Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMO SE ORGANIZA UMA NAÇÃO?

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender sobre a organização de um país.
  • Compreender a dinâmica de trabalho dos governantes dessa nação.  
  • Construir uma linha de tempo dos últimos presidentes.
  • Discutir sobre educação, saúde e habitação
Duração das atividades
4 AULAS DE 30 MINUTOS.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1: QUEM GOVERNA O NOSSO PAÍS?

1º Momento:  O(a) professor(a) durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre as funções desempenhadas pelo presidente e senadores do Brasil. Registrando suas hipóteses, para posteriormente confrontar com os novos conhecimentos. 

Obs: O(a) professor(a) deverá convidar pais/responsáveis (professores de história ou ligados à política) para virem à sala conversar com as crianças.

2º Momento: O(a)  professor(a) durante a roda deverá instigar as crianças para  pensarem algumas questões que farão aos convidados sobre as funções e realizações do presidente e senadores.

  • Como acontece a votação?
  • Quem vota para eleger os candidatos?
  • Quem pode ser candidato à presidência da República?
  • O que faz um presidente? Quanto tempo o presidente fica no cargo?
  • Quanto ganha um presidente?
  • Quando o presidente é substituido pelo vice presidente?
  • Qual é a função de um senador da República?
  • Quanto tempo dura o mandato do senador?

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Presidente_do_Brasil

 

3º Momento: O(a) professor(a) deverá retomar com as crianças a conversa com o convidado e registrar suas falas para a construção de um texto coletivo.

4º Momento: O(a) professor(a) poderá propor a elaboração de uma linha do tempo com relação aos últimos presidentes, tomando como referência a idade dos alunos, possibilitando estabelecerem uma relação temporal com sua idade. Para tanto deverá questionar:

  • Quem era o presidente do Brasil antes de vocês nascerem?
  • E quando vocês nasceram quem era o presidente do Brasil?
  • Qual é o atual presidente do Brasil?
  • E quem é o vice presidente do Brasil?
  • Qual é a função do vice presidente?

Depois, o(a) professor(a) deverá solicitar as fotos dos presidentes mencionados para a elaboração da tabela. As crianças deverão construir a tabela recortando e colando as fotos, como também deverão preencher os quadros solicitados,  conforme sugestão abaixo: 

 

NOME DO PRESIDENTE

FOTO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

INICIO DO MANDATO

FIM DO MANDATO

PARTIDO POLITICO

VICE PRESIDENTE

Fernando Henrique Cardoso

1ª de janeiro de 1995

1ª de janeiro de 2003

Partido da Social Democracia Brasileira PSDB  

Marcos Maciel

Luis Inácio Lula da Silva

1º de janeiro de 2003

1º de janeiro de 2011

Partido dos trabalhadores

José Alencar

Dilma Rousseff

1º de janeiro de 2011

1ª de janeiro de 2015

Partido dos trabalhadores

Michel Temer

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_presidentes_do_Brasil

OBS: A tabela com a linha do tempo deverá ficar exposta no mural da sala.

ATIVIDADE 2 – QUAIS SÃO AS PRIORIDADES DA NAÇÃO.

 

SAÚDE

HABITAÇÃO

EDUCAÇÃO

 

 

 

 

 

1º  Momento: O (a) professor (a) deverá pesquisar com as crianças na sala de multimídia quais foram os últimos investimentos do governo no que se refere: Educação, Saúde e Habitação.  Após a pesquisa, deverão discutir o que eles acham que poderia ser feito para que melhorar o atendimento à população.  Nesse momento, o(a) professor (a) deverá registrar as falas das crianças  no quadro  acima sugerido. Depois, deverá retomar com as crianças  apontando cada aspecto que foi registrado no quadro.

Como sugestão ver os sites abaixo:

http://www.mec.gov.br/ 

http://www.plenarinho.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o

 

Obs:  Solicitar no dia anterior que as crianças tragam revistas para recorte e colagem.

 

2º Momento: O (a) professor (a) deverá dividir a turma em três grupos, cada grupo fará um seminário sobre um dos temas:  SAÚDE, EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO. Para tanto, discutirão no grande grupo a importância de cada tema, bem como deverão realizar pesquisa em jornais, internet e revistas.

Obs.: Os seminários serão apresentados por meio de cartazes.

Sugestão do material: Cartolina branca, revistas, papel colorido para recorte, tesoura, revistas, cola, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, tinta guache e pincel.

  • NA NOSSA CIDADE A HABITAÇÃO É ASSIM....

http://www.eb1-nossa-sra-saude.rcts.pt/desenhos_paint.htm

  • NA NOSSA CIDADE A SAÚDE É ASSIM....

http://www.gartic.com.br/desenhos/hospital/?pag=6

  • NA NOSSA CIDADE A EDUCAÇÃO É ASSIM....    

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579:educacao-infantil

 3º Momento:  Depois que todos os grupos concluírem os trabalhos (cartazes), o(a)professor(a) solicitará que apresentem o seminário aos demais colegas da sala.  Ao final, o(a) professor(a) deverá solicitar que os grupos façam uma avaliação dos trabalhos realizados, lembrando que os colegas devem respeitar as opiniões dos demais, assim como aguardar sua vez para falar. 

Os cartazes deverão ser fixados no mural da sala e confrontados com as idéias iniciais.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se a criança:

  • Aprendeu sobre a organização de um país.
  • Compreende a dinâmica de trabalho dos governantes dessa nação.  
  • Participou das discussões.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.