Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ética e Alfabetização: Comemorando o Dia Nacional da Alfabetização com ações solidárias.

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Conscientizar-se da situação de analfabetismo em nosso país.

2. Compreender que as pessoas analfabetas são excluídas, discriminadas e marginalizadas em nossa sociedade letrada.

3. Realizar o mapeamento das pessoas analfabetas no entorno da escola e elaborar estratégias de intervenções e ações solidárias no combate ao analfabetismo.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética, de alfabetização e que tenham noções básicas de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 11:   

Como “anda” o analfabetismo no Brasil?

Inicie a atividade, investigando o que os alunos entendem por analfabetismo, registrando na lousa os significados atribuídos por eles a este termo.   

Em seguida, para possibilitar maior conscientização acerca do analfabetismo em nosso país, convide os alunos para assistir aos vídeos sugeridos abaixo, disponíveis nos links:   

http://www.youtube.com/watch?v=FbBfNAMcU_A     Analfabetismo

 

http://www.youtube.com/watch?v=0xbLcLsnXyU    Analfabetismo brasileiro 2010 - Alexandre Garcia (Sebos Brasileiros).wmv   

Após assistir aos vídeos, abra espaço aos alunos para que comentem sobre as primeiras impressões a respeito do que viram e ouviram sobre o analfabetismo, destacando informações que considerem interessantes e significativas.  

Logo a seguir, a fim de enriquecer a discussão, lance questões relacionadas aos vídeos, tais como:  O que vocês entenderam sobre os termos “analfabeto absoluto” e “analfabeto funcional”?  O que é preciso fazer para que os analfabetos funcionais sejam considerados como pessoas alfabetizadas? Vocês sabem ou imaginam quais as regiões e os estados brasileiros têm o maior e o menor índice de analfabetos?   

Em seguida, peça aos alunos que comparem os significados atribuídos por eles ao termo analfabetismo e os conceitos apresentados nos vídeos, definindo de forma coletiva o que é analfabetismo. Esta definição deverá ser registrada no caderno.  

Professor, para ampliar as informações e os significados do termo analfabetismo, você poderá ler os textos disponíveis nos links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional  Analfabetismo funcional  

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=700  Analfabetismo Funcional: Uma triste realidade de nosso país...    

http://albinomau.wordpress.com/2008/04/24/analfabetismo-absoluto-e-funcional/  Analfabetismo absoluto e funcional    

http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/vera_masagao_ribeiro_analf_alfa_func.pdf  Analfabetismo e alfabetismo funcional no Brasil      

Prosseguindo, se possível com a colaboração dos professores de Geografia, História e Matemática, apresente aos alunos a “Lista de estados do Brasil por analfabetismo”, disponível no link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_analfabetismo  (Neste link encontra-se também o Mapa brasileiro da alfabetização. Esta página foi modificada pela última vez em 28 de setembro de 2010).    

  

Os professores juntamente com os alunos deverão fazer uma análise crítica do analfabetismo em relação aos estados brasileiros, com base nos dados apresentados na lista, ampliando com informações complementares que julgarem necessárias como, por exemplo, a relação entre o índice de analfabetismo no Brasil e em outros países. Também é interessante destacar os estados com maiores e menores índices de analfabetos, discutindo as causas e possíveis consequências decorrentes destes índices.   

A seguir, os alunos deverão elaborar uma síntese coletiva referente às principais ideias discutidas e analisadas por eles, com a mediação dos professores, registrando-a no caderno.   

Para obter informações complementares sobre o assunto e enriquecer a discussão, os professores poderão acessar os sítios abaixo:  

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a1984529.xml  ONG diz que Brasil tem terceiro maior índice de analfabetismo da América Latina  

http://www.fortenanoticia.com.br/v1/2010/09/08/nordeste-apresenta-maior-percentual-de-analfabetos-do-brasil/    Nordeste apresenta maior percentual de analfabetos do Brasil  

http://www.webestudante.com.br/we/index.php?option=com_content&view=article&id=1100:mapa-do-analfabetismo-no-brasil-&catid=95:temat-do-cotidiano-escolar&Itemid=51   MAPA DO ANALFABETISMO NO BRASIL   

http://www.zipgospel.net/tag/analfabetismo-no-brasil-2010/    Analfabetismo no Brasil 2010: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional, diz IBGE. Postado em 23 set 2010  

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=41290    Taxa de analfabetismo no Brasil sofre redução mínima  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u702177.shtml    Novo plano prevê erradicação do analfabetismo no Brasil até 2020  

Atividade 2:   

Como se sentem as pessoas analfabetas?   

