25/01/2011
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1: QUEM GOVERNA O NOSSO PAÍS?
1º Momento: O(a) professor(a) durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre as funções desempenhadas pelo presidente e senadores do Brasil. Registrando suas hipóteses, para posteriormente confrontar com os novos conhecimentos.
Obs: O(a) professor(a) deverá convidar pais/responsáveis (professores de história ou ligados à política) para virem à sala conversar com as crianças.
2º Momento: O(a) professor(a) durante a roda deverá instigar as crianças para pensarem algumas questões que farão aos convidados sobre as funções e realizações do presidente e senadores.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_do_Brasil
3º Momento: O(a) professor(a) deverá retomar com as crianças a conversa com o convidado e registrar suas falas para a construção de um texto coletivo.
4º Momento: O(a) professor(a) poderá propor a elaboração de uma linha do tempo com relação aos últimos presidentes, tomando como referência a idade dos alunos, possibilitando estabelecerem uma relação temporal com sua idade. Para tanto deverá questionar:
Depois, o(a) professor(a) deverá solicitar as fotos dos presidentes mencionados para a elaboração da tabela. As crianças deverão construir a tabela recortando e colando as fotos, como também deverão preencher os quadros solicitados, conforme sugestão abaixo:
NOME DO PRESIDENTE |
FOTO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA |
INICIO DO MANDATO |
FIM DO MANDATO |
PARTIDO POLITICO |
VICE PRESIDENTE |
Fernando Henrique Cardoso |
1ª de janeiro de 1995 |
1ª de janeiro de 2003 |
Partido da Social Democracia Brasileira PSDB |
Marcos Maciel |
|
Luis Inácio Lula da Silva |
1º de janeiro de 2003 |
1º de janeiro de 2011 |
Partido dos trabalhadores |
José Alencar |
|
Dilma Rousseff |
1º de janeiro de 2011 |
1ª de janeiro de 2015 |
Partido dos trabalhadores |
Michel Temer |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_presidentes_do_Brasil
OBS: A tabela com a linha do tempo deverá ficar exposta no mural da sala.
ATIVIDADE 2 – QUAIS SÃO AS PRIORIDADES DA NAÇÃO.
|
|
1º Momento: O (a) professor (a) deverá pesquisar com as crianças na sala de multimídia quais foram os últimos investimentos do governo no que se refere: Educação, Saúde e Habitação. Após a pesquisa, deverão discutir o que eles acham que poderia ser feito para que melhorar o atendimento à população. Nesse momento, o(a) professor (a) deverá registrar as falas das crianças no quadro acima sugerido. Depois, deverá retomar com as crianças apontando cada aspecto que foi registrado no quadro.
Como sugestão ver os sites abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o
Obs: Solicitar no dia anterior que as crianças tragam revistas para recorte e colagem.
2º Momento: O (a) professor (a) deverá dividir a turma em três grupos, cada grupo fará um seminário sobre um dos temas: SAÚDE, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO. Para tanto, discutirão no grande grupo a importância de cada tema, bem como deverão realizar pesquisa em jornais, internet e revistas.
Obs.: Os seminários serão apresentados por meio de cartazes.
Sugestão do material: Cartolina branca, revistas, papel colorido para recorte, tesoura, revistas, cola, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, tinta guache e pincel.
http://www.eb1-nossa-sra-saude.rcts.pt/desenhos_paint.htm
http://www.gartic.com.br/desenhos/hospital/?pag=6
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579:educacao-infantil
3º Momento: Depois que todos os grupos concluírem os trabalhos (cartazes), o(a)professor(a) solicitará que apresentem o seminário aos demais colegas da sala. Ao final, o(a) professor(a) deverá solicitar que os grupos façam uma avaliação dos trabalhos realizados, lembrando que os colegas devem respeitar as opiniões dos demais, assim como aguardar sua vez para falar.
Os cartazes deverão ser fixados no mural da sala e confrontados com as idéias iniciais.
Avaliar se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!