12/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Conhecer outras doenças transmitidas por insetos a partir de uma aula expositiva.
Aprimorar o desenvolvimento da escrita, através da produção de um texto sobre a prevenção de algumas doenças estudadas.
Exercitar o trabalho com a ortografia, através de um ditado ilustrado.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento, além de ter um conhecimento prévio sobre a dengue.
Momento 1
Através de uma conversa informal, perguntar aos alunos quem já ouviu falar do mosquito Aedes Aegypti.
Após ouvir as possíveis respostas, a professora distribuirá para cada criança uma cópia dos textos abaixo:
Disponível em: http://files.euemeucantinho.webnode.com/200000058-dc658dd601/Dengue%20(texto%20informativo).pdf
Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/febre-amarela.htm
A professora deve fazer a leituea dos dois textos com os alunos e perguntar o que eles têm em comum.
As crianças devem perceber que o mesmo transmissor da dengue é também o da febre amarela - o mosquito Aedes Aegypti.
Momento 2
Interpretar os textos lidos através de perguntas:
Momento 3
Apresentar a seguinte imagem à turma:
Disponível em: http://www.gasdetection.com/news2/anopheles_mosquito_4_hnd.jpg
Explicar que esse mosquito é o Anopheles, também tansmissor de uma doença, a malária. Assim como a dengue e a febre amarela, essa doença é adquirida através da picada do mosquito. A pessoa doente começa a apresentar febre alta e constante, que é um dos principais sintomas, sentindo muito frio, seguido de fases de extremo calor. As dores de cabeça, náuseas, hemorragias e fadiga também são sintomas. Ainda não existe vacina contra a malária, acabar com o mosquito ainda é a melhor forma de prevenção, não deixando água parada para que ele não coloque novos ovos.
Criar um momento para tirar dúvidas e tecer comentários.
Em seguida, mostrar a imagem abaixo:
Imagem disponível em: http://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html
Momento 4
Com base no que foi estudado, a professora deve produzir um texto coletivo com os alunos dizendo como essas doenças podem ser evitadas. À medida que forem falando, a professora pode ir anotando no quadro para que copiem.
Ex:
Momento 5:
Propor um ditado ilustrado para a turma. À medida em que a professora for mostrando uma imagem, as crianças devem escrever seu nome.
1- mosquito
Disponível em: http://enfermagemparatodos.files.wordpress.com/2010/03/dengue.jpg
2- garrafas
Disponível em: http://jaeh.files.wordpress.com/2007/07/garrafas1.jpg
3- latão de lixo tampado
Disponível em: http://www.vantaj.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_340_LIXO%20FECHADO%20PEQ.jpg
4- planta sem prato
Disponível em: http://www.facavocemesmo.net/wp-content/uploads/2009/05/plantas-em-vasos-1.jpg
5- água
Disponível em: http://www.jonnysize.com.br/website/blog/wp-content/uploads/gota-dagua.jpg
Após a realização do ditado e a correção no quadro pela professora, os alunos, em duplas, poderão inventar frases com as palavras do ditado.
Aula sobre a mesma temática: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1266
Observar o conhecimento que já trazem sobre a dengue.
Observar se conseguiram fazer alguma relação entre os dois textos apresentados.
Observar se entenderam os textos, através da interpretação oral feita no momento 2, bem como a forma de transmissão, sintomas e forma de prevenção da febre amarela.
Observar a coerência dos alunos ao elaborar um texto coletivo com as formas de prevenção das doenças estudadas.
Observar se houve avanço em relação ao código escrito, durante a realização do ditado e da elaboração de frases.
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