16/12/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
-Conhecer regras de trânsito;
-Conhecer direitos e deveres do cidadão;
-Socializar os conhecimentos adquiridos no convívio diário;
-Desenvolver noção de direção;
-Trabalhar a conscientização em relação ao respeito ao pedestre.
-Ter noção sobre placas de trânsito.
Motivação:
Professor, vamos iniciar nossa aula apresentando aos alunos alguns vídeos e conteúdos sobre as leis de trânsito.
Eles poderão acessar o site no link,
Disponível em: http://educacaotransitoportalprofessor.wordpress.com/
acesso em: 27.10.10.
Solicite aos alunos que leiam atenciosamente o conteúdo do site, assistam aos vídeos indicados para que possam ser discutidos, na intenção de verificar o nível de compreensão diante do assunto, a fim de enriquecer o desenvolvimento das atividades propostas nesta aula.
Atividade 1: O Pateta no trânsito.
Material: Vídeo contendo o filme "Pateta no trânsito", ou acessando o mesmo na internet através do link,
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0
acesso em: 26.10.10.
Descrição da atividade: O Professor poderá promover uma sessão de cinema para que os alunos assistam ao vídeo sobre o trânsito, sugerido acima. Este vídeo apresenta como personagem o “Pateta”, um motorista um tanto quanto estressado no trânsito.
Ao término do filme torna-se interessante professor disparar questões geradoras de possíveis reflexões em relação às atitudes apresentadas pelo “Pateta”, tanto como motorista bem como pedestre, diante das situações.Torna-se importante contextualizar a situação a fim de tratar o assunto como proposta de educação no trânsito.
Apresentamos algumas questões norteadoras para iniciar e enriquecer a discussão:
- vocês conhecem o “Pateta”?
- o “Pateta” se apresentou no filme como um cidadão preocupado com as pessoas?
-o “Pateta” sabia dirigir bem?
-qual opinião de vocês em relação ao comportamento do “Pateta” apresentado no filme, no momento em que estava na estrada e segurou todo o trânsito?
-vocês já presenciaram algumas das situações apresentadas no filme quando estão andando na rua?
-ao passar na poça de água com o carro e molhar o pedestre, o “Pateta” o respeitou?
-qual sua opinião diante da atitude do “Pateta” ao abrir a porta do carro sem prestar atenção em relação aos veículos em trânsito?
-vocês conhecem algumas regras de trânsito?
Sugestões interessantes ao professor:
Apresente situações instigadoras que oportunizem espaço de socialização aos alunos, para reportarem vivências cotidianas. Veja alguns exemplos:
- A cada momento em que os alunos apresentarem suas respostas, peça para emitirem opiniões em relação a postura do motorista apresentando os aspectos positivos e negativos do mesmo.
- Questione aos alunos como eles dirigiriam um carro se estivessem na mesma situação do personagem.
- Aproveite essa ocasião para incrementar a aula solicitando a representação cênica dessas situações.
- Crie dinâmicas de sensibilização que possibilitem às crianças apropriações conceituais importantes para a formação de valores e educação no trânsito, tais como: apresente as cores do sinal de trânsito (vermelho, amarelo e verde) e solicite que apresentem possíveis movimentações referentes a cada cor.
Figura 1: Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/__2YLB-US7Ko/S4ZlUxIz_HI/AAAAAAAABNM/NwGypRoGK8A/s320/pateta+no+transito2.JPG
acesso em: 27.10.10.
Referência: autoria própria.
Fonte: A imagem acima apresentada foi retirada de uma das cenas encontradas no vídeo do filme: " Pateta no Trânsito",
disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0
acesso em: 27.10.10.
Atividade 2: Quem conhece placas de trânsito?
Material:
- giz ou cartolina (uma folha para cada grupo);
- papel pardo (uma folha para cada grupo);
- lápis de cera (uma caixa para cada grupo).
Descrição da atividade:
- Organize os alunos em grupo. Para isso utilize a quadra da escola;
-Disponibilize a cada grupo, um espaço delimitado na quadra. Para delimitar espaço trace com um giz, no chão da quadra ou em uma cartolina uma linha.
-Em seguida, o professor deverá solicitar a cada aluno que desenhe no espaço determinado, uma placa de trânsito a qual conheça.
Referência: autoria própria.
