Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atletismo e suas provas na pista

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a história do Atletismo.

- Diferenciar as modalidades que compõem o Atletismo.

- Vivenciar alguns jogos pré-desportivos de Atletismo.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

As imagens abaixo mostram atletas lançando objetos (disco e dardo), correndo, saltando (com vara e por obstáculos).

Fonte das imagens: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=7 (acessado em 27/10/2010).

A qual modalidade pertencem esses esportes?

Quem respondeu Atletismo acertou. Mas o que é Atletismo?

Atletismo é um conjunto de esportes que engloba três modalidades: corridas, lançamentos e saltos.  Antes mesmo dos Jogos Olímpicos registros apontam que a corrida já era praticada, mas foi com o início dos Jogos Olímpicos que a corrida e outras modalidades do atletismo passaram a ter maior regulamentação.

Atividade 1

Sugerir aos alunos que pesquisem no laboratório de informática ou na biblioteca:

- A história do Atletismo.

Obs: registrar no caderno os dados coletados nessa pesquisa, de forma individual. Essas anotações poderão ser consultadas no momento do debate final, pois fornecerão maiores subsídios para a argumentação e sistematização das respostas dos alunos.

Sugestão de sites para pesquisa:

Confederação Brasileira de Atletismo - Origens

www.cbat.org.br/atletismo/origem.asp (acessado em 15/12/2010). 

Portal São Francisco - História do Atletismo 

www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/atletismo/historia-do-atletismo.php (acessado em 15/12/2010).  

Atividade 2

Para entender um pouco mais sobre estrutura e as peculiaridades do Atletismo sugiro a apresentação de dois simuladores e de uma webquest.

Na webquest encontra-se uma atividade, nela a sala será dividida em grupos os quais terão a tarefa de pesquisarem sobre as modalidades do Atletismo. Para complementar essa atividade a sugestão é solicitar aos alunos que a apresentem na forma de vídeo, pois assim todos terão a oportunidade de visualizar os movimentos e as características básicas de cada esporte.

Para essa atividade a sugestão é utilizar para edição do vídeo o software "Movie Maker" ou do software livre "Kino".

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para downloadwww.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm            

Sobre o kino:   

O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.

Disponível para downloadwww.baixaki.com.br/download/kino.htm    

Os dois simuladores trazem informações e ilustram as modalidades que fazem parte do Atletismo, a apresentação deles deve anteceder a webquest, pois serão eles que darão subsídios e fundamentação para que os alunos possam responder as questões presentes na webquest "Modalidades do Atletismo".

 Simulador: "Atletismo - Orgulho dos Jogos Olímpicos"

Esse simulador apresenta muitas informações sobre o Atletismo de forma interativa, tais como as pistas para cada tipo de prova (dentro e fora do estádio), sobre as modalidades de corrida, saltos, lançamentos e os combinados.

Disponível em: www.cob.org.br/esportes/infograficos/AT/AT.swf?lang=PT-BR (acessado em 02/09/2010).    

2º Simulador: Atletismo

O simulador do site Uol mostra o passo a passo das provas com barreiras, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, marcha atlética e provas combinadas.

Disponível em: http://e.i.uol.com.br/pan/2007/modalidades/infograficos/atletismo.swf (acessado em 02/09/2010).   

3º - Webquest "Modalidades do Atletismo"  

A webquest abaixo apresenta um roteiro de atividades a serem desenvolvidas utilizando preferencialmente os recursos de pesquisa disponíveis na internet.

Ela proporcionará aos alunos conhecerem ou aprofundarem seus conhecimentos sobre as modalidades que constituem o Atletismo.

Disponível em: www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w2.php?id_actividad=22603&id_pagina=1 (acessado em 27/10/2010).  

 Definição de WebQuest:

A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular. Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.

É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente.

A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões.

Sugestão de site (criando uma webquest):

Bancos de WebQuestsPHPWEBQUEST, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR.

Disponível em: www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 02/09/2010).    

 

  

Apresentação do vídeo "Tempo [Visões do esporte]", o qual relaciona o tempo com os recordes que o atleta é capaz de fazer no esporte. Mostra a luta do atleta contra o tempo, em sua busca de ser o mais rápido, o mais veloz.

