Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introdução ao Sistema Respiratório

 

18/07/2008

Autor e Coautor(es)
Alessandra Kemper
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar as principais características do sistema respiratório.
Duração das atividades
Uma hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos sobre sistema respiratório.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Leve seus alunos à sala de informática. Como motivação, pergunte a eles se sabem o que é espirro e por que espirramos. Existe algum tipo de situação que faz as pessoas espirrarem mais? Se sim, por que será que isso acontece? Quais estruturas do organismo podem ser relacionadas ao espirro? O objetivo de tais perguntas é, além de sondar os conhecimentos prévios dos alunos, despertar o interesse para o tema.

 

Atividade 2: Peça aos alunos que assistam o vídeo “De onde vem o espirro?”

De onde vem o espirro?

Este vídeo, que fala de espirro e tosse, é uma introdução ao estudo do sistema respiratório. Por meio da explicação do espirro e da tosse, o vídeo aborda alguns conceitos do sistema respiratório. Por exemplo, o vídeo mostra as vias aéreas pelas quais o ar passa (nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios) até chegar nos pulmões. Mostra também a ação dos músculos na respiração e no espirro. Professor, caso seja necessário, faça uma revisão com seus alunos sobre os conceitos apresentados no vídeo, já que alguns nomes podem ser até então desconhecidos para os alunos.

 

Observação: Professor, é interessante que você previamente leia os recursos complementares, que são sugestão de aprofundamento sobre o tema para você. Os recursos sugeridos apresentam um bom resumo sobre o sistema respiratório, e podem lhe auxiliar a conduzir a aula e a responder às eventuais dúvidas dos alunos.

 

Atividade 3: Para complementar o vídeo, mostre aos alunos a primeira atividade da página http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm, que apresenta o movimento das costelas, dos pulmões e do diafragma durante a inspiração e a expiração. Aproveite a atividade para fazer uma breve explicação expositiva sobre as estruturas do sistema respiratório (algumas já apareceram no vídeo). Diga o nome e explique as funções e a posição de cada órgão.

 

Atividade 4: Para consolidação da sua explicação expositiva, peça aos alunos que executem a segunda atividade da página http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm. A atividade é um exercício de identificação de estruturas. Se o aluno indicar a estrutura errada, o erro é identificado automaticamente, fazendo com que a palavra volte para a caixa onde estava. Supervisione a atividade; repare se os alunos estão tendo dificuldade com a atividade, ou se têm dúvidas em relação ao conteúdo.

 

Para casa: Explique à sua turma qual será a tarefa que eles devem fazer: um desenho esquemático (ou colagem) do sistema respiratório, indicando os nomes dos órgãos. Usando as informações da aula, eles terão condições de executar essa tarefa. Peça-lhes para que tragam o desenho ou colagem na aula seguinte.

 

Atividades complementares:
Você pode realizar uma atividade junto ao professor de Educação Física: “por que respiramos mais quando praticamos exercício físico?” Essa atividade engloba também conceitos de sistema circulatório e muscular. Você pode abordar diversos aspectos: exercício físico e saúde, pressão sangüínea, doenças respiratórias (por exemplo, asma), entre outros.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o espirro? Vídeo
Recursos Complementares
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/2673 - recurso recomendado para o professor. É um resumo sobre o sistema respiratório.
http://www.afh.bio.br/resp/resp1.asp - recurso para o professor.
Avaliação
A avaliação terá por objeto o desenho esquemático (ou colagem) produzido pelos alunos sobre o sistema respiratório. Os alunos devem destacar os principais aspectos do sistema respiratório: os órgãos e a respiração mecânica (inspiração e expiração). Observe se o aluno consegue representar corretamente esses aspectos – independente da qualidade artística do trabalho.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 9/10 - 90%
  • Quatro estrelas 1/10 - 10%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lucineia, escola municipal monteiro lobato , Paraná - disse:
    capucho53@hotmail.com

    20/04/2012

    Cinco estrelas

    muito interessante


  • Juliano, Escola municipal , Mato Grosso do Sul - disse:
    gdrogama@live.com

    11/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa explicação e a metodologia. Gostei bastante!


  • Daise Rocha, Escola Munc.Francisco Braz de Santana , Bahia - disse:
    dai_se-rocha@hotmail.com

    01/11/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns!!!continue,seu trabalho é muito bonito.Obrigada,vc me ajudou muito.bjos


  • Audení Coutinho Veloso de Carvalho, ESC MUNIC JOÃO MANOEL DA COSTA , Piauí - disse:
    audenicoutinho@yahoo.com.br

    27/06/2011

    Cinco estrelas

    OTIMO!!! AMEI...


  • Rozane, Colégio Estadual Barão de Macaúbas , Rio de Janeiro - disse:
    rozaneribeiro@yahoo.com.br

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Alessandra! Sua sugestão é show. Nota 10.


  • Joel da Silva Lopes, ESC MUN ENS FUN DEZESSEIS DE DEZEMBRO , Rio Grande do Sul - disse:
    joeldasilvalopes@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Alessandra, exelente a tua contribuição.


  • natalia geraldo, JARDIM DO LAGO , São Paulo - disse:
    nataliagera@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito legal adorei


  • Joel da Silva Lopes, ESC MUN ENS FUN DEZESSEIS DE DEZEMBRO , Rio Grande do Sul - disse:
    joeldasilvalopes@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Alessandra, exelente a tua contribuição.


  • DANIELA GOMES MACHADO MENDES, E.E.PROF.ERNESTO DE MELO BRANDÃO. , Minas Gerais - disse:
    danielagm79@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa sugestão de aula é muito interessante, porque os alunos sentem-se interessados e motivados, sabendo identificar as principais características do sistema respiratório.


  • Isabel Cruz, Universidade Federal Fluminense , Rio de Janeiro - disse:
    isabelcruz@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    E a experiência de construção do modelo de aparelho respiratório com sucata: garrafa, balão, borracha (diafragama)? A visualização do processo de respiração e a manipulação dos materiais ajudam a compreender que a inspiração é um processo ativo (gasto de energia) e a expiração ocorre passivamente, entre outras coisas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.