30/11/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
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De onde vem a energia que utilizamos todos os dias para acendermos as luzes e as causas das recomendações para que a economizemos são temas que favorecem a aprendizagem da pesquisa, em diferentes fontes de informação, bem como, da organização, socialização e divulgação de informações e conhecimentos construídos pela turma.
1ª atividade: busca de informações em recursos multimídia |
Pergunte aos alunos como a energia elétrica provoca a iluminação das lâmpadas, anotando as explicações conhecidas dos alunos ou suas hipóteses.
Em seguida, organize grupos de trabalho na sala de informática e proponha que explorem a animação
Porque a luz acende, disponível no Portal do Professor em
Nesta animação podemos observar como a energia chega até as residências. Mostra todo o caminho percorrido, da produção de energia até o objetivo final.
Questione se compreenderam o conceito de “ indução eletromagnética”, apresentado na animação, pedindo que o expliquem.
Após comentar esse primeiro recurso, ofereça também os seguintes links aos grupos:
Imagem da página
http://www.furnas.com.br/anima2.asp
Imagem da página
http://www.furnas.com.br/anima3.asp
Oriente para que os grupos façam anotações sobre o tema, a partir das animações, criando um roteiro que originará um texto informativo posteriormente.
2ª atividade: elaboração de síntese de informações obtidas sobre o tema |
Peça que cada grupo elabore um texto informativo sobre o tema, baseando-se nas animações exploradas na aula anterior.
Organize as apresentações dos textos produzidos por cada grupo usando recursos visuais para leitura compartilhada: projetor multimídia e computador, retroprojetor e transparências, etc . Peça que observem os elementos ou organizações textuais que possibilitaram maior clareza às informações.
Elejam o texto que poderá ser mais claramente compreendido por pessoas que não conheceram as diferentes fontes de informações consultadas, como ocorreu com eles. Peça que justifiquem porque a escolha de um texto e não de outro. Provoque contradições para que tenham que argumentar, incluindo a análise sobre a forma e o conteúdo do texto.
Acrescentem elementos no texto escolhido, façam a revisão ortográfica, se preciso for.
Lance a ideia de criarem um Blog da turma para a publicação das pesquisas em Ciências. O lançamento do blog ocorrerá com o texto informativo sobre a energia elétrica, eleito pelo grupo.
Há diversos serviços de publicação de Blogs gratuitos na Internet. Vocês podem usar, por exemplo, o WordPress:
Acesse http://pt-br.wordpress.com/
Preencha os formulários de cadastro com dados do responsável e opções do blog. Será preciso ter uma conta de e-mail:
Ative a conta acessando o endereço de e-mail usado no formulário de registro e clicando no link que aparecer na mensagem.
Você visualizará a página inicial do Blog:
Faça o login (usuário e senha) e promova as alterações de lay out que quiser, clicando em Design.
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Para inserir imagens e outras mídias use a barra de ferramentas em Post:
3ª atividade: leitura compartilhada e busca de mais informações em textos na internet |
Promova a leitura compartilhada do seguinte artigo:
Energia desperdiçada no Brasil supera os R$ 10 bilhões por ano
São mais de 27 milhões de reais jogados fora todos os dias, de acordo com pesquisa de associação empresarial
Instituto Akatu - 08/08/2008
Se ainda pairava alguma dúvida sobre a importância do uso consciente da energia, os dados levantados pela Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (Abesco) vieram acabar com ela. Devido ao mau uso da energia, o Brasil desperdiça cerca de R$ 10 bilhões por ano em petróleo, eletricidade e gás natural. Para se ter uma noção da gravidade desse número, só para construir a hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, localizada na Região Amazônica, serão necessários R$ 8 bilhões. A potência estimada da nova usina de Jirau é para a produção de 3.300 megawatts (MW). É como se a cada ano jogássemos fora mais de uma usina hidrelétrica desse porte.
