Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ética e Alfabetização: Aprender a ler, a escrever e tornar-se um cidadão do mundo!

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Resgatar o próprio caminho de aprendizagem da leitura e escrita, simbolizando-o a partir da construção da linha da vida.

2. Identificar nesta trajetória, os momentos inesquecíveis, as conquistas, as facilidades e dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização.

3. Compreender a importância da leitura e da escrita como prática social capaz de ampliar a reflexão sobre nós mesmos, sobre o outro e sobre o mundo.

4. Participar da execução de projetos de ações cooperativas entre colegas e professores visando à superação das dificuldades encontradas.  

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética, que tenham noções básicas de leitura, interpretação, escrita e informática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

O caminho da aprendizagem da leitura e da escrita...   

Para o desenvolvimento desta atividade, é importante a colaboração dos professores das áreas de Língua Portuguesa (expressão oral e escrita, leitura, interpretação e produção de textos), Ciências (processo de metamorfose), Educação Artística (recursos artísticos variados), História e Geografia (tempo e espaço) dentre outras possibilidades.     

O professor dirá à turma que a proposta inicial da aula é realizar uma “viagem no tempo” em que cada aluno deverá relembrar como foi o seu caminho de aprendizagem da leitura e da escrita.   

Para isto, como atividade de sensibilização, apresente aos alunos a imagem abaixo e peça que estabeleçam relações entre ela e o processo vivido por eles em relação à alfabetização:

Fonte: http://cintia1971.files.wordpress.com/2008/11/borboleta.jpg     

Professor, se necessário, você poderá auxiliar os alunos, no sentido de desafiá-los a estabelecer relações, por meio de perguntas tais como: A borboleta nasce borboleta? Como ela nasce? Como se transforma? E vocês, nasceram sabendo ler e escrever? Como a aprendizagem da leitura e da escrita foi acontecendo? Vocês também passaram por transformações durante esse processo? Quais foram elas? Como se sentem hoje com estas transformações?  

(Professor, as transformações podem ser associadas à aquisição progressiva do ato de ler e escrever, ao enfrentamento de algo novo e desconhecido, a entrar em contato com facilidades e dificuldades inerentes ao processo. Você ainda poderá complementar dizendo: Assim como as borboletas, nós os seres humanos, passamos por transformações não apenas fisicamente, mas também em relação à aprendizagem, ao modo de nos relacionarmos com as pessoas e de vivermos neste mundo. Há fases da vida que requerem grande empenho de nossa parte, como o momento da alfabetização, em que aprendemos coisas novas).

Para enriquecer esta discussão, você poderá acessar os textos disponíveis nos links abaixo:   

http://blog.luizalves.net/2009/03/30/o-voo-da-borboleta/     O voo da borboleta

http://alfabetizarcomrosa.blogspot.com/2009/11/texto-informativo-metamorfose-da.html   Texto Informativo - metamorfose da borboleta  

Construindo a linha da vida...   

Dando continuidade, comente com os alunos que irão construir a “linha da vida” referente ao processo de alfabetização vivido por cada um deles. Nesse sentido, pergunte a eles se sabem o que é e como pode ser construída a “linha da vida”.   

Após ouvir as hipóteses dos alunos, para exemplificar, apresente imagens relacionadas às linhas do tempo/da vida, construídas por crianças:  

Fonte: http://www.lasalle.edu.br/niteroi/galeria.php?id=1567 (Neste link, há vários outros exemplos de linha da vida). 

Professor, para saber mais sobre os objetivos e formas de construir a linha do tempo/linha da vida, você poderá acessar os links:  

http://peadportfolio156809.blogspot.com/2008/05/linha-do-tempo.html    Linha do tempo  

http://www.psicopedagogia.com.br/entrevistas/entrevista.asp?entrID=26   O tempo e a aprendizagem   

Prosseguindo, diga aos alunos que agora irão construir a “linha da vida” relacionada ao caminho percorrido por cada um deles em relação à aprendizagem da leitura e da escrita.  

