Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Análise e reflexão da linguagem utilizada nos hinos

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre a alteração de sentido a partir da inversão dos versos, colocando-os na ordem direta.

Perceber que as escolhas lexicais e inversões na organização dos períodos obedecem a uma intencionalidade textual.

Identificar as intertextualidades empregadas nos hinos.

Perceber a estrutura direta e inversa do discurso.

Identificar a valorização de termos dentro da inversão.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) ou 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Faz-se necessário que os alunos:

. saibam manusear os dicionários.

. conheçam as figuras de linguagem, principalmente, o hipérbato (inversão na ordem direta dos versos) e metáfora.

. saibam o significado de intertextualidade.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Pergunte aos alunos se eles conhecem e sabem cantar o Hino Nacional Brasileiro. Há, desde o ano de 2009, uma lei que determina que o hino nacional seja tocado/cantado pelo menos uma vez por semana nas escolas. Distribua para os alunos uma cópia da reportagem veiculada na época. Ao fazerem a leitura, proponha uma discussão em sala de aula sobre a opinião dos alunos diante de tal imposição do governo. Eis a reportagem:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u627357.shtml (Publicação em 22/09/2009) - Acesso em 20/11/2010 

Durante a discussão, tendo a reportagem como base, aproveite para verificar o nível de argumentação de seus alunos. Observe também como eles se expressam, se possuem vcabulário variado e adequado ao ano escolar que frequentam.

Para complementar a discussão em sala de aula, exiba um video reportagem que ilustra melhor o questionamento proposto: será que os alunos estão aptos para cantarem o hino nacional?

http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/lei-obriga-a-execucao-do-hino-nacional-nas-escolas-0402326AD0B13366?types=A& (veiculada em 23/09/2009) - Acesso em 20/11/2010) 

A dificuldade dos alunos salientada no vídeo reportagem em saber cantar o hino e conhecer os significados de todas as palavras que o compõe se aplica aos seus alunos? Faça essa verificação e caso se confirme, ratifique a necessidade dessa sequência didática.

Distribua para seus alunos fotocópias da letra do Hino Nacional Brasileiro. Peça aos alunos que grifem as palavras cujos significados desconhecem e em um momento posterior, verifiquem os significados no dicionário. A letra do hino está disponível em:

http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm (Acesso em 20/11/2010)

Como curiosidade, proponha aos alunos que troquem as palavras grifadas anteriormente pelos sinônimos. A troca causaria o mesmo efeito que a palavra original do hino? Ouça as impressões de seus alunos.

Aula 2

Professor,

Convide o colega professor de História para apresentar para os alunos a contextualização histórica do hino nacional. É importante que os alunos conheçam as condições de produção de elaboração tanto da melodia, quanto da letra, as pessoas envolvidas, os objetivos de sua criação, dentre outros aspectos.

Há vários endereços eletrônicos que disponibilizam tal conteúdo. Eis algumas sugestões:

http://www.miniweb.com.br/cidadania/hinos/historia/hist_hino_nacional.html (Acesso em 20/11/2010) 

http://www.clerioborges.com.br/hinonacional.html (Acesso em 20/11/2010) 

O trabalho com o hino nacional pode abranger tanto o estudo do campo semântico, quanto do campo morfológico. Peça que os alunos dividam o hino em classes de palavras, dividindo entre aquelas mais relevantes, tais como: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios. É um momento propício para a verificação da aprendizagem em relação à morfologia.

Se os seus alunos já conhecem as figuras de linguagem, peça que reconheçam algumas que estão presentes no hino nacional, tais como: personificação, metáfora, anástrofe e hipérbato. Em Recursos Complementares, há uma sugestão de link que melhor explicita as figuras de linguagem.

Enfatize o hipérbato nessa aula. Mostre aos alunos que grande parte do hino nacional está com os versos em ordem inversa, indireta e que isso há uma explicação ligada ao ritmo, à tonicidade dos versos e das sílabas poéticas. Incentive-os a reescreverem o hino, na ordem direta. Depois de realizado o desafio, apresente a eles como seria na ordem direta e com um vocabulário mais simples. Está disponível em:

http://www.clerioborges.com.br/hinonacional.html (Acesso em 20/11/2010)

Convide o professor de música, caso tenha em sua escola, para tocar o hino em sala de aula e que os alunos tentem cantar com a letra na ordem direta. Mais uma forma de constatar a importância de se preservar a melodia e a letra original do mesmo.

Além disso, não se esqueça, professor, de falar sobre a intertextualidade presente na letra do hino nacional:

Do que a terra, mais garrida,

Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;

"Nossos bosques têm mais vida",

"Nossa vida" no teu seio "mais amores."

