12/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Reconhecer as causas e consequências da dengue a partir da leitura de imagens.
Compreender que a dengue é uma doença que pode ser evitada, através de um recurso auditivo.
Aprimorar o processo de aquisição da leitura e da escrita, através de atividades relacionadas ao tema.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
A professora deve perguntar aos alunos se já ouviram falar sobre a dengue. Em seguida, através das imagens abaixo, deve explicar as principais causas e consequências dessa doença.
Mostrar figura 1
Imagem disponível em: http://www.acessa.com/saude/arquivo/dengue/2010/05/14-cidades/0322-aedes.jpg
A dengue é uma doença causada por um vírus alojado no mosquito Aedes Aegypti, que é esse da figura. Ele é preto, com manchas brancas e, geralmente, pica as pessoas durante o dia. Quando uma pessoa é picada por esse mosquito, contrai a doença. Somente pela picada do mosquito se pega dengue, não é possível contraí-la em contato com outras pessoas doentes.
Mostrar figuras 2, 3 e 4
Imagem disponível em: http://www.fernandopolis.sp.gov.br/portal/imgsNoticias/674.jpg
Disponível em: http://www.fernandopolis.sp.gov.br/portal/imgsNoticias/674a.jpg
Disponível em: http://www.estadao.com.br/fotos/dengue_caixa_dagua_divulgacao_Secom.jpg
O mosquito que vocês viram, deposita seus ovos em água parada. Quando chove acumula água em pneus, vasos de plantas, caixas d'água abertas, entre outros lugares... Esses lugares se tornam, na verdade, criadouros de mosquito da dengue. Por isso é tão importante não deixar acumular água parada em casa e ter muito cuidado ao guardar objetos que possam juntar água.
Mostrar imagem 5
Imagem disponível em: http://www.novaserrana.mg.gov.br/imagens/670/imagens_22220101531192.jpg
Quando os ovos encontram a água parada, saem de dentro deles, centenas de larvas, que depois de alguns dias, viram novos mosquitos. Não adianta matar um mosquito e deixar água parada, pois dessa água sairá centenas de novos mosquitos prontos para picar e levar a dengue para muitas pessoas. Por isso, é muito mais importante acabar com os criadouros do que com o mosquito.
Mostrar figura 6
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_GN6Y87WeM-A/S_XFa0i8h3I/AAAAAAAAAQ8/AFaYmSDIvSs/s1600/1102077086--sintomas.png
Como vocês podem ver, a pessoa que está com dengue começa a sentir dor nos olhos, dores de cabeça, tem febre alta que vem de repente. Ela também não sente fome, perde totalmente o apetite, começam a aparecer manchas vermelhas pelo corpo e também sente muita dor nas juntas. Às vezes, esses sintomas não aparecem todos de uma vez, mas aparecendo alguns deles, a pessoa já deve procurar rápido um médico.
Mostrar figura 7
Imagem disponível em: http://japasdejaleco.files.wordpress.com/2010/07/automedicacao-campanha1.jpg
É muito importante também a pessoa não se automedicar. A melhor alternativa é sempre consultar um médico. Alguns remédios mascaram, ou seja, disfarçam os sintomas da dengue. Nesse caso, o médico pode ficar confuso e não fazer o tratamento adequado, e a pessoa pode piorar.
Explicar que a dengue é uma doença perigosa, por isso é importante seguir essas orientações, pois em alguns casos, ela pode até causar a morte.
Após a explicação, abrir espaço para dúvidas e comentários.
Momento 2
A professora deve distribuir uma folha da atividade abaixo para cada criança, xerocada anteriormente.
A professora pode pedir que cada frase seja lida em voz alta por um aluno e pode desenvolver a atividade de forma coletiva.
Momento 3
A professora deve passar o seguinte vídeo para a turma: "Combate a dengue"
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eg8GeXB58vk
Após assistirem ao vídeo, a professora deve fazer uma interpretação oral através de perguntas:
Momento 4
Apresentar os seguintes cartazes para a turma: pedir que algumas crianças façam a leitura.
Imagem disponível: http://1.bp.blogspot.com/_Z9QrypYwqEo/R_Q1VXkNJ7I/AAAAAAAAAPU/x0mr2KNO-1M/S269/dengue.jpg
Imagem disponível: http://www.portalhoje.com/wp-content/uploads/2010/10/dengue.jpg
Imagem disponível: http://www.nslourdes.com.br/dengue1.jpg
Após verem as imagens, separar a turma em grupos de 3 ou 4 crianças e disponibilizar para cada grupo uma cartolina, canetinha, cola colorida... Pedir que elaborem um cartaz bem criativo contendo uma frase sobre a dengue e ilustrem. A professora pode ajudar em relação as dúvidas de ortografia.
Esses cartazes poderão ficar expostos na sala ou na escola com incentivo ao combate à Dengue
Atividade relacionada que pode ser feita em casa: http://www.anvisa.gov.br/paf/febre/foder_dengue2_crop.jpg
Observar se entenderam as causas e consequências da dengue a partir das imagens trabalhadas e da atividade do momento 2
Observar a leitura das crianças durante a atividade do momento 2 e 4
Observar através da interpretação oral do vídeo, se compreenderam as formas de evitar a dengue
Observar o envolvimento dos alunos ao confeccionarem o cartaz sobre o conteúdo estudado, bem como a evolução do código escrito e a coerência textual.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/06/2015
Cinco estrelasMuito rica esta aula,contribuiu muito para minha aula com o 5º ano!!
24/01/2013
Cinco estrelasGostei da forma como a aula foi apresentada. As imagens são muito sugestivas e adequadas para qualquer pessoa que tenha boa vontade de compreender sobre o tema.