Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Livro de Literatura e características individuais: como articular

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a personagem principal do texto e suas características.
  • Correlacionar as características da personagem às de si mesmo.
  • Compreender o que significa ser bonito por dentro.
  • Produzir um texto narrativo, mesmo que de forma não convencional, retratando as características individuais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

a) Como atividade preparatória para a leitura, a professora poderá apresentar à classe uma caixa contendo uma surpresa: cada aluno abrirá a caixa sem que os demais vejam o seu conteúdo e encontrarão lá uma preciosidade. Ninguém contará para os colegas o que há dentro da caixa. Na verdade, no fundo da caixa, haverá um espelho e, quando for aberto, a criança verá o seu próprio reflexo.

b) Explorar a ideia de que todos são importantes e cada um tem uma beleza especial. Sortear um papel com os nomes dos alunos: cada criança deverá escrever nele uma qualidade de seu colega. Depois, os alunos receberão o papel com a sua qualidade e farão comentários, se concordam ou não.

c) Apresentar o livro: A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector. Explicar que o livro trabalha com as qualidades da personagem.

Explorar a capa, disponível em:

http://imagens.travessa.com.br/livro/DT/00/00260aa0-ddac-4070-8dac-4996780d453a.jpg/ 

d) Perguntar se sabem o que significa "vida íntima". Quem será Laura? Anotar na lousa as hipóteses dos alunos, para depois confirmar o que foi pensado.

e) Propor a leitura das imagens do livro e depois de exploradas, os alunos poderão fazer a leitura individual, caso a escola conte com um exemplar por aluno.

Depois da leitura, os alunos deverão falar as características da personagem principal do texto. A professora poderá anotar na lousa ou solicitar que a própria criança faça a anotação.

f) Questionar: O que significa ser bonito por dentro?

Em uma folha, conte como você é:

EU TAMBÉM SOU BONITO POR DENTRO.

EU SOU ASSIM...

2ª aula:

a) Retomar a aula anterior, pedindo que os alunos recontem a história com suas próprias palavras.

b) Cada criança apresentará a atividade: Também sou bonito por dentro...

c) Após a apresentação de todos os alunos, pedir que releiam a história e localizem o trecho que conta quem é Laura.

A professora poderá copiar numa folha de papel pardo ou cartolina. Destacar do trecho os aspectos trabalhados pela autora: descrição da personagem, características físicas, emocionais, o que gosta e o que não gosta, onde vive etc.

d) Propor que os alunos escrevam um texto, onde retratarão a si mesmos, assim como a autora fez com Laura.

A professora poderá fazer uma agenda de produção de texto para orientar a escrita dos alunos, como por exemplo:

  • Descreva como você é, suas características físicas.
  • Fale suas qualidades e dificuldades (se quiser).
  • Onde você mora? Com quem você mora?
  • O que você gosta de fazer?
  • O que você não gosta? ....

e) Ao final, os alunos entregarão o texto escrito a fim de que a professora faça a correção.

3ª aula

a) A professora entregará os textos corrigidos a lápis para os alunos. Poderá usar uma legenda para facilitar a correção. Ex.:

++++

letra maiúscula

------

letra minúscula

(      )

substituir palavra

§

parágrafo

círculo em torno da palavra

ortografia

V

falta palavra

b) Os alunos farão a correção em uma outra folha, passando a limpo sua produção.

c) Após a correção, os alunos poderão ler o seu texto para os colegas.

d) A professora poderá propor que a turma faça um livro com suas produções, intitulado:

A VIDA ÍNTIMA DOS ALUNOS

Recursos Complementares

Alguns dados sobre a autora poderão ser acessados a partir do link:

http://www.claricelispector.com.br/ 

Avaliação

Verificar se os alunos foram capazes de identificar a personagem principal do texto e suas características.

Observar se os alunos compreenderam o que significa "ser bonito por dentro" e se conseguiram identificar suas qualidades e a dos colegas.

Avaliar o texto produzido quanto à coerência e à coesão textuais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.