Para isto, peça aos alunos que procurem uma posição confortável, fechem os olhos e fiquem atentos à fala do professor: Imagine que você está entrando agora em uma máquina do tempo...ela começa a se movimentar... ela volta no tempo, no período em que você estava começando a aprender a ler e a escrever... Você começou a ler e a escrever na escola ou antes de entrar nela? Como foi que isto aconteceu? Na escola, como a professora ensinava? Como você aprendia? O que você aprendia? Quais foram as suas conquistas neste período? E os momentos inesquecíveis? Houve dificuldades? Quais?... A máquina continuou se movimentando e parou depois de certo tempo... Neste momento, o que acontecia em relação à aprendizagem da leitura e da escrita? Estava fácil? Difícil? E as conquistas realizadas? As dificuldades continuavam as mesmas? Apareceram outras dificuldades?... Mais um tempo se passou... O que está acontecendo agora em relação ao processo da leitura e da escrita? Saber ler e escrever trouxe mudanças para a sua vida? Quais foram elas?... A máquina se movimentou novamente e chegou até o dia de hoje... Atualmente, o que você percebe em relação à leitura e à escrita? Quais são as suas facilidades, as suas conquistas? E as dificuldades encontradas? Aos poucos, a máquina vai voltando para este espaço e você desce ... Abra os olhos e movimente o seu corpo lentamente... Como se sente após esta viagem ao tempo, ao relembrar o seu processo de alfabetização? O que conseguiu recordar? Guarde consigo todas estas lembranças...

Agora, construa a “linha da vida”, representando em um pedaço de papel pardo ou em uma cartolina, a sua história individual relativa à aprendizagem da leitura e da escrita, de forma criativa. Durante esta construção, os alunos deverão identificar e registrar os momentos inesquecíveis, as conquistas, as facilidades e as dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização, desde o tempo passado até o presente. Para esta produção, os alunos poderão utilizar, além da escrita, colagens, dobraduras e desenhos correspondentes a cada etapa do processo vivido por eles. O professor deverá disponibilizar os materiais necessários para esta atividade.   

Em seguida, os alunos serão convidados a escrever um texto ( na forma de poesias, poemas, histórias sobre o caminho percorrido para aprender a ler e a escrever ou outro tipo de texto à escolha do grupo ou sugerido pelo/a professor/a) tendo como referência a “linha da vida” criada por eles. Neste momento, poderão contar com a colaboração do professor de Língua Portuguesa.   

Na sequência, cada aluno deverá apresentar a sua “linha da vida” e ler o texto para os colegas. Incentive a turma a identificar e analisar aspectos semelhantes e diferentes contidos nas produções relativas ao processo de alfabetização de cada um, destacando e registrando no caderno as dificuldades que ainda predominam na turma em relação à leitura e à escrita.   

O professor poderá, ainda, propor aos alunos que levem a sua produção para compartilhar com a família, que contribuirá com as lembranças de outros momentos/fatos ocorridos no processo de alfabetização da criança, selecionando juntamente com ela, fotos, objetos, a fim de enriquecer a linha da vida criada pelo aluno. Esta é uma rica oportunidade para que ele vivencie a possibilidade de transformação, ou seja, acrescentar outros elementos, acontecimentos ocorridos neste caminho, transformando a produção inicial. Na próxima aula, abra espaço aos alunos que desejarem socializar as novas informações relativas à sua “linha da vida”.   

A turma poderá expor as “linhas da vida” e seus respectivos textos em um painel a ser apresentado a outros alunos e professores nos horários de recreio da escola.  

Atividade 2:    

Leitura e escrita: importantes na escola e fora dela?   

Inicie a atividade, exibindo aos alunos os vídeos sugeridos nos links abaixo:  

http://www.youtube.com/watch?v=0ub-GbVRZAo&feature=related    Cenas de letramento   

http://www.youtube.com/watch?v=A0_STXPaNz0&feature=related    LER – Luís Fernando Veríssimo     

http://www.youtube.com/watch?v=t42RMTlVxaE&feature=related    A linguagem nos rótulos e nas embalagens    

Em seguida, o professor deverá problematizar com questões tais como: Quais as situações de leitura apresentadas nos vídeos? Estas situações ocorrem no espaço escolar ou fora dele? Vocês leem e escrevem somente na escola ou também em outros lugares? Onde? O que costumam ler? No dia a dia, em que situações costumam utilizar a escrita? Em relação ao 3º vídeo, vocês concordam que a linguagem está em todos os lugares? A leitura e a escrita são importantes somente na escola ou também fora dela?  Por quê? Há situações em que vocês utilizam a leitura e a escrita de forma mecânica, em que não encontram sentido no que leem e no que escrevem?  Há momentos em que a leitura e a escrita são usadas com sentido, adequadas a determinadas situações sociais? Quais são estes momentos?  

