07/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Já ter tido contato com adivinhas.
1ª aula:
a) Como atividade preparatória para a leitura do livro que será trabalhado, apresentar um cartaz contendo as seguintes adivinhas:
O QUE É, O QUE É? |
QUAL A PRIMEIRA COISA QUE SE COLOCA NO JARDIM? |
QUADRINHA: |
VISITO DENTE POR DENTE; SOU MADEIRINHA SEM NÓ. PARA SER ROUPA DE GENTE BASTA-ME O ACENTO NO "O". |
PERGUNTA: |
QUE HÁ NO MEIO DA RUA? |
AFIRMATIVA: |
TODOS TEM DUAS E VOCÊ SÓ TEM UMA. |
Respostas: Letra J; palito e palitó, letra U, letra O.
b) Explicar que o livro que vamos ler apresenta como título: A Conversa das Palavras.
O que será que tratará esse livro? Qual será o assunto de uma conversa entre palavras?
c) Apresentar a capa do livro, autora, ilustradora, editora.
Disponível em:
http://www.atica.com.br/images/livros/9788508125890.jpg
d) Propor a leitura individual do livro.
e) Leitura oral pela professora.
f) Leitura oral em coro:
Meninos: narrador
Meninas: palavras
g) Verificar a compreensão do texto, através de perguntas orais:
2ª aula:
a) Relembrar a história lida na aula anterior, solicitando que os alunos façam uma recontagem oral.
b) Apresentar o vídeo que explica sobre sinônimos e antônimos:
c) Atividade relacionada ao livro e ao vídeo. A professora poderá escrever na lousa ou distribuir uma folha contendo a atividade:
"A palavra amanhecer queria a todo custo ser desanoitecer." Complete com o pedacinho DES e veja o que vai acontecer! ____ fazer ___ conhecer ____ aparecer ___ montar ____ necessário
|
d) Fazer a leitura das palavras e pedir que os alunos falem: O que aconteceu com as palavras acima?
Anotar a conclusão que os alunos chegaram.
Exemplo: Antônimo é uma palavra com o significado oposto ao de outra palavra.
e) Pedir que os alunos façam uma lista com as palavras que apareceram na história que são antônimos.
3ª aula:
a) Recordar o livro "A conversa das palavras", solicitando aos alunos que numerem os fatos de acordo com a ordem dos acontecimentos:
( ) O vazio da saudade. ( ) Apresentação da bola. ( ) Confusão no começo da reunião. ( ) O desentendimento entre duas palavras. ( ) A insatisfação de uma palavra. |
b) Após a correção, pedir que os alunos leiam as adivinhas presentes no livro.
c) Proposta: Vamos brincar com as palavras? Pedir aos alunos que, em duplas, escrevam adivinhas que conhecem numa folha.
Os grupos trocarão as folhas, devendo pensar a resposta e desenhá-la de acordo com a adivinhação apresentada.
Nome | Tipo |
---|---|
Sinônimo e antônimo | Vídeo |
Alguns exemplos de adivinhas poderão ser encontrados a partir do link:
http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm#Resposta
Observar se os alunos foram capazes de ler e compreender a história presente no livro respondendo, acertadamente, as questões propostas.
Verificar se os alunos perceberam as adivinhas contidas no livro e se encontraram as respostas.
Avaliar se os alunos identificaram os antônimos presentes no texto.
Verificar se os alunos foram capazes de criar adivinhas e de encontrar as respostas para as adivinhas escritas pelos colegas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!