A fim de incrementar a discussão sobre o tema e compreender como as pessoas analfabetas se sentem em nossa sociedade letrada, o professor deverá exibir aos alunos os vídeos disponíveis nos links abaixo:  

http://www.youtube.com/watch?v=EPormF7bc44&feature=related    Analfabetismo funcional (com relatos de crianças)   

http://www.youtube.com/watch?v=r4Uj--qodFk&feature=related    Analfabetismo funcional (com relatos de adultos)   

http://www.youtube.com/watch?v=dcCoB3qQBBY&feature=related    Analfabetos no Brasil   

Após a exibição dos vídeos, instigue os alunos a fazer comentários e a identificar os problemas e os sentimentos expressos pelas crianças e adultos referentes à condição de ser analfabeto – não saber ler e escrever ou ter dificuldades para realizar estes atos.   

O professor ainda poderá problematizar a discussão, destacando depoimentos exibidos nos vídeos, perguntando o que eles levam a pensar e solicitando aos alunos que se posicionem criticamente em relação às falas apresentadas:  

“A pessoa sem estudo é ‘cega’, não tem nada na vida...”   

“Se eu soubesse ler e escrever eu era um cara empresário, era um cara muito sabido na vida...”   

“A melhor riqueza que um pobre tem é o estudo e ninguém toma...”     

Por fim, o professor poderá complementar a discussão, dizendo que o estudo, o domínio da leitura e da escrita são muito importantes para a constituição do sujeito enquanto cidadão atuante, crítico e que utiliza a leitura e a escrita de forma adequada às diferentes esferas sociais, mas que isto não é suficiente para alterar a condição social de uma pessoa, pois não cabe apenas à instituição escolar ou ao indivíduo isoladamente mudar esta situação de desigualdade que já acontece muito antes de o aluno entrar na escola. Além disso, é importante compreender que as pessoas analfabetas muitas vezes se sentem excluídas, discriminadas e marginalizadas na sociedade e, portanto, precisam ser vistas, ouvidas e respeitadas. Assim, há urgência em propor ações efetivas de combate ao analfabetismo no país.

Atividade 3:   

Ações solidárias: comemorando o Dia Nacional da Alfabetização!   

O professor deverá informar aos alunos que no dia 14 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Alfabetização (Outras informações no link http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=8459&cod=1   14 de novembro - Dia Nacional da Alfabetização).   

A fim de participar de uma forma mais efetiva desta comemoração, sugira aos alunos a realização de ações solidárias que incrementem o acesso das pessoas à alfabetização e a consequente redução do analfabetismo.   

Para isto, o professor deverá propor à turma a realização de um mapeamento das pessoas analfabetas no entorno da escola e também, se houver, de servidores/funcionários da própria escola. Para esta atividade, deverão contar com a participação dos professores de Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa, dentre outros. Esta ação, iniciada no Dia Nacional da Alfabetização, provavelmente, se estenderá por um período maior de tempo, uma vez que o mapeamento poderá nortear outras ações de combate ao analfabetismo, buscando, se necessário, estratégias diversas a fim de atender perfis e expectativas diferentes.  

