13/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula
a) Como atividade preparatória para a leitura, a professora poderá apresentar à classe uma caixa contendo uma surpresa: cada aluno abrirá a caixa sem que os demais vejam o seu conteúdo e encontrarão lá uma preciosidade. Ninguém contará para os colegas o que há dentro da caixa. Na verdade, no fundo da caixa, haverá um espelho e, quando for aberto, a criança verá o seu próprio reflexo.
b) Explorar a ideia de que todos são importantes e cada um tem uma beleza especial. Sortear um papel com os nomes dos alunos: cada criança deverá escrever nele uma qualidade de seu colega. Depois, os alunos receberão o papel com a sua qualidade e farão comentários, se concordam ou não.
c) Apresentar o livro: A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector. Explicar que o livro trabalha com as qualidades da personagem.
Explorar a capa, disponível em:
http://imagens.travessa.com.br/livro/DT/00/00260aa0-ddac-4070-8dac-4996780d453a.jpg/
d) Perguntar se sabem o que significa "vida íntima". Quem será Laura? Anotar na lousa as hipóteses dos alunos, para depois confirmar o que foi pensado.
e) Propor a leitura das imagens do livro e depois de exploradas, os alunos poderão fazer a leitura individual, caso a escola conte com um exemplar por aluno.
Depois da leitura, os alunos deverão falar as características da personagem principal do texto. A professora poderá anotar na lousa ou solicitar que a própria criança faça a anotação.
f) Questionar: O que significa ser bonito por dentro?
Em uma folha, conte como você é:
EU TAMBÉM SOU BONITO POR DENTRO. EU SOU ASSIM...
|
2ª aula:
a) Retomar a aula anterior, pedindo que os alunos recontem a história com suas próprias palavras.
b) Cada criança apresentará a atividade: Também sou bonito por dentro...
c) Após a apresentação de todos os alunos, pedir que releiam a história e localizem o trecho que conta quem é Laura.
A professora poderá copiar numa folha de papel pardo ou cartolina. Destacar do trecho os aspectos trabalhados pela autora: descrição da personagem, características físicas, emocionais, o que gosta e o que não gosta, onde vive etc.
d) Propor que os alunos escrevam um texto, onde retratarão a si mesmos, assim como a autora fez com Laura.
A professora poderá fazer uma agenda de produção de texto para orientar a escrita dos alunos, como por exemplo:
e) Ao final, os alunos entregarão o texto escrito a fim de que a professora faça a correção.
3ª aula
a) A professora entregará os textos corrigidos a lápis para os alunos. Poderá usar uma legenda para facilitar a correção. Ex.:
++++ |
letra maiúscula |
------ |
letra minúscula |
( ) |
substituir palavra |
§ |
parágrafo |
círculo em torno da palavra |
ortografia |
V |
falta palavra |
b) Os alunos farão a correção em uma outra folha, passando a limpo sua produção.
c) Após a correção, os alunos poderão ler o seu texto para os colegas.
d) A professora poderá propor que a turma faça um livro com suas produções, intitulado:
A VIDA ÍNTIMA DOS ALUNOS
Alguns dados sobre a autora poderão ser acessados a partir do link:
Verificar se os alunos foram capazes de identificar a personagem principal do texto e suas características.
Observar se os alunos compreenderam o que significa "ser bonito por dentro" e se conseguiram identificar suas qualidades e a dos colegas.
Avaliar o texto produzido quanto à coerência e à coesão textuais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!