(Professor, colabore com os alunos no sentido de levá-los a perceber os momentos em que a leitura e a escrita cumprem a sua função social, ou seja, em que os diferentes gêneros discursivos presentes na sociedade letrada, em seus respectivos portadores de textos, são utilizados de forma adequada a cada situação social. Além disso, ressalte a importância de compreender que a leitura e a escrita como práticas sociais ajudam também a ampliar a reflexão sobre nós mesmos, sobre o outro e sobre o mundo. Para saber mais sobre este assunto e enriquecer as discussões com os alunos, você poderá acessar o link

http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=113    De olho nas crianças - A aventura da leitura e da escrita.   

Prosseguindo com esta reflexão, solicite aos alunos que se organizem em grupos. Cada grupo deverá relembrar e registrar situações vividas na sala de aula em que a leitura e a escrita foram mais significativas para eles, justificando suas escolhas.  

Na sequência, cada grupo deverá socializar as situações escolhidas e os motivos de considerá-las como momentos significativos de leitura e escrita em sala de aula. Reafirme que, por meio da leitura e da escrita, as pessoas podem se comunicar umas com as outras, expressar suas ideias e emoções, adquirir e trocar conhecimentos e desenvolver uma postura ética, crítica, criativa e reflexiva diante das diversas situações cotidianas que ocorrem tanto no contexto escolar, como fora dele.

Atividade 3:   

Ações cooperativas de leitura e escrita!   

O professor de sala e os docentes da área de Língua Portuguesa poderão trabalhar de forma integrada, propondo aos alunos atividades variadas, interessantes e significativas, visando à superação das dificuldades relacionadas à leitura e escrita, apontadas por eles e registradas anteriormente em seus cadernos. Nesse sentido, poderão trabalhar com “ações temáticas” tais como: “Tomar a palavra”; “Ler e escrever diferentes tipos de texto”; “Atividades lúdicas: construir e reconstruir conhecimentos”, que deverão ser adequadas às necessidades da turma.   

Além dos professores, os alunos também poderão pesquisar e sugerir atividades a desenvolver em sala de aula, tendo como referência as ações temáticas propostas. As atividades poderão ser realizadas individualmente, em duplas e em grupos.   

Professores, estas ações visam contribuir com os alunos no sentido de expandir o uso da linguagem, sabendo assumir a palavra, ler e compreender textos com os quais se deparam em diferentes momentos de participação social e produzir textos, de forma coerente, coesa e adequada às diversas situações cotidianas.  

1. “Tomar a palavra” – Atividades que possibilitem aos alunos desenvolver a sua capacidade comunicativa; que permitam a expressão verbal do que pensam e sentem; que os coloquem em situações de busca de conhecimentos, de troca de experiências e de avaliação crítica de ações e julgamentos; que valorizem os seus conhecimentos prévios e que favoreçam a interação, o respeito à fala do outro, a cooperação e a participação ativa dos alunos. Enfim, é o momento de garantir a liberdade de expressão, a valorização do uso da linguagem pela criança, como ser pensante, capaz de “tomar a palavra” e dar opiniões, problematizar, argumentar, esclarecer dúvidas, expor, confrontar e negociar ideias.   

Exemplos de atividades: Questão de interesse a ser investigada e debatida; júri simulado; seminários; exposições orais; contação de histórias e casos; situações problemas, dentre outras. A seguir, apresentamos mais uma sugestão, disponível no link

http://tempoeducacional.blogspot.com/2009/03/sugestoes-de-atividades-comoralidade.html     

Professor, para saber mais sobre o assunto, você poderá acessar os seguintes links:  

http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano1-Volume1/linguistica-artigos/Rafaela-Peixoto.pdf    Gêneros Orais: uma nova proposta de abordagem do ensino  

http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem04/COLE_4096.pdf    O ENSINO DA ORALIDADE: UMA ABORDAGEM POR MEIO DOS GÊNEROS  

2. “Ler e escrever diferentes tipos de texto” – Refere-se ao trabalho com diversos portadores de textos (livros, jornais, revistas, TV, folhetos, outdoor etc) de vários gêneros discursivos, a fim de propiciar aos alunos as condições necessárias para se tornarem leitores e escritores competentes, fazendo uso social destes diferentes tipos de texto. Para isto, os professores deverão também utilizar textos relacionados a temas de interesse dos alunos (Professor, dependendo dos temas de interesse dos alunos, docentes de outras áreas de conhecimento da escola poderão ser convidados a participar das ações propostas).   

