Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura Infantil e adivinhas: possibilidades de trabalho

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e compreender a história contida no livro.
  • Identificar as adivinhas contidas no livro.
  • Brincar com as palavras por meio de adivinhas.
  • Identificar sinônimos e antônimos presentes no texto.
  • Elaborar, em duplas, diferentes adivinhas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Já ter tido contato com adivinhas.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Como atividade preparatória para a leitura do livro que será trabalhado, apresentar um cartaz contendo as seguintes adivinhas:

O QUE É, O QUE É?

QUAL A PRIMEIRA COISA QUE SE COLOCA NO JARDIM?

QUADRINHA:

VISITO DENTE POR DENTE;

SOU MADEIRINHA SEM NÓ.

PARA SER ROUPA DE GENTE

BASTA-ME O ACENTO NO "O".

PERGUNTA:

QUE HÁ NO MEIO DA RUA?

AFIRMATIVA:

TODOS TEM DUAS E VOCÊ SÓ TEM UMA.

Respostas: Letra J; palito e palitó, letra U, letra O.

b) Explicar que o livro que vamos ler apresenta como título: A Conversa das Palavras.

O que será que tratará esse livro? Qual será o assunto de uma conversa entre palavras?

c) Apresentar a capa do livro, autora, ilustradora, editora.

Disponível em:

http://www.atica.com.br/images/livros/9788508125890.jpg 

d) Propor a leitura individual do livro.

e) Leitura oral pela professora.

f) Leitura oral em coro:

Meninos: narrador

Meninas: palavras

g) Verificar a compreensão do texto, através de perguntas orais:

  1. Para que as palavras se reuniram?
  2. Como foi a reunião?
  3. Por que houve confusão?
  4. Qual a diferença entre algumas palavras?
  5. Qual o grupo mais confuso e por quê?

2ª aula:

a) Relembrar a história lida na aula anterior, solicitando que os alunos façam uma recontagem oral.

b) Apresentar o vídeo que explica sobre sinônimos e antônimos:

Sinônimo e antônimo 

c) Atividade relacionada ao livro e ao vídeo. A professora poderá escrever na lousa ou distribuir uma folha contendo a atividade:

"A palavra amanhecer queria a todo custo ser desanoitecer."

Complete com o pedacinho DES e veja o que vai acontecer!

____ fazer                                ___ conhecer

____ aparecer                           ___ montar

____ necessário

d) Fazer a leitura das palavras e pedir que os alunos falem: O que aconteceu com as palavras acima?

Anotar a conclusão que os alunos chegaram.

Exemplo: Antônimo é uma palavra com o significado oposto ao de outra palavra.

e) Pedir que os alunos façam uma lista com as palavras que apareceram na história que são antônimos.

3ª aula:

a) Recordar o livro "A conversa das palavras", solicitando aos alunos que numerem os fatos de acordo com a ordem dos acontecimentos:

(   ) O vazio da saudade.

(   ) Apresentação da bola.

(   ) Confusão no começo da reunião.

(   ) O desentendimento entre duas palavras.

(   ) A insatisfação de uma palavra.

b) Após a correção, pedir que os alunos leiam as adivinhas presentes no livro.

c) Proposta: Vamos brincar com as palavras? Pedir aos alunos que, em duplas, escrevam adivinhas que conhecem numa folha.

Os grupos trocarão as folhas, devendo pensar a resposta e desenhá-la de acordo com a adivinhação apresentada.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sinônimo e antônimo Vídeo
Recursos Complementares

Alguns exemplos de adivinhas poderão ser encontrados a partir do link:

http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm#Resposta 

Avaliação

Observar se os alunos foram capazes de ler e compreender a história presente no livro respondendo, acertadamente, as questões propostas.

Verificar se os alunos perceberam as adivinhas contidas no livro e se encontraram as respostas.

Avaliar se os alunos identificaram os antônimos presentes no texto.

Verificar se os alunos foram capazes de criar adivinhas e de encontrar as respostas para as adivinhas escritas pelos colegas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.