No trecho acima, as expressões que estão entre as aspas são recorrentes do poema de Gonçalves Dias, "Canção do exílio". Veja-a na íntegra na seção dos Recursos Complementares. Não se esqueça de enumerar as características do estilo romântico ao qual pertence o escritor.

Aula 3

Professor,

Há outros hinos brasileiros. Apresente-os aos alunos. Com o auxílio do professor de História, poderia ser apresentado cada hino e sua contextualização histórica, assim como a melodia.

São eles:

1. Hino à Bandeira Nacional

http://www.youtube.com/watch?v=m-mOcJVu9WE (Acesso em 20/11/2010) 

2. Hino da Independência

http://www.youtube.com/watch?v=ueHEhpEhIhY&feature=channel (Acesso em 20/11/2010) 

3. Hino da Proclamação da República

http://www.youtube.com/watch?v=nJfKSfqiPqA&feature=channel (Acesso em  20/11/2010) 

Divida os alunos em grupos. Cada grupo ficará responsável em empreender pesquisa sobre um dos hinos acima listados. A pesquisa deverá ser permeada pelos seguintes aspectos a saber:

I. Escolha do léxico -  qual a sua significação, seu sinônimo.

II. Presença de Intertextualidade: se há alguma referência a outro texto e qual seria.

III. Presença de Figuras de linguagem: quais são e em quais versos aparecem.

Após as apresentações de cada grupo, o professor de música poderia ser convidado novamente para que os alunos cantassem os hinos pesquisados.

Aula 4

Professor,

Aproveite a atmosfera nacionalista dos alunos e apresente algumas imagens referentes aos hinos. Peça aos alunos que escrevam pequenos textos que enalteçam o país em que vivem, que explicitem o sentimento de apreço e admiração à nação brasileira.

Eis algumas sugestões:

http://www.culturabrasil.pro.br/independencia2005.htm (Acesso em 20/11/2010) 

http://bip-news-robertobarbosa.blogspot.com/2010/06/hoje-tem-jogao-brasil-x-costa-do-marfim.html (Acesso em 20/11/2010) 

http://www.escolakids.com/a-proclamacao-da-republica-no-brasil.htm (Acesso em 20/11/2010) 

Antes de promover uma exposição dos textos escritos, leia-os, peça para que os alunos façam os ajustes necessários de revisão textual.

Organize um momento cívico em sua escola. Convide as outras salas, os professores e antes de cantar o Hino Nacional Brasileiro, peça que os seus alunos apresentem o que aprenderam sobre o hino em específico que será cantado e sobre os demais, incentivando os demais alunos a conhecerem melhor um dos símbolos nacionais.

Faça uma exposição de todos os registros nos murais da escola ou uma exposição na biblioteca da escola. Não se esqueça de registrar com fotos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para um estudo mais aprofundado:

http://www.brasilescola.com/portugues/figuras-linguagem.htm (Acesso em 20/11/2010) - Figuras de Linguagem 

http://www.horizonte.unam.mx/brasil/gdias.html (Acesso em 20/11/2010) - Poema Canção do Exílio 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo (Acesso em 20/11/2010) - Características românticas 

Avaliação

Professor,

Durante a aula, é importante que os alunos sejam observados e avaliados quanto à capacidade de:

. produção escrita e de elaboração textual.

. fazer inferências pertinentes ao tema da aula e que extrapolações eles conseguem fazer a partir do que está sendo estudado.

Avalie as dificuldades ortográficas, gramaticais apresentadas pelos alunos nos diversos momentos de uso da escrita e como têm lidado com as estratégias de produção de sentidos, como relacionam ou extrapolam os textos lidos. Durante a apresentação dos trabalhos dos alunos, você pode perguntar a eles o que aprenderam com essa aula e pedir que façam sugestões ou críticas a ela. Deixá-los avaliar o próprio aprendizado é muito válido, pois eles são quem melhor sabem dizer se aprenderam ou não com facilidade e se ainda restam dúvidas sobre o conteúdo. Procure sempre torná-los os principais alvos das estratégias aplicadas por você.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Clério José Borges, Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC , Espírito Santo - disse:
    clerioborges@hotmail.com

    06/05/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo excelente texto. Obrigado por citar na matéria a minha página pessoal.


  • laíse batista, estudante , Alagoas - disse:
    tentadora_laise@hotmail.com

    05/04/2011

    Cinco estrelas

    otimo estava justamente procurando uma aula para abordar a analíse linnguistica dentro do 2º ano do ensino médio e a ideia de se trabalhar com o hino nacional foi fantástica, pois, além de se trabalhar a lingua ainda se trabalha a historia e a importancia do mesmo interessante obrigado bjs


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.