07/12/2012
Glaucia Silveira Brichi, Israel Rosalino, Karina Omuro Lupetti, André Farias de Moura
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Não há necessidade de conhecimentos específicos.
Os alunos participarão de uma aula explicativa baseada em vídeo-aulas sobre teoria e conceito sobre ácidos e bases, aprendendo sobre as diferentes teorias: Arrhenius e Bronsted- Lowry
Apresentar as nomenclaturas de ácidos, base e sais.
Veja o vídeo :
- Contextualização e exemplificação de ácidos e bases no cotidiano (cebola e cal viva)
Utilizar os vídeos para aprofundar conceitos e tirar dúvida sobre os diversos processos que envolvam ácidos, bases e suas reações.
Fazer uma introdução teórica e conceitual sobre indicadores ácido-base e sua importância (material de apoio na seção de recursos complementares)
- Ensinar a realizar uma titulação ácido-base com indicador olfativo de cebola-roxa. Apresentar os materiais que serão utilizados na aula (bureta, proveta, balão volumétrico) e o procedimento que será utilizado no experimento;
Os alunos devem compreender os conceitos de ácidos e bases e os princípios de uma neutralização ácido-base e conseguir utilizar as vidrarias e perceber o ponto de viragem pelo olfato ou pela mudança de cor da solução.
2.1: Materiais Utilizados:
- Cebola roxa picada
- Água
- Solução de hidróxido de sódio 0,1 M
- Solução de ácido clorídrico 0,1 M
- Frascos para colocar as substâncias
- Bureta 25 mL
- Proveta 25 mL
- Béquer 50 mL
- Conta-gotas
2.2: Procedimento
Falar sobre medidas de segurança e emergência que devem ser tomadas ao manipular reagentes químicos concentrados. Utilização de óculos, jaleco, luvas e roupas apropriadas são sempre essenciais em laboratórios de Química. Na experiência proposta, não utilizaremos concentrações elevadas dos reagentes e o indicador será feito com cebola roxa. Caso não tenha a disposição HCl e NaOH, podem ser utilizados vinagre e soda cáustica (diluída em água- 1 colher de café para 1 copo de 200 mL de água).
Apresentar as vidrarias utilizadas: copo de béquer, bastão de vidro, bureta e as escalas impressas nos mesmo. Os deficientes visuais poderão tatear e sentir o relevo da escala.
Na ausência de vidrarias específicas, copos de vidro comuns ou de plástico também podem ser utilizados. Seringas graduadas podem ser utilizadas como provetas, sendo que o líquido pode ser impulsionado pelo embolo, medindo-se o volume utilizado até neutralizar a outra solução.
Preparar a solução de cebola roxa que será utilizada como indicador. Picar a cebola e colocar em um copo com 50 mL de água, misturar por 30 segundos. Peneirar para retirar os pedaços.
Adicionar na bureta 10 mL de base (hidróxido de sódio) e ao copo de béquer 10 mL de ácido (ácido clorídrico) mais o indicador ( 10 gotas com auxílio de um conta-gotas)
Após a explicação do que será feito, deve-se posicionar os materiais na frente dos alunos e realizar juntamente com os mesmos o experimento de titulação ácido-base, conduzindo a mão deles para que façam a mistura do suco de cebola com ácido no béquer e depois adicionando a base que estará na bureta sobre o béquer com o ácido e o indicador de cebola roxa. Eles devem manipular a torneira da bureta, sendo capazes de abrir para liberar o líquido (posição vertical-paralela à bureta) e fechar (posição transversal à bureta) quando não mais sentirem o odor da cebola, indicando o final da titulação. Os outros alunos poderão observar o ponto de viragem visualmente de vermelho pra verde.
Questionar sobre mudança no odor/cor antes e depois da adição das soluções, analisando assim seu aprendizado e a eficiência do material produzido e utilizado na vivência
Nome | Tipo |
---|---|
É Tempo de Química! - Ácidos e suas reações | Vídeo |
Conversa Periódica - Nomenclatura de Ácidos, Sais e Bases | Vídeo |
É Tempo de Química! - Reações de óxidos básicos e óxidos ácidos com água | Vídeo |
Para saber mais sobre o assunto, relacionamos alguns links interessantes para serem acessados:
Introdução teórica e conceitual sobre ácido e base (www.brasilescola.com › Química › Química Inorgânica)
Introdução teórica e conceitual sobre a teoria ácido-base de Arrhenius. Teorias ácido-base do século XX - Química Nova na Escola
Contextualização e exemplificação de ácidos e bases no cotidiano QUÍMICA DE ÁCIDOS E BASES - Departamento de Química/UFMG
Introdução teórica e conceitual sobre indicadores ácido-base e sua importância http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/indicador-acidobase-natural.htm
Titulação olfativa: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/sala_de_aula/titulacao_olftativa.htm
De acordo com os objetivos apresentados na aula, propõe-se duas metodologias de avaliação: Metodologia observacional - Registro cursivo (durante as vivências) e entrevista semi-estruturada.
- Registro cursivo: são feitas anotações pelo professor-pesquisador sobre os acontecimentos, comportamentos, gestos ou palavras, interação entre os participantes para avaliação do do mesmo sobre a eficiência do material elaborado e da metodologia aplicada
- Entrevista semi estruturada: composta por uma série de perguntas abertas tanto para avaliação da aprendizagem dos conceitos ensinados e do trabalho experimental como para o aprimoramento da aula: Por exemplo: O que vocês mais gostaram da aula? Vocês sentiram alguma dificuldade durante a aula? O que mais lhes chamou a atenção? Faça uma crítica ou sugestão sobre a aula. Que outros reagentes você poderia utilizar para testar o que acabamos de aprender (reação de neutralização ácido-base)?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!