Professores, para mais informações sobre mapeamentos, vocês poderão acessar os sítios:

http://ftp1.cenpec.org.br/ftp/Biblioteca/Educacao/Estudos-e-pesquisas/mapa-do-analfabetismo-no-brasil.pdf     Mapa do Analfabetismo no Brasil  

http://noh.com.br/?pg=noticias_corpo_default&codigo=4064    EJA Bambuí busca erradicar o analfabetismo - mapa do analfabetismo em Bambuí  

Os professores e alunos deverão iniciar o trabalho proposto partindo da seguinte questão: Como encontrar as pessoas que precisam ser alfabetizadas nas proximidades da escola? Após compartilhar algumas ideias, poderão ampliar as possibilidades, lendo e discutindo o texto “Encontrar quem precisa ser alfabetizado”, disponível no link

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/sete-passos-erradicar-analfabetismo-594388.shtml?page=0     

Em seguida, alunos e professores deverão decidir quais as estratégias a ser utilizadas por eles para mapear as pessoas analfabetas existentes no entorno da escola.   

Sugestões relativas ao mapeamento a ser feito no entorno da escola:  

 - Possíveis formas de encontrar as pessoas analfabetas: visitas domiciliares, cartazes afixados na porta da escola e folhetos distribuídos aos moradores próximos à escola, dentre outras.

- Nas visitas domiciliares, os alunos deverão ser acompanhados por pelo menos um professor.

- Dados a considerar no mapeamento: faixa etária, gênero, renda familiar, dentre outros.   

Os dados coletados deverão ser analisados de forma quantitativa e qualitativa, por meio de tabelas, gráficos, mapas e outros recursos que julgarem necessários. Na análise qualitativa é importante considerar a questão do analfabetismo absoluto e funcional, conforme discussões anteriores.   

A fim de saber mais sobre o assunto e conhecer propostas de ações relativas ao tema, os professores deverão ler os textos indicados abaixo e eleger trechos para apresentar, discutir e sintetizar com os alunos. Para isto, acessem os sítios:  

http://www.observatoriodaeducacao.org.br/images/publicacoes/pdfs/alf01.pdf    Alfabetização e analfabetismo: desafios para as políticas públicas (No tópico intitulado “Mergulho no tema”, encontra-se uma relação das organizações que trabalham com alfabetização e educação de jovens e adultos no Brasil, além de indicações de sites, textos e publicações sobre o assunto. Confira uma lista mais completa no site do Observatório da Educação e da Juventude: www.controlesocial.org.br).   

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/sete-passos-erradicar-analfabetismo-594388.shtml?page=0    Sete passos para erradicar o analfabetismo. Conheça as melhores soluções encontradas pelas cidades brasileiras que estão conseguindo alfabetizar toda a população adulta.   

Finalizando, os alunos e os professores deverão divulgar este trabalho para a comunidade escolar, a fim de que juntos possam propor e realizar ações mais específicas direcionadas às pessoas analfabetas na própria escola e no entorno dela e também ações mais gerais que contribuam para a redução do analfabetismo em sua cidade e, consequentemente, em nosso país.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios com textos/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para utilização durante o desenvolvimento da aula:  

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/cidades-brasileiras-livres-analfabetismo-594376.shtml    Cidades brasileiras livres do analfabetismo  

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI110852-EI994,00.html    Brasil tem 16 milhões de analfabetos

http://carosamigos.terra.com.br/index_site.php?pag=revista&id=138&iditens=482   Entrevista com o professor Moacir Gadotti

http://literatura.moderna.com.br/moderna/literatura/apoio-ao-professor/entrevistas/14-de-novembro-dia-nacional-da-alfabetizacao?id_titulo=10018531  Entrevista | José de Nicola  - 14 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO     

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/14-novembro-dia-nacional-da-alfabetizacao.html    DIA DA ALFABETIZAÇÃO (Neste link há várias sugestões de jogos, passatempos, histórias, dentre outros recursos).  

http://www.youtube.com/watch?v=mKpG5uVhQy4&NR=1   Barueri Alfabetiza Bem

http://www.youtube.com/watch?v=x2d_vUHke7s&NR=1    Guerreiros do Bem - Erradicação do Analfabetismo  

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.     

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: conscientizar-se da situação de analfabetismo em nosso país; compreender que as pessoas analfabetas são excluídas, discriminadas e marginalizadas em nossa sociedade; realizar o mapeamento das pessoas analfabetas no entorno da escola e propor estratégias de intervenções e ações solidárias no combate ao analfabetismo.      

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.