09/12/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Trilha sonora - Mesa de som - http://www.studiomixitu.com.br/imgs/serv_trilha_sonora.jpg
Caro professor(a), esta série de aulas se destina a apresentar propostas de ações educativas a partir da pesquisa e criação de trilhas sonoras.
O tema em questão é amplamente vivenciado no cotidiano por ser encontrado em desenhos, filmes, jogos eletrônicos, sites, programas de TV diversos, peças de teatro, espetáculos de dança, desfiles de moda, exposições de arte e até mesmo no ambiente sonoro local.
Quais as trilhas sonoras da sua casa, rua, bairro, comunidade, cidade?
A criação de uma trilha sonora pode envolver o corpo, as diversas mídias, o cotidiano sonoro, processos de captação sonora, gravação de som, roteirização e principalmente um discurso musical capaz de potencializar emoções, agregar sentimentos, expandir as leituras e significados de uma imagem. Mesmo em uma pintura ou em uma fotografia podemos imaginar alguma sonoridade? Mesmo em algo estático isso é possível? É muito vasta a gama de possibilidades de uma trilha sonora, que ora contribui para um reforço realista do que se pretende representar, ora acrescenta um devir poético a essa mesma realidade, transcendendo-a.
Ao discutir este tema com os alunos em sala de aula é importante levar em consideração a noção que os estudantes trazem sobre o assunto, e além disso, estimular a expansão desses conhecimentos, construindo um diálogo com materiais artísticos diversos, relações, percepções que possam acrescentar novos repertórios de significado sobre música e seus usos contemporâneos.
Tendo em vista a preparação prévia do professor para as aulas, recomendamos consultas os seguintes links 1 e 2 em Recursos Complementares.
Além disso, faz-se necessário que o(a) professor(a), investigue consigo próprio os questionamentos que pretende propor a seus alunos, pesquise suas concepções e entendimentos a respeito do tema, esboçando respostas, caminhos, para que o aprofundamento das questões sobre trilha sonora em aula seja mais efetivo.
trilha sonora - http://compostura.files.wordpress.com/2010/02/trilhasonora1.jpg
Professor(a), inicie a aula propondo um levantamento com os alunos a respeito do que conhecem sobre trilha sonora e discutindo suas referências.
Inicie o debate a partir de instigações com perguntas:
Exemplifique com este desenho animado, construído a partir da música de Fréderic Chopin. Vide link: http://www.youtube.com/watch?v=T3krskafGk8
A música existia antes do desenho. Como é possível sincronizar? O que envolve um trabalho desse tipo?
Apreciação - http://nao2nao1.com.br/wp-content/uploads/2010/08/trilha-sonora.jpg
Professor(a), para a identificação das trilhas sonoras a partir de fontes diversas, proponha aos alunos agora uma ‘sessão’ de vídeos. Sugerimos uma coletânea com os seguintes exemplos:
Trecho do filme "O clã das adagas voadoras" (exiba até 7:30) - http://www.youtube.com/watch?v=GbycbKfbMtU
Trecho do espetáculo de teatro - Saudade em terras d´água - Companhia Dos à Deux - http://www.youtube.com/watch?v=KF25o9odgzw&feature=related
Comercial de TV - Fiat Uno - http://www.youtube.com/watch?v=cvEMQmhBSUQ&feature=related
Abertura da novela "A Favorita" - http://www.youtube.com/watch?v=ncC-vWogYeo&feature=related
Trecho do "Programa do Jô" - http://www.youtube.com/watch?v=DR2FPMgYydQ&feature=fvst
Clip do espetáculo de dança "Cruel" de Débora Colker - http://www.youtube.com/watch?v=AhhGCBxOgdw
Clipe da música "The only exception" da banda Paramore - http://www.youtube.com/watch?v=-J7J_IWUhls
Após terem visto cada link, abra espaço para comentários breves, aspectos que se destacam em cada observação. Recomendamos que antes da exibição seja enfatizado com os alunos o desafio de identificarem aspectos como:
Obs.: Caso o tempo seja reduzido recomendamos que sejam selecionados menos exemplos.
Companhia dos à deux - http://sescsp.org.br/sesc/revistas_sesc/sesc/images/2008/palco_giratorio_topo.jpg
Professor(a), proponha aos alunos uma investigação prática das ‘trilhas sonoras’ encontradas em sua escola. Organize a turma em pequenos grupos e peça que captem com um gravador sonoro simples (encontrados em aparelhos celulares ou mp3 players com microfone embutido), os sons que identificam na escola: vozes de alunos e professores, sons de carteiras, sirene que marca o intervalo entre as aulas, sons de alunos jogando em uma quadra, sons do entorno da região e que são percebidos de dentro da escola, carros, aviões, etc.
Em seguida a coleta sonora, retorne à sala de aula e ouça com os grupos os diversos sons gravados.
Peça aos alunos que se organizem em grupos de 4 a 6 e roteirizem uma sequência para os sons encontrados, de modo a transmitir a um espectador o ambiente sonoro e as sensações percebidas na escola. Em seguida, cada grupo irá simular com o corpo e voz, cada um dos sons e executá-los na sequência.
Por exemplo, Grupo 1 - Roteiro de trilha:
Circule entre os grupos, orientando os alunos na construção do roteiro e contribuindo com sugestões. Após as apresentações dos trabalhos, discuta com a turma os efeitos diferentes obtidos apenas por variações na ordem dos sons, interpretação, volume.
Seria possível para alguém que nunca esteve na escola criar uma imagem mental dela a partir desse roteiro de sonoridades propostas? Sugira aos grupos que desdobrem esta atividade em uma pesquisa em seu bairro/comunidade, captando os sons em gravadores e compondo também um roteiro para a identificação destes sons. Evidentemente os sons em seu ambiente natural acontecem de maneira simultânea, então estimule os alunos a combinarem livremente um ou mais elementos sonoros, desde que identifiquemos no roteiro musical uma intencionalidade no que se deseja transmitir a um espectador.
Link 1 - Trilha sonora na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_sonora
Link 2 - A origem da trilha sonora - Filipe Salles - http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45:trilha-sonora&catid=53:somcinema&Itemid=67
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!