Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POPULAÇÕES QUE HABITAM AS CIDADES

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir as condições de vida da população urbana, tendo como elementos de análise; saúde, atividade, alimentação, educação e moradia.
Duração das atividades
2 aulas, com atividades divididas em momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de população e cidade.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade   1

Ler  e discutir os direitos e as condições de vida das populações das cidades brasileiras.   

1º momento

Professor inicie sua aula apresentando as imagens e solicitando aos alunos que façam uma leitura imagética, pode iniciar se dirigindo a eles da seguinte forma: O que vocês estão vendo nessas imagens? Quem cuida da saúde das pessoas que vivem no Brasil? observem as imagens da situação 1 e responda: que espaço pode ser esse onde as pessoas estão sentadas? O que elas estão fazendo?

Situação 1 - Relacionar o direito á sáude às condições de saúde das populações nas cidades brasileiras.

http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/temas-de-atuacao/saude/gt_saude%20copy.jpg

Depois da leitura e discussão inicial, encerre a situação fazendo as seguintes questões: Quem paga aos médicos que cuidam da nossa saúde? Discuta sobre os sistemas de saúde: privado (particular, plano de saúde) e o sistema da saúde pública (SUS); e retome que em qualquer uma das  condições, o dinheiro sai do bolso do cidadão, pagamento direto, contrato de um plano ou  como contribuinte.

 2º momento

Professor organize os alunos em grupos, com quatro componentes, entregue a situação 2 e solicite que leiam  e façam a análise da imagem apresentada. 

Situação 2: Relacionar o direito às condições de vida da população para a aquisição da alimentação.

 

http://www.feedingminds.org/img/childtablelev2.jpg

Ao final, retome as análises dos grupos e discutam com a turma o que conseguiram perceber e para ampliar, faça uma discussão a partir das seguintes questões: como esse direito das crianças pode ser respeitado nas cidades brasileiras?  Como os filhos dos trabalhadores podem garantir uma alimentação de qualidade?

 

Atividade 2  - Criar argumentos para explicitar as imagens analisadas

1º momento

Organize a turma em um grande círculo e mostre a imagem  da situação ,  em seguida solicite que façam uma leitura interpretativa sobre a sequência dos fatos. Essa é uma elaboração conjunta, onde você, professor, será responsável pela coordenação do processo de comunicação entre os alunos e fará as contribuições quando for necessário e a síntese da fala dos alunos, coordenando os pontos consensuais, contrários e contraditórios.

 

 

Situação 3

  Relacionar o direito  às condições da educação das populações das cidades brasileiras.

 

http://www.bodega.blog.br/wp-content/uploads/2008/10/educacao1.jpg

 

2º momento

Dividir a turma em pequenos grupos, uns pesquisam sobre o direito à moradia e outros sobre as atividades desenvolvidas nas cidades. Os grupos elaboram uma enquete e faz a pesquisa na vizinhança da moradia dos alunos. As questões são elaboradas em sala com a supervisão do professor e realizadas posteriormente. Cada grupo organiza as respostas e trazem para a sala para fazer um debate, e como síntese, elaboram um texto para comunicação dos resultados. 

Situação 4

Relacionar o direito de proteção às condições de moradia das populações das cidades brasileiras.

http://3.bp.blogspot.com/_XiaJUcJsECc/RrqPOv5EkAI/AAAAAAAAAJc/UmYgDFOD9jY/s320/cartilha.jpg

Situação 5

Relacionar o direito ao trabalho às atividades desenvolvidas pela população das cidades brasileiras

Figura 1

http://2.bp.blogspot.com/_pKH75BMddRo/SwmvsMA20rI/AAAAAAAACQg/OWqsJUoQIPw/s320/professora-pintar1.jpg    

figura 2  http://www.guaracy.com/escola/imagens_artigos/edificacoes.jpg

figura 3  http://4.bp.blogspot.com/_1iFAdwAIzUs/Se4pLFzTc2I/AAAAAAAAIbo/P4VITeg9vbw/s400/medico1.gif         

figura 4  http://galeria.colorir.com/images/painted/7037c3ee85535582719282781008db27.png

2º momento

Oriente os seus alunos a fazer a leitura de diferentes textos.  Cada grupo ler um texto diferente e analisa as questões relacionadas à saúde, atividade, alimentação, educação e moradia.  Estamos sugerindo alguns textos, mas o professor pode usar os textos de sua preferência.

Grupo – saúde

http://www.canalkids.com.br/cidadania/direitos/crianca.htm

 Grupo -  alimentação   

Definição, situação, causa da fome.

http://wapedia.mobi/pt/Inseguran%C3%A7a_alimentar

Grupo – Educação   

Do direito à educação aos direitos humanos: a participação popular e as escolas radiofônicas no Movimento de Educação de Base.  

http://www.escolakids.com/tipos-de-escola.htm

 Grupo -  moradia   

http://pt.encydia.com/es/Direito_%c3%a0_moradia

Cada grupo ao ler o texto examina-o detalhadamente, procurando entender parte a parte, tentando compreender os argumentos e os conceitos que o compõe; destaca os aspectos  importantes; Discute em grupo a problemática relacionada ao tema – o direito e a condição da população.

 3º momento

Professor ajude os alunos  a elaborar um texto em grupo, retratando o tema que ficou responsável. Ao final, cada grupo compartilha com os demais o que aprendeu sobre o tema. Constrói argumentos para sustentar o ponto de vista defendido.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram participar e desenvolver as atividades de discussão das condições de vida da população urbana, tendo como elementos de análise à saúde, atividade, alimentação, educação e moradia.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.