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“E fez-se a luz!” De onde vem a energia elétrica?

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a produção e a transmissão da energia elétrica
  • Utilizar diferentes recursos para compreender um fenômeno
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
3 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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Estratégias e recursos da aula

De onde vem a energia  que utilizamos todos os dias para acendermos as luzes e as causas das recomendações para que a economizemos são temas que favorecem a aprendizagem da pesquisa, em diferentes fontes de informação, bem como, da organização, socialização e divulgação de informações e conhecimentos construídos pela turma.

1ª atividade: busca de informações em recursos multimídia

Pergunte aos alunos como a energia  elétrica provoca a iluminação das lâmpadas, anotando as explicações conhecidas dos alunos ou suas hipóteses.

Em seguida, organize grupos de trabalho na sala de informática e proponha que explorem a animação

Porque a luz acende,  disponível no Portal do Professor em

 


Nesta animação podemos observar como a energia chega até as residências. Mostra todo o caminho percorrido, da produção de energia até o objetivo final.


Questione se compreenderam o conceito de “ indução eletromagnética”, apresentado na animação, pedindo que o expliquem.


Após comentar esse primeiro recurso, ofereça também os seguintes links aos grupos:

Imagem da página
http://www.furnas.com.br/anima2.asp


Imagem da página

http://www.furnas.com.br/anima3.asp


Oriente para que os grupos façam anotações sobre o tema, a partir das animações, criando um roteiro que originará um texto informativo posteriormente.

2ª atividade: elaboração de síntese de informações obtidas sobre o tema

Peça que cada grupo elabore um texto informativo sobre o tema, baseando-se nas animações  exploradas na aula anterior.

Organize as  apresentações dos textos produzidos por cada grupo usando recursos visuais para leitura compartilhada: projetor multimídia e computador, retroprojetor e transparências, etc . Peça que observem os elementos ou organizações textuais que possibilitaram maior clareza às informações.

Elejam o texto que poderá ser mais claramente compreendido por pessoas que não conheceram as diferentes fontes de informações consultadas, como ocorreu com eles.  Peça que justifiquem porque a escolha de um texto e não de outro. Provoque contradições para que tenham que argumentar, incluindo a análise sobre a forma e o conteúdo do texto.

Acrescentem elementos no texto escolhido, façam a revisão ortográfica, se preciso for.

Lance a ideia de criarem um Blog da turma para a publicação das pesquisas em Ciências. O lançamento do blog  ocorrerá com o texto informativo sobre a energia elétrica, eleito pelo grupo.

Há diversos serviços de publicação de Blogs gratuitos na Internet. Vocês podem usar, por exemplo, o WordPress:

Acesse http://pt-br.wordpress.com/

Preencha os formulários de cadastro com dados do responsável e opções do blog. Será preciso ter uma conta de e-mail:


Ative a conta acessando o endereço de e-mail usado no formulário de registro e clicando no link que aparecer na mensagem.

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Para inserir imagens e outras mídias use a barra de ferramentas em Post:

3ª atividade: leitura compartilhada e busca de mais informações em textos na internet

Promova a leitura compartilhada do seguinte artigo:

Energia desperdiçada no Brasil supera os R$ 10 bilhões por ano 

 São mais de 27 milhões de reais jogados fora todos os dias, de acordo com pesquisa de associação empresarial

 Instituto Akatu - 08/08/2008

Se ainda pairava alguma dúvida sobre a importância do uso consciente da energia, os dados levantados pela Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (Abesco) vieram acabar com ela. Devido ao mau uso da energia, o Brasil desperdiça cerca de R$ 10 bilhões por ano em petróleo, eletricidade e gás natural. Para se ter uma noção da gravidade desse número, só para construir a hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, localizada na Região Amazônica, serão necessários R$ 8 bilhões. A potência estimada da nova usina de Jirau é para a produção de 3.300 megawatts (MW). É como se a cada ano jogássemos fora mais de uma usina hidrelétrica desse porte.

