Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Indicadores Ácidos-base Olfativos - Ensino Especial - Deficientes Visuais

 

07/12/2012

Autor e Coautor(es)
Wania Aparecida Christinelli
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Glaucia Silveira Brichi, Israel Rosalino, Karina Omuro Lupetti, André Farias de Moura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Teoria sobre ácido e base

  • Contextualização e exemplificação de ácidos e bases no cotidiano

  • Introdução teórica e conceitual sobre indicadores ácido-base e sua importância

  • Titulação olfativa

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos específicos.

Estratégias e recursos da aula

Parte 1: Conceitos específicos

 

Os alunos participarão de uma aula explicativa baseada em vídeo-aulas sobre teoria e conceito sobre ácidos e bases, aprendendo sobre as diferentes teorias: Arrhenius e Bronsted- Lowry

Apresentar as nomenclaturas de ácidos, base e sais.

Veja o vídeo :       

 

 

- Contextualização e exemplificação de ácidos e bases no cotidiano (cebola e cal viva)
 

 

 

 


 

 

 

Utilizar os vídeos para aprofundar conceitos e tirar dúvida sobre os diversos processos que envolvam ácidos, bases e suas reações.

 

Parte 2: Experimento

Fazer uma introdução teórica e conceitual sobre indicadores ácido-base e sua importância (material de apoio na seção de recursos complementares)

- Ensinar a realizar uma titulação ácido-base com indicador olfativo de cebola-roxa. Apresentar os materiais que serão utilizados na aula (bureta, proveta, balão volumétrico) e o procedimento que será utilizado no experimento;

Os alunos devem compreender os conceitos de ácidos e bases e os princípios de uma neutralização ácido-base e conseguir utilizar as vidrarias e perceber o ponto de viragem pelo olfato ou pela mudança de cor da solução.

2.1: Materiais Utilizados:

- Cebola roxa picada

- Água

- Solução de hidróxido de sódio 0,1 M

- Solução de ácido clorídrico 0,1 M

- Frascos para colocar as substâncias

- Bureta 25 mL

- Proveta 25 mL

- Béquer 50 mL

- Conta-gotas

2.2: Procedimento

Falar sobre medidas de segurança e emergência que devem ser tomadas ao manipular reagentes químicos concentrados. Utilização de óculos, jaleco, luvas e roupas apropriadas são sempre essenciais em laboratórios de Química. Na experiência proposta, não utilizaremos concentrações elevadas dos reagentes e o indicador será feito com cebola roxa. Caso não tenha a disposição HCl e NaOH, podem ser utilizados vinagre e soda cáustica (diluída em água- 1 colher de café para 1 copo de 200 mL de água).

Apresentar as vidrarias utilizadas: copo de béquer, bastão de vidro, bureta e as escalas impressas nos mesmo. Os deficientes visuais poderão tatear e sentir o relevo da escala. 

Na ausência de vidrarias específicas, copos de vidro comuns ou de plástico também podem ser utilizados. Seringas graduadas podem ser utilizadas como provetas, sendo que o líquido pode ser impulsionado pelo embolo, medindo-se o volume utilizado até neutralizar a outra solução.

Preparar a solução de cebola roxa que será utilizada como indicador. Picar a cebola e colocar em um copo com 50 mL de água, misturar por 30 segundos. Peneirar para retirar os pedaços.

Adicionar na bureta 10 mL de base (hidróxido de sódio) e ao copo de béquer 10 mL de ácido (ácido clorídrico) mais o indicador ( 10 gotas com auxílio de um conta-gotas)

 

Após a explicação do que será feito, deve-se posicionar os materiais na frente dos alunos e realizar juntamente com os mesmos o experimento de titulação ácido-base, conduzindo a mão deles para que façam a mistura do suco de cebola com ácido no béquer e depois adicionando a base que estará na bureta sobre o béquer com o ácido e o indicador de cebola roxa. Eles devem manipular a torneira da bureta, sendo capazes de abrir para liberar o líquido (posição vertical-paralela à bureta) e fechar (posição transversal à bureta) quando não mais sentirem o odor da cebola, indicando o final da titulação. Os outros alunos poderão observar o ponto de viragem visualmente de vermelho pra verde.

Questionar sobre mudança no odor/cor antes e depois da adição das soluções, analisando assim seu aprendizado e a eficiência do material produzido e utilizado na vivência

Recursos Educacionais
Nome Tipo
É Tempo de Química! - Ácidos e suas reações Vídeo
Conversa Periódica - Nomenclatura de Ácidos, Sais e Bases Vídeo
É Tempo de Química! - Reações de óxidos básicos e óxidos ácidos com água Vídeo
Recursos Complementares

Para saber mais sobre o assunto, relacionamos alguns links interessantes para serem acessados:

Avaliação

De acordo com os objetivos apresentados na aula, propõe-se duas metodologias de avaliação: Metodologia observacional - Registro cursivo (durante as vivências) e entrevista semi-estruturada.

- Registro cursivo: são feitas anotações pelo professor-pesquisador sobre os acontecimentos, comportamentos, gestos ou palavras, interação entre os participantes para avaliação do do mesmo sobre a eficiência do material elaborado e da metodologia aplicada

- Entrevista semi estruturada: composta por uma série de perguntas abertas tanto para avaliação da aprendizagem dos conceitos ensinados e do trabalho experimental como para o aprimoramento da aula: Por exemplo: O que vocês mais gostaram da aula?  Vocês sentiram alguma dificuldade durante a aula? O que mais lhes chamou a atenção? Faça uma crítica ou sugestão sobre a aula. Que outros reagentes você poderia utilizar para testar o que acabamos de aprender (reação de neutralização ácido-base)?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.