15/12/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Origem e evolução do desenho animado.
Lista.
Gráfico.
Professor (a) acesse o link abaixo para assistir ao documentário produzido pelo Núcleo de Cinema e Animação de Rondônia (NUCAR) sobre a história do desenho animado.Caso opte por assistir em DVD, baixe, grave e reproduza o mesmo no ambiente escolar.
http://vodpod.com/watch/2981603-animus-a-histria-do-desenho-animado-parte-1
http://vodpod.com/watch/2981611-animus-a-histria-do-desenho-animado-parte-2
Depois inicie uma discussão sobre o vídeo, questione:
Professor(a) no endereço abaixo está disponível um texto sobre a Evolução da Animação. Leia-o e comente com seus alunos aspectos importantes da história do desenho animado.
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT872678-1655,00.html
Após esse momento de discussão proponha a escrita de um texto coletivo. As crianças irão escrever em duplas o que elas aprenderam sobre a história do desenho animado. Exponha os textos das duplas no mural da sala de aula.
Converse com as crianças sobre o processo de produção de um desenho animado. Se possível use o laboratório de informática, ou um computador, para fazer a pesquisa no site , de modo que todos possam realizar juntos.
Sugestão de site:
http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/magia.htm
Professor(a) leia o texto com os alunos sobre a produção de um desenho animado. Depois peça para eles fazerem a ilustração do texto.
Apresente imagens de desenhos animados antigos e atuais para os alunos observarem. Solicite que cada criança escolha uma imagem do desenho que mais gosta, e fale sobre o que tem nesse desenho (personagens, as histórias). Depois faça uma lista com o nome dos desenhos preferidos da turma.
Fonte: Site do Google Imagens.
Com as informações da lista construa um gráfico representando o total de preferência por cada desenho citado. Para o gráfíco desenhe quadriculados numa cartolina grande. Escreva o nome de um desenho embaixo de cada coluna. Pinte o total de quadrinhos correspondente ao número de vezes em que o desenho foi escolhido/citado pelas crianças.
Em duplas as crianças constroem um desenho animado. Antes desse trabalho as duplas devem construir uma história. Em seguida, distribua folha de papel para os alunos iniciarem a produção de seu desenho. Oriente as crianças colarem as folhas na horizontal, representando a sequência do desenho. Depois cole a sequência em um rolo de papel (pode-se usar rolo de papel filme/alumínio) para colocar na TV feita com caixa de papelão. Combine momentos de apresentação dos desenhos animados.
Imagem disponível no google imagens.
SUGESTÕES DE VÍDEOS QUE ENSINAM FAZER UM DESENHO ANIMADO
http://seriesedesenhos.com/br2/
http://www.youtube.com/watch?v=KIggwWxmk2Y
ENTREVISTA
http://www.comerciodojahu.com.br/novo/files/pdf/3963-10072010185315.pdf
DESENHOS PARA COLORIR
http://cartoonshow.uol.com.br/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=58&Itemid=72
Registrar o desempenho dos alunos considerando os objetivos propostos; indentificando se a criança consegue:
Reconhecer desenhos animados antigos e atuais.
Elaborar uma lista.
Colaborar na construção de um gráfico.
Colaborar na produção de um desenho coletivo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!