Exemplos de atividades: Escolher e ler um livro, elaborar uma propaganda a respeito do livro lido, escrever uma carta para o/a autor/a cumprimentando-o/a por sua obra ou sugerindo a continuação ou mudança da história, fazer paródias, poesias ou poemas relacionados à história lida, produzir outro final para a história, fazer uma resenha do livro para publicá-la no jornalzinho da escola e na Web etc.   

Professor, para obter mais informações sobre o assunto, você poderá acessar o link

http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/290/323    Leitura e Escrita no Ensino Fundamental, (res) significando o trabalho com gêneros textuais.  

3. “Atividades lúdicas: construir e reconstruir conhecimentos” – Trabalhar com situações de leitura, escrita e ortografia, por meio de jogos, brincadeiras, adivinhações, dentre outras. A atividade lúdica possibilita construir novos conhecimentos e consolidar os conhecimentos já adquiridos, favorecendo a inter-relação entre eles. Além disso, exige dos alunos uma postura ativa, reflexiva, criativa, questionadora e cooperativa no processo de aprender.   

Exemplos de atividades lúdicas, disponíveis nos links:

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/espaco-virtual/tecendo-trama/TEXTO%204.3%20ATIVIDADES%20NA%20PERSPECTIVA%20DO%20GENEROS%20TEXTUAIS.pdf  

http://www.ccrcinc.org/pubs/portuguese/atividades_de_leitura.pdf    

Outros exemplos referem-se aos jogos virtuais, disponíveis nos links:

http://www.divertudo.com.br/galerias.htm    Galerias de adivinhas  

http://www.divertudo.com.br/semplugin.html    Vários jogos virtuais (palavras fujonas, fora de ordem, jogo da forca, história bagunçada, mistureba, caça-palavras, palavras cruzadas, dentre outros)

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogo-da-gloria.html    Jogo da Glória Virtual   

Para ler sobre o assunto, acesse os sítios:  

http://www.aprendizagemsignificativa.com.br/artigoos/brincadeiras_e_literatura.pdf    Brincadeiras e jogos no desenvolvimento da leitura e da escrita  

http://dmd2.webfactional.com/media/anais/JOGOS-DIGITAIS---CONTRIBUTOS-PARA-AUXILIAR-A-LEITURA-E-A-ESCRITA.pdf    Jogos digitais: contributos para auxiliar a leitura e a escrita   

Os professores e alunos, com a colaboração do educador responsável pelo Setor de Informática da escola, poderão criar um blog para disponibilizar sugestões de atividades de leitura e escrita, de vídeos e livros lidos pela turma, contendo também depoimentos dos alunos sobre as atividades mais significativas vivenciadas por eles, dentre outros temas de interesse do grupo.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:  

http://www.helomartins.com.br/temas/alfabetizacao-e-letramento.html    Alfabetização e Letramento  

http://www.gestaouniversitaria.com.br/edicoes/112-150/543-alfabetizar-letrando--a-caminho-da-cidadania.html    Alfabetizar Letrando: a caminho da cidadania  

http://cefaprocaceres.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=253:breves-reflexoes&catid=14:artigos    A IMPORTÂNCIA DO PAPEL SOCIAL DA LEITURA E DA ESCRITA NO CONTEXTO SOCIAL E ESCOLAR – BREVES REFLEXÕES

http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0069     Concepções de leitura e de escrita  

http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/download/pdf/projetossociais/historia_historias.pdf    CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação) – Uma História e Suas Histórias (Destacar os tópicos: Leitura e Escrita - na escola e fora dela, Projetos/programas sociais relativos à leitura e à escrita, bem como a linha do tempo do CENPEC. Vale a pena conferir!)  

http://www.prece.ufc.br/index_arquivos/Page652.htm    Programa de Educação em Células Cooperativas – Projetos de Educação  

http://www.youtube.com/watch?v=w34jeHUH14I&feature=related    Linha do tempo  

http://www.youtube.com/watch?v=K8RHXK0eTQQ&feature=related    O que é letramento?   

http://www.youtube.com/watch?v=koIJVS1CgSE&feature=related    Alfabetização e Letramento - William R. Cereja  

http://www.youtube.com/watch?v=RzR-ga8ke9U&feature=related    Alfabetização - Telma Weisz (2ª parte)  

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.      

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: construir a “linha da vida”, resgatando o próprio caminho de aprendizagem da leitura e escrita; identificar os momentos inesquecíveis, as conquistas, as facilidades e dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização; produzir textos; compreender a importância da leitura e da escrita como prática social; participar ativamente de ações cooperativas visando à superação das dificuldades encontradas em relação à leitura e à escrita; contribuir com sugestões para a criação do sítio.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.