, como de cabra ou mesmo de soja (que, a rigor, não é leite; consulte os recursos complementares para mais informações). Ou seja, o leite de vaca não é o único que é consumido pelos humanos, embora seja o principal.
Atividade 3: Nesta hora, professor, cabe uma ligeira explanação sobre as propriedades do leite como alimento. O recurso complementar pode lhe ajudar, bem como o livro didático da escola. O leite é uma fonte importante de nutrientes como proteínas, responsáveis pela formação de músculos e outras estruturas importantes para o organismo, gorduras, que são necessárias para a absorção de vitaminas como A, D, E e K, água, essencial para o funcionamento do organismo, e minerais, como o cálcio e o fósforo. O leite também tem lactose, que é um açúcar que pode causar intolerância ao leite.
Atividade 4: Agora, distribua a tarefa. Peça aos alunos que respondam individualmente, identificando a folha.
“O ______________ (8) vem das fêmeas dos animais ___________________ (1), mas o leite que bebemos vem da ______________ (6). Após a _______________ (4), que hoje em dia é mecânica, o leite vai para a __________________ (3), onde passa pelo processo de __________________ (5). Depois disso, o leite pode também virar iogurte, _________________ (2) ou ________________ (7), entre outros.”
Respostas: leite; mamíferos; vaca; ordenha; usina; pasteurização; manteiga; queijo.
Palavra-chave (casas destacadas em cinza): saudável.
A ordem das palavras na cruzadinha é (da esquerda para a direita): mamíferos; manteiga; usina; ordenha; pasteurização; vaca; queijo; leite.
Além disso, peça aos alunos que respondam, em poucas palavras, a seguinte questão:
“Qual é a importância do leite para a saúde e a alimentação das pessoas?”
Atividades complementares:
Se houver a possibilidade, leve seus alunos para uma fazenda onde haja criação de gado leiteiro, para que eles possam acompanhar de perto o processo de ordenha. Talvez algumas fazendas permitam que os alunos ordenhem uma vaca. Outra atividade possível é levar os alunos para uma usina de beneficiamento de leite, para que eles possam ver como funciona o tratamento do leite deixando-o próprio para consumo. Ou ainda, os alunos podem fazer uma oficina de culinária com receitas que levem leite e derivados.
Essa aula pode, também, ser usada como complemento ao estudo dos mamíferos, uma vez que são os únicos animais que produzem leite. Para tanto, os alunos podem confeccionar painéis que ilustram, com desenhos e/ou colagens, diversos animais que produzem leite. Dentre os animais mostrados, os alunos devem indicar quais deles produzem leite que é usado por seres humanos.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o leite? | Vídeo |
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/06/2012
Cinco estrelasAs atividades propostas neste plano foram enriquecedoras para as crianças de minha turma. O vídeo sugerido foi de fácil localização na rede, e pude utilizá-lo com eficiência. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelaso trabalho realizado foi muito interessante com certeza irá acontecer o aprendizado de forma significativa.