Com esse vídeo podemos fazer referências com algumas provas do atletismo, como exemplo as corridas. Nessas provas, o atleta pode além de vencer seus adversários, ter a possibilidade de vencer o tempo, quebrando recordes e afirmando seu nome na história.

Tempo [Visões do esporte] 

 

Disponível em: portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18503 (acessado em 02/09/2010).     

Atividade 3

Após apresentar o vídeo os alunos  deverão realizar as seguintes pesquisas:

- Qual prova do atletismo é considerada a mais rápida, a qual muitas vezes intitula o vencedor como o homem / mulher mais rápido do mundo?

- Atualmente quem é o homem e a mulher mais rápido (a) do mundo nessa prova?

Sugestão de sites para pesquisa:

Uol Mais

mais.uol.com.br/view/oif8xgqxomyu/usain-bolt-sempre-o-mais-rapido-do-mundo-0402336EC0990366?types=A&  (acessado em 27/10/2010).  

Confederação Brasileira de Atletismo - Recordes Olímpicos

www.cbat.org.br/estatisticas/recordes/recordes_quadro.asp?id=4 (acessado em 27/10/2010).   

Wikipédia - 100 metros rasos 

http://pt.wikipedia.org/wiki/100_metros_rasos (acessado em 27/10/2010).   

Atividade 4

Essa atividade tem como objetivo propiciar a vivência dos alunos em alguns fundamentos do Atletismo, como também a aquisição e aperfeiçoamento das habilidades específicas relacionadas a esse esporte.

Obs: deixar que os alunos percebam a relação desses jogos com as modalidades do atletismo.

Ex: durante a execução perguntar qual modalidade necessita realizar um salto sobre um obstáculo?

1ª - Estafeta dos obstáculos

Alunos dispostos em duas equipes, divididas em duas colunas de frente para o circuito formado por dois cones nos quais estão amarradas cordas numa altura que propicie a transposição (similar a três barreiras); quatro arcos colocados no chão em forma de zigue-zague e um caixote de madeira (ou tampa do plinto). 

Ao sinal, o primeiro aluno de cada equipe iniciará a corrida a partir da posição de saída baixa em direção aos obstáculos, retornando à sua equipe por meio de uma corrida de velocidade rasa, tocando o ombro do próximo componente.

Vencerá a equipe que concluir todo o circuito primeiro.

Imagem: exemplo da atividade "Estafeta dos obstáculos"

Imagem disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2010/Educacao_fisica/artigo/1_atletismo.pdf  (acessado em 02/09/2010).  

2ª - Saltando com a bexiga

Alunos correndo pelo espaço, com uma bexiga nas mãos.

Ao sinal, deverão executar o movimento do salto grupado, saltando sobre uma corda estendida, fazendo com que a bexiga toque a ponta dos pés.

Imagem: exemplo da atividade "Saltando com a Bexiga"

Imagem disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2010/Educacao_fisica/artigo/1_atletismo.pdf (acessado em 02/09/2010). 

Realizada todas as etapas, desde realização da pesquisa sobre a História do Atletismo, passando pelos simuladores e as questões pertinentes a webquest "Modalidades do Atletismo", a realização das atividades propostas no vídeo "Tempo [Visões do esporte]" e a vivência de alguns jogos pré-desportivos, chega o momento de socializar todas essas informações. Pode ser realizado um círculo, onde o professor como mediador pode fazer perguntas, questionamentos sobre os temas referentes ao Atletismo.

Esse momento pode ser muito importante, através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema casa julgue necessário.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tempo [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

Referências:

Confederação Brasileira de Atletismo

Disponível em: www.cbat.org.br/atletismo/default.asp (acessado em 27/10/2010). 

História Net (Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga)

Disponível em: www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=210 (acessado em 27/10/2010).  

Artigo - Atletismo se aprende na Escola 

www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=5648 (acessado em 27/10/2010).  

Portal Dia-a-dia Educação - História do Atletismo

www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167 (acessado em 27/10/2010).  

 

Avaliação

- Realizou as pesquisas solicitadas.

- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.