Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Dengue e a matemática – um trabalho interdisciplinar

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Sistematizar a relação entre quantidade e numeral, utilizando atividades matemáticas contendo símbolos da dengue.

Reconhecer o ciclo de vida do mosquito “aedes aegypti”, através de um cartaz explicativo.

Elaborar frases relacionando letras e algarismos, demonstrando reconhecer as especificidades dos mesmos.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Escrever as seguintes letras, cada uma em um pedacinho de papel: D - E - N - G - U - E

Embaralhar e distribuir aleatoriamente para 6 crianças. As crianças que receberam o papel com a letra devem ir à frente da sala e mostrá-las à turma, para que esta tente  formar a palavra que contém essas letras. Ao descobrirem a palavra, a professora deve dizer que estudarão um pouco sobre essa doença.

* Caso a turma tenha dificuldade em formar a palavra, a professora pode ir dando dicas:

  • É o nome de uma doença...
  • A letra inicial é a letra D...
  • Essa doença é transmitida por um mosquito...

Momento 2

Passar o seguinte vídeo para a turma: "Sapo Brothers contra a Dengue"

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YbhcuZvYrgk&feature=related 

Pedir que a turma reconte o vídeo assistido, ou seja, falem o que viram... o que aconteceu...

Momento 3

Distribuir uma folha da atividade abaixo para cada criança.

Após a realização da atividade, a professora pode fazer a correção no quadro.

Momento 4

Apresentar o seguinte cartaz para as crianças:

Imagem disponível em: http://www.professorinterativo.com.br/diversos/dengue/Imagens/ciclo.gif  

Explicar que esse desenho mostra o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. Em seu primeiro estágio ele está em forma de ovo. É esse ovo que se desenvolve na água parada, passando para o estágio de larva. Após alguns dias, essa larva passa para o estágio de pupa, que é a terceira figura. Nesse estágio, o mosquito já está praticamente formado. Após mais ou menos sete dias ele sai dessa casca como um mosquito adulto, pronto para depositar mais ovos em águas paradas e assim recomeçar um novo ciclo.

Momento 5

Após a explicação, pedir que recortem e colem na folha abaixo as imagens do ciclo do mosquito. Pedir que escrevam (do jeito que souberem) esse ciclo, citando o nome do estágio representando.

* A professora poderá registrar as palavras no quadro, fora de ordem, para auxiliar na realização da atividade.

Imagens retiradas do site: http://www.biotechpestcontrols.com/html/mosquitoes.html 

Momento 6

Pedir que façam a atividade da folha abaixo e descubram o nome científico do mosquito responsável pela doença estudada.

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/SCjBkznsQLI/AAAAAAAADhs/_6fFDWUwXls/s1600-h/26%2520-%2520coordenadas%2520sobre%2520a%2520dengue.jpg 

Pedir que formem frases coletivas com a palavra encontrada na atividade anterior. As frases podem ser escritas no quadro pela professora. Os alunos deverão escolher uma dessas frases, copiar e fazer uma ilustração.

Recursos Complementares

O cartaz contendo os cuidados tomados para evitar a dengue pode ser apresentado e estudado. Disponível em: http://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html  

Avaliação

Observar as possíveis dificuldades que o aluno apresenta ao montar a palavra com as letras distribuídas.

Observar se conseguiram recontar o vídeo assistido, absorvendo as informações dadas sobre a dengue.

Observar se fazem bem a relação entre quantidade/numeral durante a atividade do momento 3.

Observar se entenderam as fases de desenvolvimento do mosquito da dengue durante a atividade do momento 5.

Analisar o avanço em relação ao código escrito do aluno, durante a escrita desse ciclo.

Observar se conseguiram relacionar as letras e algarismos na última atividade e se participaram de forma ativa na formação de frases coletivas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edinalva do Nascimento Costa DA sILVA, Escola Estadual Raimunda Nonato Freitas da Silva , Roraima - disse:
    divaavlanide@hotmail.com

    07/01/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns...Como educadores temos que levar para a nossa sala de aula o melhor que temos para os nossos alunos.É CLARO ASSUNTO DA VIVENCIA DO EDUCANDO.Contribuindo para que ele(a) seja e continue sendo um cidadão mais esclarecido sobre os temas atuais. bjs... Trofª -Diva-RR.


  • Edilene de Lima Souza Godoi, MARIA DE MELO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    prof.edilene@hotmail.com

    03/03/2011

    Três estrelas

    Muito interessante. Parabéns pela dedicação com o trabalho do professor.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.