Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


No regrets!

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Falar sobre desejos e arrependimentos
  • Aplicar estratégias de leitura: citação
  • Consolidar estrutura de “Past Simple”
  • Rever uso de “wish + past simple”
Duração das atividades
5 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisarão conhecer a estrutura de Simple Present nas formas afirmativa, negativa e interrogativa, bem como o passado de verbos irregulares.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Pergunte aos alunos se eles acham que cometem muitos erros na vida. Encoraje-os a dizerem se sim e quais são esses erros.

Escreva no quadro:

THE MAN WHO MAKES NO MISTAKES DOESN'T USUALLY MAKE ANYTHING.

Theodore Roosevelt, President of the United States

Peça aos alunos que digam se concordam ou não com a citação acima, promova uma discussão à respeito incentivando os alunos a dizerem o que pensam.

Agora pergunte se eles têm muitos arrependimentos na vida. Novamente ouça e promova uma discussão à respeito incentivando-os a expressarem suas opiniões.

Escreva no quadro as seguintes frases:

  • I regret ...
  1. Buying something on an impulse.
  2. Not studying enough.
  3. Eating too much.
  4. Wasting time playing games.
  5. Getting angry with someone.
  6. Watching too much TV.
  7. Not calling someone.
  8. Arguing with your parents.
  9. Not bringing something with you.
  10.  _____________________________

Oriente os alunos a se organizarem em grupos de três ou quatro pessoas. Eles deverão completar a frase: I regret... com um dos complementos (1-10) escritos no quadro e discutir com os membros do grupo.

Enfatize o uso do gerúndio (ING) após o verbo REGRET.

Após alguns minutos peça a voluntários que compartilhem seus arrependimentos com a classe. Você pode também pedir para que um membro de cada grupo compartilhe com a turma os arrependimentos discutidos por seus grupo.

Aula 2

Nessa aula trabalharemos com o uso do WISH para expressar desejos.

Peça aos alunos que visitem o link abaixo. Nele eles encontrarão um texto falando sobre desejos (WISHES)

http://www.eslflow.com/wishsheet.html - acesso em 07/11/10

 

Leia o texto com os alunos e explique qualquer vocabulário desconhecido. Enfatize o uso do PAST SIMPLE depois de WISH para falar de desejos.

Em seguida oriente os alunos a escolherem cinco frases que expressem alguns de seus desejos, escreverem em uma folha e explicarem porque têm esse desejo.

Agora peça que os alunos circulem pela sala de aula comparando suas escolhas com as dos colegas até encontrarem alguém que tenha os mesmos desejos. Ao encontrar alguém com os mesmos desejos os alunos deverão comparar suas razões.

Escreva no quadro o seguinte modelo de diálogo:

A: Do you wish you knew how to be successful?

B: Yes, I do.

A:  Why do you wish you knew how to be successful?

B: Because I want to make a lot of money.

Monitore e auxilie os alunos durante a atividade.

Se houver tempo você pode pedir aos alunos que compartilhem suas descobertas com a classe.

Aula 3

Essa aula foi adaptada do site: http://www.onestopenglish.com/ - acesso em 07/111/10

Para essa aula você precisará imprimir as folhas de atividades disponíveis em:

http://www.onestopenglish.com/section.asp?catid=58145&docid=147552 - acesso em 07/11/10

Imagem: Folha de atividades página 1

Imagem: Folha de atividades página 2

Distribua a primeira página da folha de atividades e peça aos alunos que leiam a estória de Scott e Tracy. Explique qualquer vocabulário desconhecido ou oriente os alunos a pesquisarem essas palavras no dicionário.

Sugestão de dicionário online:

http://translation.babylon.com/ - acesso em 07/11/10

Faça uma breve discussão sobre a situação do casal, pergunte aos alunos se eles já viveram ou conhecem alguém que tenha vivido algo parecido.

Agora distribua a segunda página da folha de atividades e peça aos alunos que, em grupos de três pessoas, respondam às perguntas da atividade no topo da página. Antes de corrigir com a turma peça aos grupos que comparem suas respostas com as de outro grupo.

Peça aos alunos que guardem essa atividade pois na próxima aula continuaremos a fazê-la.

Aula 4

Nessa aula continuaremos a trabalhar com a folha de atividades da aula passada. Você deverá instruir os alunos a completarem os balões de diálogo com as possíveis falas de Scott e Tracy. Oriente-os a trabalharem em grupos de três ou quatro pessoas. Essa atividade tomará a aula toda, pois os alunos deverão criar as frases de ambos os personagens e em seguida apresentar suas idéias para a classe.

Circule pela sala dando qualquer auxílio necessário.

Aula 5

Para terminar você poderá propor aos alunos a criação de um diálogo entre os personagens Scott e Tracy que em seguida deverá ser encenado. Distribua a terceira página da folha de atividades e oriente os alunos a se organizarem em grupos de três ou quatro alunos. Eles deverão usar sua imaginação para criar um diálogo em que os personagens terão uma conversa franca sobre o que sentem, seus arrependimentos e expectativas.

Acompanhe os alunos durante a criação desse diálogo orientando e ajudando quando necessário. Em seguida peça a voluntários que modelem esse diálogo para a turma como se fossem Scott e Tracy. Encoraje-os a encenarem como em uma peça teatral.

Imagem: Folha de atividades página 3

Recursos Complementares

Se desejar promover discussão sobre arrependimentos, visite o link abaixo e imprima a lista de perguntas:

http://www.headsupenglish.com/skillbuilders/speaking/regrets.pdf 

Para atividades sobre Wish, acesse:

http://www.better-english.com/grammar/wish1c.htm 

http://www.adrformacion.com/udsimg/ingles4/2/Ingles4L2-3a.htm 

(todos os links foram acessados em 07/11/10)

Avaliação

Avalie as três folhas de atividades e também a encenação do diálogo.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.