Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Trilha sonora – Mídias e cotidiano

 

09/12/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer conceitos de trilha sonora.
  • Identificar trilhas sonoras de filmes, desenhos, pinturas, fotografias, comerciais, programas de TV, espetáculos de dança, teatro, analisando seus efeitos.
  • Identificar diferentes ‘trilhas sonoras’ em situações cotidianas.
  • Pesquisar a paisagem sonora de sua escola ou comunidade e mapear suas possíveis ‘trilhas sonoras’.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical informal.
Estratégias e recursos da aula

Trilha sonora - Mesa de som - http://www.studiomixitu.com.br/imgs/serv_trilha_sonora.jpg 

         Caro professor(a), esta série de aulas se destina a apresentar propostas de ações educativas a partir da pesquisa e criação de trilhas sonoras.                 

         O tema em questão é amplamente vivenciado no cotidiano por ser encontrado em desenhos, filmes, jogos eletrônicos, sites, programas de TV diversos, peças de teatro, espetáculos de dança, desfiles de moda, exposições de arte e até mesmo no ambiente sonoro local.

         Quais as trilhas sonoras da sua casa, rua, bairro, comunidade, cidade?

         A criação de uma trilha sonora pode envolver o corpo, as diversas mídias, o cotidiano sonoro, processos de captação sonora, gravação de som, roteirização e principalmente um discurso musical capaz de potencializar emoções, agregar sentimentos, expandir as leituras e significados de uma imagem. Mesmo em uma pintura ou em uma fotografia podemos imaginar alguma sonoridade? Mesmo em algo estático isso é possível? É muito vasta a gama de possibilidades de uma trilha sonora, que ora contribui para um reforço realista do que se pretende representar, ora acrescenta um devir poético a essa mesma realidade, transcendendo-a.  

         Ao discutir este tema com os alunos em sala de aula é importante levar em consideração a noção que os estudantes trazem sobre o assunto, e além disso, estimular a expansão desses conhecimentos, construindo um diálogo com materiais artísticos diversos, relações, percepções que possam acrescentar novos repertórios de significado sobre música e seus usos contemporâneos.                 

         Tendo em vista a preparação prévia do professor para as aulas, recomendamos consultas os seguintes links 1 e 2 em Recursos Complementares.

         Além disso, faz-se necessário que o(a) professor(a), investigue consigo próprio os questionamentos que pretende propor a seus alunos, pesquise suas concepções e entendimentos a respeito do tema, esboçando respostas, caminhos, para que o aprofundamento das questões sobre trilha sonora em aula seja mais efetivo.        

Atividade 1 - conceito

trilha sonora - http://compostura.files.wordpress.com/2010/02/trilhasonora1.jpg 

         Professor(a), inicie a aula propondo um levantamento com os alunos a respeito do que conhecem sobre trilha sonora e discutindo suas referências.

         Inicie o debate a partir de instigações com perguntas:

  1. O que é uma trilha sonora? (Anote as várias definições trazidas pelo grupo)
  2. Em que podemos encontrá-la? (Peças de teatro, filmes, desenhos animados, espetáculos de dança, clipes, festas, desfiles de moda, exposições de arte, sites de internet, etc.)
  3. É possível afirmar que uma casa, rua, bairro, comunidade ou cidade também possuem trilhas sonoras? Quais? (Sons ambientes típicos daquela região e que possam ser ouvidos frequentemente)
  4. E qual é a função de uma trilha sonora? (Contrastar ou reforçar determinada emoção ou sensação de algo visual, criar expectativa, construir o imaginário de uma cena a partir de sonoridades diversas, etc.)
  5. De onde se origina o conceito de trilha sonora?
  6. Alguém pode citar uma trilha sonora muito conhecida? Porque será que algumas trilhas sonoras ficam mais conhecidas do que os filmes que as geraram?
  7. Como imaginam que seja o trabalho de alguém que cria uma trilha sonora? Este compõe vendo a imagem? Junto com um diretor? A partir de um roteiro? É possível que exista primeiro a música (trilha sonora) para que a partir desta seja criado o filme de maneira sincronizada?    

         Exemplifique com este desenho animado, construído a partir da música de Fréderic Chopin. Vide link: http://www.youtube.com/watch?v=T3krskafGk8  

         A música existia antes do desenho. Como é possível sincronizar? O que envolve um trabalho desse tipo?       

