24/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural |
Conceitos de população e cidade.
Atividade 1
Ler e discutir os direitos e as condições de vida das populações das cidades brasileiras.
1º momento
Professor inicie sua aula apresentando as imagens e solicitando aos alunos que façam uma leitura imagética, pode iniciar se dirigindo a eles da seguinte forma: O que vocês estão vendo nessas imagens? Quem cuida da saúde das pessoas que vivem no Brasil? observem as imagens da situação 1 e responda: que espaço pode ser esse onde as pessoas estão sentadas? O que elas estão fazendo?
Situação 1 - Relacionar o direito á sáude às condições de saúde das populações nas cidades brasileiras.
http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/temas-de-atuacao/saude/gt_saude%20copy.jpg
Depois da leitura e discussão inicial, encerre a situação fazendo as seguintes questões: Quem paga aos médicos que cuidam da nossa saúde? Discuta sobre os sistemas de saúde: privado (particular, plano de saúde) e o sistema da saúde pública (SUS); e retome que em qualquer uma das condições, o dinheiro sai do bolso do cidadão, pagamento direto, contrato de um plano ou como contribuinte.
2º momento
Professor organize os alunos em grupos, com quatro componentes, entregue a situação 2 e solicite que leiam e façam a análise da imagem apresentada.
Situação 2: Relacionar o direito às condições de vida da população para a aquisição da alimentação.
http://www.feedingminds.org/img/childtablelev2.jpg
Ao final, retome as análises dos grupos e discutam com a turma o que conseguiram perceber e para ampliar, faça uma discussão a partir das seguintes questões: como esse direito das crianças pode ser respeitado nas cidades brasileiras? Como os filhos dos trabalhadores podem garantir uma alimentação de qualidade?
Atividade 2 - Criar argumentos para explicitar as imagens analisadas
1º momento
Organize a turma em um grande círculo e mostre a imagem da situação , em seguida solicite que façam uma leitura interpretativa sobre a sequência dos fatos. Essa é uma elaboração conjunta, onde você, professor, será responsável pela coordenação do processo de comunicação entre os alunos e fará as contribuições quando for necessário e a síntese da fala dos alunos, coordenando os pontos consensuais, contrários e contraditórios.
Situação 3
Relacionar o direito às condições da educação das populações das cidades brasileiras.
http://www.bodega.blog.br/wp-content/uploads/2008/10/educacao1.jpg
2º momento
Dividir a turma em pequenos grupos, uns pesquisam sobre o direito à moradia e outros sobre as atividades desenvolvidas nas cidades. Os grupos elaboram uma enquete e faz a pesquisa na vizinhança da moradia dos alunos. As questões são elaboradas em sala com a supervisão do professor e realizadas posteriormente. Cada grupo organiza as respostas e trazem para a sala para fazer um debate, e como síntese, elaboram um texto para comunicação dos resultados.
Situação 4
Relacionar o direito de proteção às condições de moradia das populações das cidades brasileiras.
http://3.bp.blogspot.com/_XiaJUcJsECc/RrqPOv5EkAI/AAAAAAAAAJc/UmYgDFOD9jY/s320/cartilha.jpg
Situação 5
Relacionar o direito ao trabalho às atividades desenvolvidas pela população das cidades brasileiras
Figura 1
figura 2 http://www.guaracy.com/escola/imagens_artigos/edificacoes.jpg
figura 3 http://4.bp.blogspot.com/_1iFAdwAIzUs/Se4pLFzTc2I/AAAAAAAAIbo/P4VITeg9vbw/s400/medico1.gif
figura 4 http://galeria.colorir.com/images/painted/7037c3ee85535582719282781008db27.png
2º momento
Oriente os seus alunos a fazer a leitura de diferentes textos. Cada grupo ler um texto diferente e analisa as questões relacionadas à saúde, atividade, alimentação, educação e moradia. Estamos sugerindo alguns textos, mas o professor pode usar os textos de sua preferência.
Grupo – saúde
http://www.canalkids.com.br/cidadania/direitos/crianca.htm
Grupo - alimentação
Definição, situação, causa da fome.
http://wapedia.mobi/pt/Inseguran%C3%A7a_alimentar
Grupo – Educação
Do direito à educação aos direitos humanos: a participação popular e as escolas radiofônicas no Movimento de Educação de Base.
http://www.escolakids.com/tipos-de-escola.htm
Grupo - moradia
http://pt.encydia.com/es/Direito_%c3%a0_moradia
Cada grupo ao ler o texto examina-o detalhadamente, procurando entender parte a parte, tentando compreender os argumentos e os conceitos que o compõe; destaca os aspectos importantes; Discute em grupo a problemática relacionada ao tema – o direito e a condição da população.
3º momento
Professor ajude os alunos a elaborar um texto em grupo, retratando o tema que ficou responsável. Ao final, cada grupo compartilha com os demais o que aprendeu sobre o tema. Constrói argumentos para sustentar o ponto de vista defendido.
Textos de aprofundamento do professor
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/PDF/silviohenriquebarbosa.pdf
Avaliar se os alunos conseguiram participar e desenvolver as atividades de discussão das condições de vida da população urbana, tendo como elementos de análise à saúde, atividade, alimentação, educação e moradia.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!