O cálculo representa 5% do volume de eletricidade distribuído por todas as concessionárias de energia do país somado à produção de petróleo pela Petrobrás. Em termos financeiros, o valor pode crescer ainda mais já que a cotação do barril de petróleo vem batendo sucessivos recordes de preço. Segundo a diretora-executiva da entidade, Maria Cecília Amaral, o desperdício está espalhado por todas as esferas da economia, mas o campeão de desperdício é o setor público, com 45% de perdas. Em segundo lugar está o comércio com 30% e, por último, a indústria, com 15%. De acordo com a Associação, um bom exemplo é dado pelo setor industrial que vem se preocupando cada vez mais com a redução do consumo de energia em suas linhas de produção. A Abesco avaliou que os custos de energia podem responder por até 70% do valor do produto fabricado, como é o caso dos bens que utilizam grande quantidade de alumínio em sua composição.
Além das perdas financeiras para o país, o desperdício de energia também contribui para o aquecimento global e é causador de profundos impactos sociais e ambientais. Quanto mais necessitarmos de energia, mais usinas geradoras precisarão ser construídas e mais poços de petróleo terão de ser perfurados. Para ficar no exemplo das hidrelétricas, imensas áreas precisam ser inundadas, desmatadas e algumas populações são obrigadas a abandonar suas casas. E, segundo reportagem publicada pela Ciência Hoje, revista de divulgação científica da SBPC, a energia hidroelétrica também causa a emissão de gases de efeito estufa por efeito. Isso ocorre porque a vegetação que fica sob as águas das represas se decompõe, liberando grandes volumes de metano, um gás 23 vezes mais poderoso em termos de aquecimento global do que o CO2. Essas são importantes razões para que o consumidor consciente faça a sua parte para ajudar a reduzir a demanda por energia. Aqui vão algumas dicas:
- Instalando a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão.
- Verificando se a vedação das portas está funcionando bem.
- Evitando forrar as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois isso dificulta a passagem do ar e provoca aumento no consumo de energia.
- Procurando não abarrotar as prateleiras, deixando espaço entre os alimentos para facilitar a circulação do ar.
- Não guardando líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, consequentemente, gastar mais energia.
- Não deixando a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo, pois isso faz com que o frio “escape” e exige mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente.
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_296183.shtml?func=2
Em seguida, organize grupos de trabalho para pesquisas na internet. Metade dos grupos deverá realizar buscas sobre consequências do desperdício de energia e a outra metade buscará mais informações sobre como evitar o desperdício de energia. Os grupos deverão anotar as informações que considere mais relevantes. Por fim, promova uma socialização das informações pesquisadas.
4ª atividade: produção de um texto coletivo para publicação no Blog da turma |
Organize a produção de um texto coletivamente, enfocando o desperdício de energia e as formas de evitá-lo. Na sala de informática, utilize o projetor multimídia para que todos acompanhem a produção. Você pode ser o escriba da turma. Oriente os alunos para que ditem o texto e não apenas comentem a ideia a ser incorporada. Faça intervenções durante a produção, se necessário. Após a revisão, o texto deve ser publicado no blog da turma.
"Casa sem luz" é uma indicação gráfica de recursos que contribuem para a economia de energia em uma casa e os mecanismos que a consomem, disponível em http://veja.abril.com.br/240805/casa.html
A compreensão sobre o processo de produção de energia elétrica poderá ser observada por meio dos textos produzidos em grupos e da revisão para a inclusão do escolhido para o blog.
A avaliação nessa sequência de atividades propiciará um panorama sobre quais os investimentos futuros devem ser realizados com a turma e quais as intervenções necessárias para promover avanços na produção de textos informativos a partir de pesquisas, caminhando para a construção de conhecimentos que vão além da cópia e memorização de conceitos.
Observe também como organizam-se para a realização do trabalho em grupo, fazendo as orientações necessárias durante o processo.
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