Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando a dengue através do gênero explicativo

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental a partir de um texto explicativo.

Registrar, através de um debate, a responsabilidade que cada um possui no processo de prevenção e combate a dengue.

Exercitar a linguagem oral, através da interpretação de um texto explicativo.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve distribuir o seguinte texto (anteriormente xerocado) para a turma:

Texto disponível em: http://www.melhoramiga.com.br/2010/01/chuvas-de-verao-e-ideal-para-a-proliferacao-da-dengue/

A professora deve pedir para cada aluno ler uma parte do texto e, após a leitura, pedir que façam a atividade abaixo relacionada.

Fica a critério do professor fazer a atividade coletivamente ou dar um tempo para que os alunos tentem fazer sozinhos, deixando somente a correção para ser feita de forma coletiva.

Momento 2

Ao concluírem a atividade acima, a professora ainda deve ressaltar que muitos focos de proliferação da doença são encontrados em ambientes domésticos, portanto, cabe a cada um fazer a sua parte para conter essa doença.

Nesse momento, abrir um debate entre a turma perguntando:

  • Como cada um pode fazer a sua parte?
  • O que pode ser feito quando você já fez a sua parte e seu vizinho não?
  • E em casa com piscinas, o que pode ser feito?
  • O que você faria se morasse ao lado de um terreno baldio onde junta lixo e água parada? Que medidas podem ser tomadas nesse caso?
  • O problema estará totalmente resolvido se cada um cuidar bem da sua casa? Por quê?
  • Que outros tipos de lugar também precisam de cuidados?
  • A escola pode ser foco de proliferação do mosquito? Por que?

Após todos falarem, a professora com a ajuda dos alunos, pode fazer um registro coletivo de tudo que foi dito.

Ex:

          A dengue é uma doença que pode ser evitada se cada um fizer a sua parte. É importante não deixar que a água acumule em recipientes como vasos, pratos, caixas d´água destampadas, garrafas e pneus.

          Caso haja na casa do vizinho objetos com água parada, nós devemos conversar com ele e alertá-lo sobre os perigos da dengue. Em casas que têm piscinas, essas devem ficar cobertas e a água deve ser sempre tratada com cloro. No caso de um terreno baldio, pode-se entrar em contato com o dono do terreno, pedindo que ele providencie a limpeza do lugar.

         Não basta cada um cuidar só da sua casa, mas também cuidar do ambiente em que estuda e trabalha, como escolas, hospitais, fábricas e empresas, pois esses locais  podem ser focos para proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Momento 3

Convidar os alunos a fazer um passeio pela escola observando se existe água parada ou objetos que estão juntando água. Os alunos podem levar papel e lápis para anotar possíveis focos da doença e mais tarde relatar para os responsáveis da escola.

Momento 4

Dividir a turma em 4 grupos e dar o texto "As principais causas e consequências da Dengue" para a turma.

Esse texto deve ser dividido em 4 partes, sendo uma para cada grupo. Dizer que esse é um tipo de texto explicativo, ou seja, ele vem explicando  como é a dengue, sua forma de transmissão, os sinais e sintomas da doença, o tipo de tratamento adequado e formas de prevenção.

Cada grupo deve ler a sua parte e entendê-la. Um aluno do grupo deve ser nomeado para explicar essa parte ao resto da turma.

Ex:

Texto disponível em: http://www.unimedmarilia.com.br/index.php?pag=ver_materias&codigo=100&categoria=24 

Recursos Complementares

Revista em quadrinhos "Maluquinhos contra a dengue 2". Disponível em: http://www.riocontradengue.com.br/arquivos/revista002.zip 

Avaliação

Observar a fluência da leitura dos alunos durante as atividades propostas.

Observar se foram capazes de fazer a interpretação textual,.através da atividade relacionada ao texto

Observar o envolvimento dos alunos durante o debate realizado e se conseguiram, mais tarde, registrar as questões levantadas na forma escrita.

Observar o interesse e comprometimento dos alunos ao realizar o passeio na escola, procurando focos da dengue

Observar o trabalho em grupo, percebendo se conseguiram entender e passar oralmente para os colegas o item estudado da doença

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.