Observação:
-Peça aos alunos para fazerem desenhos grandes e visíveis;
-Alerte os alunos para desenharem placas diversificadas, diferentes das desenhadas pelos colegas;
-Quando o quadro estiver completo, isto é, todos terminarem de desenhar suas placas, o professor pedirá a cada grupo, alternadamente, que explique o que significa cada placa. Importante que o aluno apresente a placa desenhada por ele.
Figura 2: Disponível em http://guiadicas.net/fotos/2010/02/significado-das-placas-de-transito.jpg
acesso em: 27.10.10.
Atividade 3: Noção de direção.
Material: Giz
Descrição da atividade:
-Traçando alguns caminhos pelo chão da quadra, o professor simulará juntamente com os alunos uma via de trânsito, onde a cada cruzamento deverá ter uma placa indicativa, exemplo: Pare, Conversão à direita ou a esquerda, dê a preferência, não vire à direita, faixa de pedestres, entre outros.
-O professor dividirá a turma em grupos, onde estes deverão deslocar-se de mãos dadas com os membros do grupo.
-Ao caminharem pela trajetória montada e se encontrarem deverão identificar e apresentar posturas referentes a quem dá a passagem, e quem passa.
-Após familiarização dos alunos diante do caminho proposto, o professor poderá dividi-los para representarem - pedestres e veículos-, a fim de vivenciarem diferentes situações, dentre elas:
-tomar decisões de que caminho percorrer;
-trabalhar sentido de direção;
-identificarem as placas apresentadas na trajetória e respeitá-las;
-verificar se poderão virar à direita, à esquerda ou seguir em frente, entre outros.
Sugestão: Após vivenciarem a trajetória construída poderão inverter os papéis.
Referência: autoria própria.
Figura 3: Disponível em: http://danielamachado.files.wordpress.com/2009/09/transito.jpg?w=190&h=176
acesso em: 17.10.10.
Vamos trabalhar a prevenção professor?
Lembre sempre seus alunos que:
- Para evitar acidentes os motoristas não podem consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir;
-No banco da frente ou de trás, passageiros devem sempre usar o cinto de segurança ;
-Não jogue lixo pela janela;
-Use capacete ao subir na moto;
-Não converse com o motorista;
-O condutor deve respeitar o limite de velocidade das ruas e estradas e não andar em alta velocidade;
-Ao abrir a porta do carro, verifique antes se não há outro veículo vindo em sua direção;
-O embarque e desembarque do veículo deverão ocorrer sempre do lado da calçada, exceto no caso do motorista.
Disponível em: http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-197,cd-218938.htm
acesso em: 01.11.10.
Educação no trânsito.
Para que os alunos se divirtam com uma história em quadrinhos, o professor poderá deixá-los assistir a história de “Paranazinho – Almanaque do Trânsito”, onde eles poderão ler e aprender como se portar no trânsito, seus direitos e deveres. Este recurso vem oferecer suporte para trabalhar as atividades da aula.
Disponível em: http://www.brasilzinho.com.br/revista_transito.html
acesso em: 27.10.10.
Como escolher os diferentes assuntos e visualizar as histórias?
Vamos lá, é só seguir as orientações a seguir:
-ao visualizar o site apresentado acima, clique em “menu” embaixo, na tela;
-escolha uma das opções apresentadas na prancheta;
-ao clicar na sua escolha, aparecerá a tela referente a opção escolhida;
-inicie a leitura e para dar continuidade a esta, clique em avançar, abaixo, à direita da tela.
A cada item escolhido conhecerá uma nova história em quadrinhos relativa a educação no trânsito.
Aprendendo a sinalização de trânsito.
Entre no site indicado abaixo, e depois que discutir com as crianças sobre as placas, peça para que elas respondam as perguntas colocando a resposta correta.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11255
acesso em: 27.10.10
A avaliação deverá ocorrer no decorrer das atividades propostas relevando por meio da observação os seguintes aspectos:
-a participação e o envolvimento da criança durante a atividade;
-as opiniões dos alunos nas discussões proporcionadas na sala de aula;
-a construção de conhecimentos sobre sinalização de trânsito ( o que cada aluno aprendeu sobre o assunto tratado).
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/07/2014
Cinco estrelasMto bom material,sou diretor e instruto de transito e tenho o interse em colaborar mais com os futuros HABILITADOS.
14/07/2012
Cinco estrelasexcelente vou usar em minha aula