12/01/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer a história do Atletismo.
- Diferenciar as modalidades que compõem o Atletismo.
- Vivenciar alguns jogos pré-desportivos de Atletismo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.
As imagens abaixo mostram atletas lançando objetos (disco e dardo), correndo, saltando (com vara e por obstáculos).
Fonte das imagens: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=7 (acessado em 27/10/2010).
A qual modalidade pertencem esses esportes?
Quem respondeu Atletismo acertou. Mas o que é Atletismo?
Atletismo é um conjunto de esportes que engloba três modalidades: corridas, lançamentos e saltos. Antes mesmo dos Jogos Olímpicos registros apontam que a corrida já era praticada, mas foi com o início dos Jogos Olímpicos que a corrida e outras modalidades do atletismo passaram a ter maior regulamentação.
Atividade 1
Sugerir aos alunos que pesquisem no laboratório de informática ou na biblioteca:
- A história do Atletismo.
Obs: registrar no caderno os dados coletados nessa pesquisa, de forma individual. Essas anotações poderão ser consultadas no momento do debate final, pois fornecerão maiores subsídios para a argumentação e sistematização das respostas dos alunos.
Sugestão de sites para pesquisa:
Confederação Brasileira de Atletismo - Origens
www.cbat.org.br/atletismo/origem.asp (acessado em 15/12/2010).
Portal São Francisco - História do Atletismo
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/atletismo/historia-do-atletismo.php (acessado em 15/12/2010).
Atividade 2
Para entender um pouco mais sobre estrutura e as peculiaridades do Atletismo sugiro a apresentação de dois simuladores e de uma webquest.
Na webquest encontra-se uma atividade, nela a sala será dividida em grupos os quais terão a tarefa de pesquisarem sobre as modalidades do Atletismo. Para complementar essa atividade a sugestão é solicitar aos alunos que a apresentem na forma de vídeo, pois assim todos terão a oportunidade de visualizar os movimentos e as características básicas de cada esporte.
Para essa atividade a sugestão é utilizar para edição do vídeo o software "Movie Maker" ou do software livre "Kino".
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).
Disponível para download: www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.
Disponível para download: www.baixaki.com.br/download/kino.htm
Os dois simuladores trazem informações e ilustram as modalidades que fazem parte do Atletismo, a apresentação deles deve anteceder a webquest, pois serão eles que darão subsídios e fundamentação para que os alunos possam responder as questões presentes na webquest "Modalidades do Atletismo".
1º Simulador: "Atletismo - Orgulho dos Jogos Olímpicos"
Esse simulador apresenta muitas informações sobre o Atletismo de forma interativa, tais como as pistas para cada tipo de prova (dentro e fora do estádio), sobre as modalidades de corrida, saltos, lançamentos e os combinados.
Disponível em: www.cob.org.br/esportes/infograficos/AT/AT.swf?lang=PT-BR (acessado em 02/09/2010).
2º Simulador: Atletismo
O simulador do site Uol mostra o passo a passo das provas com barreiras, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, marcha atlética e provas combinadas.
Disponível em: http://e.i.uol.com.br/pan/2007/modalidades/infograficos/atletismo.swf (acessado em 02/09/2010).
3º - Webquest "Modalidades do Atletismo"
A webquest abaixo apresenta um roteiro de atividades a serem desenvolvidas utilizando preferencialmente os recursos de pesquisa disponíveis na internet.
Ela proporcionará aos alunos conhecerem ou aprofundarem seus conhecimentos sobre as modalidades que constituem o Atletismo.
Disponível em: www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w2.php?id_actividad=22603&id_pagina=1 (acessado em 27/10/2010).
Definição de WebQuest:
A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular. Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.
É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente.
A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões.
Sugestão de site (criando uma webquest):
Bancos de WebQuestsPHPWEBQUEST, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR.
Disponível em: www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 02/09/2010).
Apresentação do vídeo "Tempo [Visões do esporte]", o qual relaciona o tempo com os recordes que o atleta é capaz de fazer no esporte. Mostra a luta do atleta contra o tempo, em sua busca de ser o mais rápido, o mais veloz.
