Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Making it to the top

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre carreiras
  • Consolidar estrutura de “Relative clause”
  • Expandir o vocabulário sobre trabalho
Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão ter conhecimento sobre estruturas de Simple Present na forma afirmativa, além de vocabulário sobre profissões.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Comece a aula escrevendo no quadro a palavra:

JOBS

Encoraje seus alunos a falarem das profissões que conhecem e faça uma lista com essas sugestões em inglês no quadro. Pergunte qual a profissão eles mais gostam e a que menos gostam. Faça essa atividade com a turma toda, de forma que a maior parte dos alunos expressem suas opiniões.

Para a próxima atividade você precisará imprimir a folha de atividades chamada FIND 40 JOBS OR OCCUPATIONS disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/making-it-to-the-top - acesso em 27/10/10

Essa folha de atividades contém duas páginas: uma lista de quarenta profissões ilustradas na primeira e um caça palavras com essas profissões na segunda. Distribua a primeira página, certifique-se de que os alunos compreenderam as profissões e em seguida leia-as em voz alta para que a turma repita depois de você.

Organize os alunos em grupos de três ou quatro pessoas, distribua a segunda página da folha de atividade e peça que encontrem todas as quarenta profissões. Faça essa atividade como uma competição em que o grupo que terminar primeiro será o vencedor. Para a chave de respostas, acesse o link acima e imprima o arquivo chamado KEY.

Para terminar, divida a turma em três ou quatro grupos e peça que elejam um líder para jogarem um jogo de mímica. Para esse jogo você precisará preparar cartões com o nome das profissões. Você pode utilizar a primeira página da folha de atividades dada na aula passada para preparar esses cartões. Apenas corte e cole cada profissão em um pedaço de cartolina, assim você cria um banco de atividades que poderão ser utilizadas em outras oportunidades. O jogo de mímica pode ser feito de diversas formas. Cronometre dois minutos para que o líder de cada time faça mímicas referentes às profissões dos cartões, conte o número de acertos de cada grupo. O vencedor será o time que acertou mais mímicas

Aula 2

Comece a aula recapitulando rapidamente as profissões ensinadas na aula passada. Em seguida escreva no quadro o seguinte:

 

The barman

is the

 

prepares drinks.

The hospital

is the

 

doctors work.

The hairdresser

is the

 

cuts people's hair.

The camera

is the

 

photographers use.

Com a ajuda dos alunos complete a segunda coluna com as seguintes palavras:  PERSON, PLACE, PERSON, OBJECT.

Para que os alunos participem e entendam o que está sendo ensinado, faça perguntas do tipo:

  1. Is a barman a place, an object or a person?
  2. Is a hospital a place, an object or a person?
  3. Is a hairdresser a place, an object or a person?
  4. Is a camera a place, an object or a person?

Para completar a terceira coluna pergunte aos alunos qual a WH-word (palavra com WH) é usada para falar sobre:

  1. Place?     = Where
  2. Object?   = Which
  3. Person?   = Who

Com a ajuda dos alunos complete a terceira coluna com os pronomes acima na seguinte ordem: WHO, WHERE, WHO, WHICH.

Leia as frases completas e certifique-se que os alunos entenderam suas estruturas. Faça uma rápida repetição dessas frases com a turma.

Agora você precisará imprimir a folha de atividades chamada RELATIVE PRONOUNS disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/making-it-to-the-top - acesso em 27/10/10

Distribua a folha de atividades, leia a explicação e esclareça qualquer dúvida. Em seguida peça aos alunos que façam as atividades A e B em duplas. Cronometre alguns minutos, peça que comparem suas respostas com as de outra dupla e corrija no quadro.

Respostas:

A) who/that - that/which - who - where

B) where - where - who - who - which/that - who - who - which/that

Aula 3

Nessa aula iremos consolidar o uso das Relative Clauses. Para isso conduza os alunos ao laboratório de informática e oriente-os a entrarem no site a seguir.

http://grammar.ccc.commnet.edu/grammar/quizzes/which_quiz.htm - acesso em 27/10/10

Nesse site os alunos encontrarão um Quiz sobre o uso dos pronomes relativos (WHO, WHICH, THAT) que além de dar a resposta certa ainda descreve seu porquê. Dessa forma, os alunos terão mais uma oportunidade para internalizar o assunto. Peça que façam o Quiz em duplas.

Em seguida você precisará imprimir a atividade RELATIVE CLAUSES WORKSHEET disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/making-it-to-the-top - acesso em 27/10/10

Proponha essa atividade como um desafio. Oriente os alunos a trabalharem individualmente e, ao terminarem, peça que comparem suas repostas com as de um colega e em seguida corrija com a turma.

Aula 4

Você precisará dos cartões sobre profissões feitos e usados na aula 1.

Para começar essa aula organize os alunos em grupos de três ou quatro pessoas e distribua os cartões de profissões entre eles. Oriente-os a escreverem três ou quatro frases sobre as profissões em seus cartões de acordo com seguinte modelo:

Escreva no quadro:

Exemplo:

JOB: teacher

The person who teaches students is the teacher.

The school is the place where the teacher works.

The board and books are the objects which the teacher uses to teach.

Em seguida peça a cada membro de cada grupo que leia uma frase, porém eles não deverão dizer o nome da profissão. O objetivo é que os colegas dos outros grupos adivinhem qual a profissão está sendo descrita. Faça essa atividade como uma brincadeira, contabilize os pontos dos grupos e o vencedor será quem fizer mais pontos.

Se houver tempo você poderá propor a criação de um mural sobre as profissões. Os alunos criam cartazes usando as frases escritas na atividade anterior, ilustram com desenhos e/ou recortes de revistas e colam nas paredes. Para essa atividade você precisará dos cartões com as profissões usados na aula 1, folhas de papel A4 ou similar, canetas hidrocor, tesoura e revistas velhas.

Recursos Complementares

Mais explicação sobre Relative Clauses:

http://esl.about.com/od/grammaradvanced/a/relative_clause.htm - acesso em 11/10/10

Quiz BBC sobre Relative Pronouns:

http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/quiznet/pdfs/qnet_304_clauses.pdf - acesso em 10/11/10

Avaliação

Avalie as atividades impressas ou as frases criadas na aula 4 ou os cartazes feitos na aula 4.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.