Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O DESENHO ANIMADO E O CINEMA

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a origem e evolução do desenho animado no cinema.

Conhecer os profissionais que trabalham na produção de desenhos animados.

 Conhecer a evolução dos desenhos animados no cinema ( 3D).

 Colaborar com os colegas na organização da exposição.

Duração das atividades
1 semana, aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Origem e evolução do desenho animado no cinema.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE 1

Converse com as crianças sobre os desenhos animados que elas gostam de assistir e escreva uma lista com os desenhos/filmes preferidos da turma. Em seguida, leia as  informações sobre a origem e evolução do desenho animado no cinema.

Segue um texto que pode ser copiado para as crianças lerem.


O PRIMEIRO FILME ANIMADO

Já ouviu falar em Walt Disney?
Aposto que você já ouviu falar em Disneylândia... ou um locutor falando assim: "Mais uma obra-prima dos estúdios Walt Disney!!!".
Mas, macacos me mordam, quem é Walt Disney?
Para começo de conversa, ele foi o desenhista que inventou o Mickey Mouse e o Pato Donald. E também fez o primeiro filme de desenho animado que não era curtinho, ou seja, um longa metragem (filme com mais de uma hora). Branca de Neve e os Sete Anões tinha quase uma hora e meia de duração e uma qualidade técnica que deixou todo mundo besta.

A história da Branca de Neve é muito, muito antiga. Você deve conhecer. Uma moça boazinha vive com sua madrasta, que é a maldade em pessoa. Ela é tão ruim que manda matar a mocinha só porque seu espelho mágico dissera que Branca de Neve era mais bonita. Mas Branca consegue fugir, encontrando abrigo na casa dos Sete Anões.

Para dar movimento aos personagens, foram feitos mais de 100 mil desenhos! É claro que Walt Disney não fez isso sozinho. Ele tinha uma grande equipe de desenhistas para ajudá-lo. Mesmo assim, Branca de Neve e os Sete Anões levou três anos para ficar pronto: de 1934 a 1937.

Com o tempo, Walt Disney montou seu próprio estúdio, que até hoje é o principal produtor de desenhos animados no mundo. E montou também a Disneylândia, o parque de diversões mais famoso de todos!

Atualmente, os desenhos animados que não são feitos em computador continuam dando muito trabalho. O Rei Leão , por exemplo, foi feito com a técnica tradicional. Mas tem gente que acha que vale a pena. Até John Lasseter, criador de Toy Story : "O desenho animado tradicional tem características humanas lindas, que jamais serão traduzidas com sucesso pelo computador". E você, consegue perceber a diferença entre os dois filmes?


 Fonte:http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/desenho.htm
 

 

 

Site para pesquisa:

http://www.zineacesso.com/2007/05/02/quem-nasceu-primeiro-o-cinema-ou-o-desenho-animado/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Walt_Disney

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anima%C3%A7%C3%A3o

 ATIVIDADE 2

Converse com as crianças sobre a produção do desenho animado, buscando conhecer os conhecimentos prévios dos alunos. Apresente imagens/fotos de profissionais que trabalham na produção de desenhos animados em power point ou coladas em cartolina. As crianças devem observar as imagens e falar sobre o que observaram.

http://www.ottodesenhos.com.br/

o Computador e o Desenho

http://www.canalkids.com.br/arte/cinema/era.htm

ATIVIDADE 3

 Converse com as crianças sobre a evolução dos desenhos animados. Hoje essa linguagem usa recursos tecnológicos para criar os desenhos/filmes de forma digital e em 3D. Mostre imagens ou vídeos sobre esse processo na produção de animação. Questione:

  • Quem sabe como os desenhos animados são feitos?
  • Quem já assistiu um desenho antigo?
  • Quem já assistiu um desenho que foi feito no computador?
  • Quem já assistiu um filme em 3D?
  • O significa 3D?
  • Quais os filmes que você já assistiu em 3D? O que você achou disso?

Mostre imagens de desenhos tradicionais e  digitais para que os alunos possam estabelecer comparações em relação às imagens. Ao conversar com as crianças explique que a imagem em 3D, ou estereograma, atualmente é uma nova tecnologia que vem sendo utilizada na produção de animação cinematográfica.  Para assistir um filme em 3D recomenda-se usar um óculos especial que nos permite observar uma imagem em três dimensões.

Pesquise informações sobre a imagem em 3D. Organize um cartaz com essas informações, textos, imagens, leve para sala de aula e leia para os alunos.

Desenhos Animados antigos – Youtube 2

Os Flintstones

Fonte:http://www.sempretops.com/diversao/desenhos-animados-antigos-youtube/ 



Cassiopéia  - Filme digital

http://entretenimento.r7.com/cinema/fotos/filmes-que-todas-criancas-nao-podem-deixar-de-assistir-11.html

 

Link para pesquisar:

Imagem 3D

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem_3D

Depois as crianças poderão fazer um pequeno texto sobre o que aprenderam.

 Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1309&bih=525&tbs=isch%3A1&sa=1&q=desenho+animado+em+toy+story+3d&btnG=Pesquisar

 

ATIVIDADE 4

Converse com as crianças e organize os grupos/duplas para fazer um desenho animado. Leve-as para o laboratório de informática da escola.

Orientações de como fazer um desenho animado:

http://www.revistawindowsvista.com.br/node/799.

Vídeo sobre edição de vídeo:

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1428059-6174,00-APRENDA+A+EDITAR+SEUS+VIDEOS+FACILMENTE+NO+WINDOWS+LIVE+MOVIE+MAKER.html

Recursos Complementares

 

http://www.inkanimacoes.com/

http://www.pixar.com/

http://www.blueskystudios.com/content/index.php

COMO FAZER UM ÓCULOS 3D

Leia as instruções do texto abaixo.

Veja o passo a passo abaixo de como fazer um óculos 3D.

Óculos 3D montado

 

Para fazer um óculos 3D você vai precisar dos seguintes materiais:
- Papel A4;
- Tesoura;
- Cola branca;
- Impressora (ou uma caneta para fazer na mão);
- Papel celofane vermelho;
- Papel celofane Azul;

A primeira coisa é imprimir o modelo de óculos 3D abaixo:

Fazer óculos 3D

Clique na imagem com o botão direito e clique em “salvar imagem como”. Abra a imagem e imprima na folha A4.

Agora, com o modelo do óculos impresso, recorte com a tesoura nas linhas marcadas, inclusive na parte onde está escrito vermelho e azul.

Agora, recorte o papel celofane de modo que caiba no espaço reservado para as lentes. Colocando cada cor no lugar marcado.

Cole as abas do óculos 3D na lateral marcada. Cuidado para não colocar as laterais invertidas!

Se quiser deixar com uma cara mais profissional, pode pegar um óculos de sol velho, retirar as lentes e colocar o papel celofane no lugar.

Texto Adaptado.

Acesso em fevereiro de 2011.

Fonte: http://www.sabecomofazer.com.br/como-fazer-oculos-3d/

Avaliação

Ao final da aula registre se a criança é capazes de:

Relatar fatos relacionados a evolução dos desenhos animados no cinema;

Participar ativamente das atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.