O cálculo representa 5% do volume de eletricidade distribuído por todas as concessionárias de energia do país somado à produção de petróleo pela Petrobrás. Em termos financeiros, o valor pode crescer ainda mais já que a cotação do barril de petróleo vem batendo sucessivos recordes de preço. Segundo a diretora-executiva da entidade, Maria Cecília Amaral, o desperdício está espalhado por todas as esferas da economia, mas o campeão de desperdício é o setor público, com 45% de perdas. Em segundo lugar está o comércio com 30% e, por último, a indústria, com 15%. De acordo com a Associação, um bom exemplo é dado pelo setor industrial que vem se preocupando cada vez mais com a redução do consumo de energia em suas linhas de produção. A Abesco avaliou que os custos de energia podem responder por até 70% do valor do produto fabricado, como é o caso dos bens que utilizam grande quantidade de alumínio em sua composição.

Além das perdas financeiras para o país, o desperdício de energia também contribui para o aquecimento global e é causador de profundos impactos sociais e ambientais. Quanto mais necessitarmos de energia, mais usinas geradoras precisarão ser construídas e mais poços de petróleo terão de ser perfurados. Para ficar no exemplo das hidrelétricas, imensas áreas precisam ser inundadas, desmatadas e algumas populações são obrigadas a abandonar suas casas. E, segundo reportagem publicada pela Ciência Hoje, revista de divulgação científica da SBPC, a energia hidroelétrica também causa a emissão de gases de efeito estufa por efeito. Isso ocorre porque a vegetação que fica sob as águas das represas se decompõe, liberando grandes volumes de metano, um gás 23 vezes mais poderoso em termos de aquecimento global do que o CO2. Essas são importantes razões para que o consumidor consciente faça a sua parte para ajudar a reduzir a demanda por energia. Aqui vão algumas dicas:

  • Todos os produtos consomem energia em seu processo de fabricação. Quando adquirimos um produto, não compramos apenas o que vemos, mas todo o ciclo de produção daquele bem, que exigiu matéria-prima, água, energia, transporte e trabalho. Por isso, dê preferência aos produtos fabricados por empresas que se preocupam em reduzir o consumo de energia em suas atividades. E use todos os produtos até o final da sua vida útil, só comprando um novo quando realmente é necessário. Assim, você vai colaborar para um menor gasto de energia nos processos industriais.
  • Uma lâmpada econômica pode economizar até 80% de energia em relação à lâmpada convencional. Além disso, as lâmpadas econômicas (compactas fluorescentes) duram até 13 vezes mais do que as tradicionais (incandescentes). Por isso, apesar de serem um pouco mais caras, as lâmpadas econômicas compensam o dinheiro gasto. Durante a sua vida útil, cada uma delas pode proporcionar uma economia na conta de luz que varia de R$ 60 a R$ 120, muito mais do que o gasto a maior na sua compra.
  • O selo Procel indica os produtos que têm melhor desempenho energético, comparados com os outros da mesma categoria. Criado em 1993, o selo Procel serve para distinguir aqueles produtos que conseguem realizar o mesmo que os outros gastando menos energia. Para obter o selo, os produtos são submetidos a uma série de testes em laboratórios. Por isso, dê preferência a produtos que tenham o selo Procel. Assim você estará reconhecendo o empenho dos fabricantes que se esforçaram para desenvolver um produto mais econômico energeticamente e estará incentivando outras empresas a fazerem o mesmo.
  •  20% da energia consumida no país é gerada por usinas termelétricas, movidas a carvão e altamente poluentes. Quer dizer que a cada cinco lâmpadas acesas na sua casa, uma é alimentada por energia termelétrica. Portanto, procure economizar o máximo de energia e você estará contribuindo para reduzir a poluição provocada pelas usinas termelétricas, além de diminuir a contribuição dessas usinas para o aquecimento global e, também, o montante que você pagará em sua conta de eletricidade.
  • Um dos maiores consumidores de energia em uma casa fica no banheiro. De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), um chuveiro elétrico é responsável por 25% a 35% do gasto de eletricidade de uma casa e apresenta um consumo médio mensal de 120 kWh, considerando um chuveiro de 3500 W, usado 40 minutos de uso por dia (quatro banhos diários de 10 minutos cada). Esse volume de energia elétrica, para ser produzido, lança cerca de 31 quilos de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Em um ano, essa emissão sobe para mais de 11 mil quilos, o equivalente à emissão de um carro movido a gasolina, com motor até 1.4 de potência, ao andar 72 mil quilômetros, ou seja, percorrendo oito vezes todo o litoral brasileiro.
  • O dispositivo stand-by dos aparelhos eletroeletrônicos chega a responder por 25% do consumo de energia desses equipamentos. O stand-by – caracterizado pelo controle remoto presentes nas TVs, DVDs, sistemas de som, e outros equipamentos – é um grande “comedor” de energia elétrica. Para evitar esse consumo desnecessário, lembre-se de desligar o equipamento pelo seu botão on/off ou de tirar da tomada os aparelhos sempre que estiverem foram de uso.
  •  Computadores e monitores de vídeo devem ser desligados mesmo quando não forem usados durante um período curto de tempo. Muita gente acha que o processo de ligar e desligar computadores e periféricos consome muita energia e, por isso, prefere deixá-los ligados. Não é verdade. Os computadores devem ser desligados sempre que forem ficar mais de meia hora inativos. E os monitores de vídeo devem ser desligados se forem ficar sem uso por mais de quinze minutos. Por isso, não se esqueça de desligar seu computador e monitor sempre que for sair para almoçar ou para reuniões prolongadas.
  • A geladeira é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma casa, pois fica ligada o tempo todo. Veja como você pode gastar menos:

 - Instalando a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão.

- Verificando se a vedação das portas está funcionando bem.

- Evitando forrar as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois isso dificulta a passagem do ar e provoca aumento no consumo de energia.

- Procurando não abarrotar as prateleiras, deixando espaço entre os alimentos para facilitar a circulação do ar.

- Não guardando líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, consequentemente, gastar mais energia.

 - Não deixando a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo, pois isso faz com que o frio “escape” e exige mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente.

  • Na hora de usar a máquina de lavar roupa, economize água e energia lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante. Além disso, coloque sempre a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante. Assim você não terá de programar outro enxágue, que gastaria mais energia elétrica, além do desperdício de sabão e água.
  • Evite passar poucas peças de roupa de cada vez. Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma vez só. Além disso, passe primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_296183.shtml?func=2 

Em seguida, organize grupos de trabalho para pesquisas na internet. Metade dos grupos deverá realizar buscas sobre consequências do desperdício de energia e  a outra metade buscará mais informações sobre como evitar o desperdício de energia. Os grupos deverão anotar as informações que considere mais relevantes. Por fim, promova uma socialização das informações pesquisadas.

4ª atividade: produção de um texto coletivo para publicação no Blog da turma

Organize a produção de um texto coletivamente, enfocando o desperdício de energia e as formas de evitá-lo. Na sala de informática, utilize o projetor multimídia para que todos acompanhem a produção. Você pode ser o escriba da turma. Oriente os alunos para que ditem o texto e não apenas comentem a ideia a ser incorporada. Faça intervenções durante a produção, se necessário. Após a revisão, o texto deve ser publicado no blog da turma.

Recursos Complementares

"Casa sem luz" é uma  indicação gráfica de recursos  que contribuem para a economia de energia em uma casa e os mecanismos que a consomem, disponível em http://veja.abril.com.br/240805/casa.html 

Avaliação

A compreensão sobre o processo de produção de energia elétrica  poderá ser observada por meio dos textos produzidos em grupos  e da revisão para a inclusão do escolhido para o blog.

A avaliação nessa sequência de atividades propiciará um panorama sobre quais os investimentos futuros devem ser realizados com a turma e quais as intervenções necessárias para promover avanços na produção de textos informativos a partir de pesquisas, caminhando para  a construção de conhecimentos que vão além da cópia e memorização de conceitos.

Observe também como organizam-se para a realização do trabalho em grupo, fazendo as orientações necessárias durante o processo.

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