Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENHO ANIMADO

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem e evolução do desenho animado.
  •  Assistir desenhos animados antigos e atuais.
  •  Elaborar uma lista.
  • Colaborar na construção de um gráfico.
  •  Colaborar na produção de um desenho coletivo.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Origem e evolução do desenho animado.

Lista.

Gráfico.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - Conhecendo a origem e evolução do desenho animado.

Professor (a)  acesse o link abaixo para assistir ao documentário produzido pelo Núcleo de Cinema e Animação de Rondônia (NUCAR) sobre a história do desenho animado.Caso opte por assistir em DVD, baixe, grave e reproduza o mesmo no ambiente escolar.

http://vodpod.com/watch/2981603-animus-a-histria-do-desenho-animado-parte-1 

http://vodpod.com/watch/2981611-animus-a-histria-do-desenho-animado-parte-2  

Depois inicie uma discussão sobre o vídeo, questione:

  • Qual é o assunto do documentário que assitimos?
  • Quais os desenhos que vocês já assistiram?
  • Como será que se faz um desenho animado?

Professor(a) no endereço abaixo está disponível um texto sobre a Evolução da Animação. Leia-o e comente com seus alunos aspectos importantes da história do desenho animado.

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT872678-1655,00.html 

Após esse momento de discussão proponha a escrita de um texto coletivo. As crianças irão escrever em duplas o que elas aprenderam sobre a história do desenho animado. Exponha os textos das duplas no mural da sala de aula.

ATIVIDADE 2 - Como fazer um desenho animado

 Converse com as crianças sobre o processo de produção de um desenho animado. Se possível use o laboratório de informática, ou um computador, para fazer a pesquisa no site , de modo que todos possam realizar juntos.

Sugestão de site:

http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/magia.htm

Professor(a) leia o texto com os alunos sobre a produção de um desenho animado. Depois peça para eles fazerem a ilustração do texto.

Texto adaptado da reportagem da Revista Atrevidinha.

Texto disponível em: http://atrevidinha.uol.com.br/atrevidinha/beleza-idolos/36/artigo45415-1.asp    Acesso em 30 de outubro de 2010.

ATIVIDADE 3 - Desenhos animados preferidos da Turma

Apresente imagens de desenhos animados antigos e atuais para os alunos observarem. Solicite que cada criança escolha uma imagem do desenho que mais gosta, e fale sobre o que tem nesse desenho (personagens, as histórias). Depois faça uma lista com o nome dos desenhos preferidos da turma.

Fonte: Site do Google Imagens.

Com as informações da lista construa um gráfico representando o total de preferência por cada desenho citado. Para o gráfíco desenhe quadriculados numa cartolina grande. Escreva o nome de um desenho embaixo de cada coluna. Pinte o total de quadrinhos correspondente ao número de vezes em que o desenho foi escolhido/citado pelas crianças.

 ATIVIDADE 4

Em duplas as crianças constroem um desenho animado. Antes desse trabalho as duplas devem construir uma história. Em seguida, distribua  folha de papel para os alunos iniciarem a produção de seu desenho. Oriente as crianças colarem as folhas na horizontal, representando a sequência do desenho. Depois cole a sequência em um rolo de papel (pode-se usar rolo de papel filme/alumínio) para colocar na TV feita com caixa de papelão. Combine momentos de apresentação dos desenhos animados.

 Imagem disponível no google imagens.

SUGESTÕES DE VÍDEOS QUE ENSINAM FAZER UM DESENHO ANIMADO

http://www.youtube.com/watch?v=xw-_2S-_nFI&feature=related 

 http://www.youtube.com/watch?v=uvMopLkMmco&feature=related 

Recursos Complementares
Avaliação

Registrar o desempenho dos alunos considerando os objetivos propostos; indentificando se a criança consegue:

Reconhecer desenhos animados antigos e atuais.

Elaborar uma lista.

Colaborar na construção de um gráfico.

 Colaborar na produção de um desenho coletivo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.