Atividade 2 - Apreciação  

Apreciação - http://nao2nao1.com.br/wp-content/uploads/2010/08/trilha-sonora.jpg 

         Professor(a), para a identificação das trilhas sonoras a partir de fontes diversas, proponha aos alunos agora uma ‘sessão’ de vídeos. Sugerimos uma coletânea com os seguintes exemplos:   

         Trecho do filme "O clã das adagas voadoras" (exiba até 7:30) - http://www.youtube.com/watch?v=GbycbKfbMtU 

         Trecho do espetáculo de teatro - Saudade em terras d´água - Companhia Dos à Deux - http://www.youtube.com/watch?v=KF25o9odgzw&feature=related 

         Comercial de TV - Fiat Uno - http://www.youtube.com/watch?v=cvEMQmhBSUQ&feature=related 

         Abertura da novela "A Favorita" - http://www.youtube.com/watch?v=ncC-vWogYeo&feature=related  

         Trecho do "Programa do Jô" - http://www.youtube.com/watch?v=DR2FPMgYydQ&feature=fvst  

         Clip do espetáculo de dança "Cruel" de Débora Colker - http://www.youtube.com/watch?v=AhhGCBxOgdw 

         Clipe da música "The only exception" da banda Paramore - http://www.youtube.com/watch?v=-J7J_IWUhls  

          Após terem visto cada link, abra espaço para comentários breves, aspectos que se destacam em cada observação. Recomendamos que antes da exibição seja enfatizado com os alunos o desafio de identificarem aspectos como:

  1. instrumentos musicais da trilha, gênero/estilo musicais.
  2. efeitos de expressividade que esse som acrescenta ao que está sendo visto: Contrasta? Enfatiza? De que maneira?
  3. Se víssemos esses trechos sem som, mudaria nossa percepção? De que maneira?       

         Obs.: Caso o tempo seja reduzido recomendamos que sejam selecionados menos exemplos.

Atividade 3 - Pesquisa e Criação

Companhia dos à deux - http://sescsp.org.br/sesc/revistas_sesc/sesc/images/2008/palco_giratorio_topo.jpg 

         Professor(a), proponha aos alunos uma investigação prática das ‘trilhas sonoras’ encontradas em sua escola. Organize a turma em pequenos grupos e peça que captem com um gravador sonoro simples (encontrados em aparelhos celulares ou mp3 players com microfone embutido), os sons que identificam na escola: vozes de alunos e professores, sons de carteiras, sirene que marca o intervalo entre as aulas, sons de alunos jogando em uma quadra, sons do entorno da região e que são percebidos de dentro da escola, carros, aviões, etc.                 

         Em seguida a coleta sonora, retorne à sala de aula e ouça com os grupos os diversos sons gravados.                 

         Peça aos alunos que se organizem em grupos de 4 a 6 e roteirizem uma sequência para os sons encontrados, de modo a transmitir a um espectador o ambiente sonoro e as sensações percebidas na escola. Em seguida, cada grupo irá simular com o corpo e voz, cada um dos sons e executá-los na sequência.

         Por exemplo, Grupo 1 - Roteiro de trilha:

  1. Sons de automóveis 
  2. Som do portão da escola
  3. Som do sinal de entrada
  4. Sons de carteiras
  5. Sons dos alunos falando
  6. Som do sinal de saída
  7. Sons de alunos falando diminuindo de volume.                   

         Circule entre os grupos, orientando os alunos na construção do roteiro e contribuindo com sugestões. Após as apresentações dos trabalhos, discuta com a turma os efeitos diferentes obtidos apenas por variações na ordem dos sons, interpretação, volume.

         Seria possível para alguém que nunca esteve na escola criar uma imagem mental dela a partir desse roteiro de sonoridades propostas? Sugira aos grupos que desdobrem esta atividade em uma pesquisa em seu bairro/comunidade, captando os sons em gravadores e compondo também um roteiro para a identificação destes sons. Evidentemente os sons em seu ambiente natural acontecem de maneira simultânea, então estimule os alunos a combinarem livremente um ou mais elementos sonoros, desde que identifiquemos no roteiro musical uma intencionalidade no que se deseja transmitir a um espectador.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Discutiram a respeito do conceito de trilha sonora formulando conceitos?
  2. Identificaram trilhas sonoras de fontes diversas analisando seus efeitos?
  3. Identificaram diferentes ‘trilhas sonoras’ em situações cotidianas?
  4. Pesquisaram a paisagem sonora de sua escola ou comunidade e mapearam suas possíveis ‘trilhas sonoras’?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.