Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leite

 

15/09/2008

Autor e Coautor(es)
Alessandra Kemper
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar a importância do leite como alimento para os seres humanos. Isto pode ser alcançado por meio das atividades propostas na sugestão de aula – exibição de vídeo e discussão – e averiguado por meio da avaliação sugerida.
Duração das atividades
Uma hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre o tema.
Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Leve seus alunos à sala de informática. Antes de passar o vídeo, faça-lhes algumas perguntas, com o objetivo de verificar as concepções prévias dos alunos sobre o leite, bem como despertar o interesse para o assunto. Comece por “quem bebe leite?” Como são crianças, é provável que a maioria consuma esse alimento. Como gostam do leite: quente, frio, puro, com achocolatado? Por que é importante tomar leite? Em quais outros alimentos podemos encontrar o leite? Em seguida, pergunte se eles sabem de onde vem o leite. Essa pergunta será respondida no vídeo.

 

Atividade 2: Mostre o vídeo “De onde vem o leite?”

De onde vem o leite?


Peça aos alunos que prestem atenção, pois as informações do vídeo vão servir para responder a tarefa que será usada para avaliação. O que é importante observar no vídeo: Que tipo de animal produz leite? E de que animal vem o leite que consumimos depois de bebês? Qual é o caminho percorrido pelo leite, e por quais processos ele passa, até chegar ao consumidor? Professor, talvez seja interessante anotar no quadro as palavras menos comuns citadas no vídeo: mamífero, ordenha, pasteurização (e depois do vídeo explique ou revise com os seus alunos o que cada uma dessas palavras significa).

 

Observação: Professor, os alunos podem consumir outros tipos de leite, como de cabra ou mesmo de soja (que, a rigor, não é leite; consulte os recursos complementares para mais informações). Ou seja, o leite de vaca não é o único que é consumido pelos humanos, embora seja o principal.

 

Atividade 3: Nesta hora, professor, cabe uma ligeira explanação sobre as propriedades do leite como alimento. O recurso complementar pode lhe ajudar, bem como o livro didático da escola. O leite é uma fonte importante de nutrientes como proteínas, responsáveis pela formação de músculos e outras estruturas importantes para o organismo, gorduras, que são necessárias para a absorção de vitaminas como A, D, E e K, água, essencial para o funcionamento do organismo, e minerais, como o cálcio e o fósforo. O leite também tem lactose, que é um açúcar que pode causar intolerância ao leite.

 

Atividade 4: Agora, distribua a tarefa. Peça aos alunos que respondam individualmente, identificando a folha.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/260/imagens/cruzadinha.JPG

“O ______________ (8) vem das fêmeas dos animais ___________________ (1), mas o leite que bebemos vem da ______________ (6). Após a _______________ (4), que hoje em dia é mecânica, o leite vai para a __________________ (3), onde passa pelo processo de __________________ (5). Depois disso, o leite pode também virar iogurte, _________________ (2) ou ________________ (7), entre outros.”

 

Respostas: leite; mamíferos; vaca; ordenha; usina; pasteurização; manteiga; queijo.

 

Palavra-chave (casas destacadas em cinza): saudável.

 

A ordem das palavras na cruzadinha é (da esquerda para a direita): mamíferos; manteiga; usina; ordenha; pasteurização; vaca; queijo; leite.

 

Além disso, peça aos alunos que respondam, em poucas palavras, a seguinte questão:
“Qual é a importância do leite para a saúde e a alimentação das pessoas?”

 

Atividades complementares:
Se houver a possibilidade, leve seus alunos para uma fazenda onde haja criação de gado leiteiro, para que eles possam acompanhar de perto o processo de ordenha. Talvez algumas fazendas permitam que os alunos ordenhem uma vaca. Outra atividade possível é levar os alunos para uma usina de beneficiamento de leite, para que eles possam ver como funciona o tratamento do leite deixando-o próprio para consumo. Ou ainda, os alunos podem fazer uma oficina de culinária com receitas que levem leite e derivados.

Essa aula pode, também, ser usada como complemento ao estudo dos mamíferos, uma vez que são os únicos animais que produzem leite. Para tanto, os alunos podem confeccionar painéis que ilustram, com desenhos e/ou colagens, diversos animais que produzem leite. Dentre os animais mostrados, os alunos devem indicar quais deles produzem leite que é usado por seres humanos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o leite? Vídeo
Recursos Complementares
http://www.embrapa.br/imprensa/artigos/2008/leite-seguranca-qualidade-e-consumo/?searchterm=leite – recurso para o professor; traz informações sobre o leite, tais como composição nutricional e quantidade recomendada de ingestão.
http://www.lactosoja.com.br/fabricacao_do_leite_de_soja.asp - recurso para o professor; traz informações sobre o leite de soja.
Avaliação
A forma de avaliação será um breve exercício de completar lacunas, junto com uma cruzadinha e uma questão aberta. Com as informações do vídeo os alunos serão capazes de resolver o exercício. As palavras que completam as lacunas são as mesmas que completam a cruzadinha (mas não estão na mesma ordem), sendo que esta revelará uma palavra-chave.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cacilda de Fátima Cearence, Escola Estadual Padre João Botelho , Minas Gerais - disse:
    cacildafatima@gmail.com

    03/06/2012

    Cinco estrelas

    As atividades propostas neste plano foram enriquecedoras para as crianças de minha turma. O vídeo sugerido foi de fácil localização na rede, e pude utilizá-lo com eficiência. Parabéns!


  • ailza, unifap , Amapá - disse:
    amontoril@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    o trabalho realizado foi muito interessante com certeza irá acontecer o aprendizado de forma significativa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.