Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vídeos explicativos e textos informativos: aprendendo a combater a dengue

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprofundar seus conhecimentos acerca da dengue a partir de vídeos educativos.

Participar de brincadeiras relativas ao tema, demonstrando conhecimento sobre o assunto.

Reconhecer as formas de prevenção da dengue a partir de textos informativos.

Elaborar e montar, um texto informativo sobre a doença, contendo seus sintomas e formas. de prevenção

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Escrever no quadro as seguintes palavras com as letras desordenadas:

 

A primeira palavra forma o nome de uma doença, quem consegue adivinhar? Em que ordem as letras devem ficar para eu escrever essa palavra corretamente? - DENGUE

- E a segunda palavra, qual é? - MOSQUITO - (se for necessário a professora pode dar algumas dicas) É um inseto... voa...

 E a terceira? - ÁGUA - (nós precisamos dela para viver, cozinhar, tomar banho)...

 - Essas palavras têm alguma relação? Qual? (As respostas devem girar em torno da forma de contaminação da doença, que é através do mosquito, que a água é o local onde os ovos do mosquito se desenvolvem ou que uma das maneiras de evitar a dengue é nao deixando água parada).

Após adivinharem e fazerem as possíveis relações apresentadas, dizer que irão estudar um pouco sobre essa doença.

* Se tiverem um conhecimento prévio do assunto, as respostas devem girar em torno da forma de contaminação da doença, que é através do mosquito, que a água é o local onde os ovos do mosquito se desenvolvem ou que uma das maneiras de evitar a dengue é nao deixando água parada.

Momento 2

Passar os seguintes vídeos para a turma: "Sai fora dengue" e "Agente mirim contra a dengue!"

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WA7zf_Ip66w e http://www.youtube.com/watch?v=XZt33dVRp9U&feature=related 

*Um aparelho audiovisual deve ser providenciado anteriormente.

Momento 3

Após assistirem aos vídeos, a professora abrirá espaço para perguntas e comentários, distribuindo uma folha de cada atividade abaixo para as crianças.

Respostas:

1-

manchas vermelhas pelo corpo - dores nas articulações

febre - dor nos olhos

2-

imagem 1 - ovos

imagem 2 - larvas

imagem 3 - pupa

imagem 4 - mosquito

http://www.smartkids.com.br/conteudo/passatempos/dengue/cruzadinha.gif 

Respostas

1- lixo

2- dengue

3- ácido acetil

4- plantas

5- pneus

* Caso seja necessário, o professor pode colocar essas palavras no quadro fora de ordem para auxiliar a relaização da atividade

Momento 4

Distribuir para a turma o texto abaixo e pedir para um aluno fazer a leitura.

Disponível em: http://www.dengue.org.br/dengue_prevenir.html 

Explicar que esse é um tipo de texto informativo, pois nos traz informações sobre um determinado assunto, no caso, a forma de prevenção da dengue.

Pedir que circulem com lápis de cor todos os objetos que aparecem no texto e, não devem conter água.

Momento 5

Após essa leitura, dividir a turma em 3 grupos. Cada grupo deverá produzir um texto informativo. Um grupo informará a forma como a dengue é transmitida, outro grupo informará quais são os sintomas dessa doença e o terceiro grupo trará as principais formas de prevenção da dengue. Após escreverem, a professora fará a correção ortográfica e os alunos poderão colar os três textos em uma cartolina, fazendo uma ilustração respectiva a cada item.

Recursos Complementares

Caso as crianças tenham acesso a computadores na escola podem jogar o "Jogo da dengue", disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2941/open/file/Dengue.swf?sequence=1 

Avaliação

Observar se tiveram dificuldades em adivinhar palavras com as letras misturadas e, se souberam organizar as letras para escrevê-las corretamente.

Observar se tiveram interesse no vídeo apresentado e se compreenderam seu conteúdo, através de dúvidas levantadas e comentários feitos.

Analisar se fizeram corretamente a relação das figuras com os sintomas da doença, bem como se conseguiram relacionar as fases de desenvolvimento do mosquito transmissor.

Observar se conseguiram localizar no texto os objetos pedidos na atividade do momento 4.

Observar se conseguiram cumprir os objetivos da produção textual, bem como de avançar em relação ao código escrito e a ortografia durante os momentos 3 e 6

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • claudia rozana otremba, Escola Municipal Da Vila Shalon , Paraná - disse:
    crotremba@hotmail.com

    05/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Muito prática!


  • Osny, Colégio João Severo da Cruz , Bahia - disse:
    osnysantos@ymail.com

    15/03/2013

    Quatro estrelas

    muito interessante


  • rafaella, E M Sao Geraldo , Bahia - disse:
    rafaellazevedo@hotmail.com

    04/03/2013

    Cinco estrelas

    este plano de explanar sobre este assunto esta excelente...me ajudou muito...


  • fabio gustavo marques fernandes, jardim bangu , Rio de Janeiro - disse:
    gustavo_rieger@yahoo.com

    23/04/2012

    Cinco estrelas

    e muito bom apesar de eu ser aluno e estou no 6 ano eu gostei.


  • Maria Cavalcante (reginapacisecia.blogspot.com), Colégio Regina Pacis , Ceará - disse:
    profamcavalcante@gmail.com

    05/01/2012

    Cinco estrelas

    Adoramos o planejamento da sua aula. Nossa professora de Português é dessa cidade. Gostaríamos de receber outros materiais tão criativos. Somos uma escola privada de inclusão. Se vierem passear aqui venham nos visitar. Nosso professor de Ciências se chama Fred. Gostaríamos de fazer um intercâmbio através do nosso blog com os alunos de alguma escola daí. Obrigada, alunos do 6º ao 9º anos do Regina Pacis.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.