Com esse vídeo podemos fazer referências com algumas provas do atletismo, como exemplo as corridas. Nessas provas, o atleta pode além de vencer seus adversários, ter a possibilidade de vencer o tempo, quebrando recordes e afirmando seu nome na história.
Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18503 (acessado em 02/09/2010).
Atividade 3
Após apresentar o vídeo os alunos deverão realizar as seguintes pesquisas:
- Qual prova do atletismo é considerada a mais rápida, a qual muitas vezes intitula o vencedor como o homem / mulher mais rápido do mundo?
- Atualmente quem é o homem e a mulher mais rápido (a) do mundo nessa prova?
Sugestão de sites para pesquisa:
Uol Mais
mais.uol.com.br/view/oif8xgqxomyu/usain-bolt-sempre-o-mais-rapido-do-mundo-0402336EC0990366?types=A& (acessado em 27/10/2010).
Confederação Brasileira de Atletismo - Recordes Olímpicos
www.cbat.org.br/estatisticas/recordes/recordes_quadro.asp?id=4 (acessado em 27/10/2010).
Wikipédia - 100 metros rasos
http://pt.wikipedia.org/wiki/100_metros_rasos (acessado em 27/10/2010).
Atividade 4
Essa atividade tem como objetivo propiciar a vivência dos alunos em alguns fundamentos do Atletismo, como também a aquisição e aperfeiçoamento das habilidades específicas relacionadas a esse esporte.
Obs: deixar que os alunos percebam a relação desses jogos com as modalidades do atletismo.
Ex: durante a execução perguntar qual modalidade necessita realizar um salto sobre um obstáculo?
1ª - Estafeta dos obstáculos
Alunos dispostos em duas equipes, divididas em duas colunas de frente para o circuito formado por dois cones nos quais estão amarradas cordas numa altura que propicie a transposição (similar a três barreiras); quatro arcos colocados no chão em forma de zigue-zague e um caixote de madeira (ou tampa do plinto).
Ao sinal, o primeiro aluno de cada equipe iniciará a corrida a partir da posição de saída baixa em direção aos obstáculos, retornando à sua equipe por meio de uma corrida de velocidade rasa, tocando o ombro do próximo componente.
Vencerá a equipe que concluir todo o circuito primeiro.
Imagem: exemplo da atividade "Estafeta dos obstáculos"
Imagem disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2010/Educacao_fisica/artigo/1_atletismo.pdf (acessado em 02/09/2010).
2ª - Saltando com a bexiga
Alunos correndo pelo espaço, com uma bexiga nas mãos.
Ao sinal, deverão executar o movimento do salto grupado, saltando sobre uma corda estendida, fazendo com que a bexiga toque a ponta dos pés.
Imagem: exemplo da atividade "Saltando com a Bexiga"
Imagem disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2010/Educacao_fisica/artigo/1_atletismo.pdf (acessado em 02/09/2010).
Realizada todas as etapas, desde realização da pesquisa sobre a História do Atletismo, passando pelos simuladores e as questões pertinentes a webquest "Modalidades do Atletismo", a realização das atividades propostas no vídeo "Tempo [Visões do esporte]" e a vivência de alguns jogos pré-desportivos, chega o momento de socializar todas essas informações. Pode ser realizado um círculo, onde o professor como mediador pode fazer perguntas, questionamentos sobre os temas referentes ao Atletismo.
Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema casa julgue necessário.
Nome | Tipo |
---|---|
Tempo [Visões do esporte] | Vídeo |
Referências:
Confederação Brasileira de Atletismo
Disponível em: www.cbat.org.br/atletismo/default.asp (acessado em 27/10/2010).
História Net (Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga)
Disponível em: www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=210 (acessado em 27/10/2010).
Artigo - Atletismo se aprende na Escola
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=5648 (acessado em 27/10/2010).
Portal Dia-a-dia Educação - História do Atletismo
www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167 (acessado em 27/10/2010).
- Realizou as pesquisas solicitadas.
- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.
- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.
- Trouxe informações importantes para a discussão.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/06/2015
Cinco estrelasÉ muito bom encontrar um material tão rico, e bem elaborado, parabéns.
17/09/2012
Cinco estrelasGostei muito. Ainda não conhecia o portal. Parabéns