15/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Reconhecer a dengue, através de uma história em quadrinhos.
Produzir um texto narrativo, com desenvoltura, a partir dos quadrinhos trabalhados.
Demonstrar a capacidade de imaginar e de criar, através da confecção de um desenho, sobre a história trabalhada.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Como introdução, perguntar aos alunos quem já ouviu falar sobre a dengue. Observar o conhecimento prévio que a turma possui sobre o assunto deixando que comentem a respeito da doença.
Momento 2
Apresentar para os alunos a história em quadrinhos disponível em: http://www.riocontradengue.com.br/arquivos/revista001.zip
* Seria interessante se cada aluno tivesse uma cópia do exemplar da revista para acompanharem a história.
A professora deve fazer a leitura da história "Maluquinhos contra a dengue"
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_S6DkjxEE3hQ/SekVfJCxOjI/AAAAAAAAABs/sr6p_DhTcis/s1600-h/MENINO+MALUQUINHO.jpg
Momento 3
Após a leitura, a professora deve interpretar a história com os alunos através de perguntas orais:
Momento 4
Distribuir uma folha da atividade abaixo para cada criança e pedir que localizem e marquem os itens que servem como criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_UiVvcDO7zzg/Sg8oNm3ICGI/AAAAAAAAD_c/TUeHiZgrQ_M/s1600-h/localizando%2Bdengue.jpg
Momento 5
Dividir a turma em duplas e, a partir da história em quadrinhos trabalhada, pedir que cada dupla escreva um texto contando o que aprendeu sobre a dengue: forma de transmissão, sintomas e prevenção. Ao término da atividade, cada dupla poderá apresentar seu texto para o resto da turma.
A professora, na oportunidade, tecerá comentários sobre os textos produzidos, complementando informações ou ressaltando pontos importantes.
Vídeo educativo sobre a dengue disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=s2h_BtlrHbc
Observar o conhecimento prévio que a turma tem sobre a dengue durante uma conversa informal no momento 1
Observar se conseguiram acompanhar a história em quadrinhos trabalhada
Observar se conseguiram compreender a dengue, seus sintomas e formas de prevenção, através da interpretação oral da história, feita no momento 3
Observar se foram capazes de localizar os focos de proliferação do mosquito, na atividade do momento 4
Analisar se foram capazes de produzir um texto contendo os aspectos estudados sobre a doença
Analisar a evolução ortográfica dos alunos nas produções de texto.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/03/2016
Cinco estrelasgostei, me ajudou muito nas minhas aulas sobre combatendo o aedes