13/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Já ter tido contato com outros textos instrucionais, como por exemplo, uma receita culinária.
1ª aula:
a) Conversar com os alunos sobre os autores do livro que será lido, o casal Liliana e Michele Iacocca.
Apresentar a adaptação da biografia de Michele Iacocca a partir do link:
http://www.skoob.com.br/autor/1079
Michele Iacocca é casado com Liliana Iacocca. Ele nasceu na Itália, tem formação em Artes Plásticas, veio jovem para o Brasil e aqui fincou suas raízes. Chargista, cartunista, tradutor, escritor, foi durante anos diretor de arte de agências de publicidade e editoras. Publicou seus trabalhos nos principais jornais e revistas do país. É autor e ilustrador de mais de uma centena de livros. |
b) Apresentação do livro: Papagaiada. A capa está disponível no link:
http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/49039.jpg
Questionar os alunos sobre o assunto do livro que será lido: O que será que significa PAPAGAIADA?
c) Leitura de imagens e leitura individual (se a escola contar com um exemplar por aluno).
d) Leitura oral pela professora.
e) Leitura dramatizada: uma criança faz o narrador, as falas serão intercaladas pela leitura de outros alunos.
f) Comentários sobre o texto para verificar a compreensão:
2ª aula:
a) Recordar a história lida na aula anterior, pedindo aos alunos que façam a recontagem. Uma criança fala uma parte e as outras vão completando.
b) Relembrar o final do texto. Propor que os alunos desenhem uma pipa e dentro dela registrem os seus sentimentos com base no final do texto lido.
Os desenhos e comentários serão apresentados para a turma.
c) Atividades relacionadas ao livro:
1. Complete com o que se pede:
ENTRE UMA SUBIDA E UMA DESCIDA REPENTINA, A CONVERSA DELES CONTINUAVA.
a) A conversa de quem? b) Onde? c) Quando? d) Como? e) Reescreva a frase, ampliando-a com as informações que você apresentou. |
2. Observe a fala:
Êta papagaiada medrosa!
a) Desenhe o dono da fala. b) Qual a CAUSA de ter dito isso? (Explicar que causa é o porquê.) |
3. Observe:
PAPAGAIO - PAPAGAIADA = grande número de papagaios
Forme, com a terminação ada, a palavra que indica:
d) A professora poderá fazer a correção oral, ouvindo as respostas dadas pelos alunos, confirmando-as ou não. Poderá, também, pedir que os alunos apresentem outras palavras em que apareça o sufixo ada, no mesmo sentido apresentado.
3ª aula:
a) Solicitar aos alunos que façam um levantamento na biblioteca da escola, ou na internet, sobre os diversos nomes que a pipa tem nas diferentes regiões do país.
Texto informativo sobre a pipa, adaptado do link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_%28brinquedo%29
Uma pipa ou estrela, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador. É composta de uma estrutura armada que suporta um plano de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, geralmente feitas de fitas plásticas finas ou de papel, ou mesmo de pano, amarradas a uma linha. É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maioria das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas, o que se torna muito perigoso, podendo ser fatal. |
b) Poderá ser apresentado o vídeo sobre uma experiência com o tema pipa:
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8759
c) Convidar os alunos a confeccionar uma pipa. Para isso, apresentar o vídeo disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=prdQIrLcGuk
Após assistir ao vídeo, ler o texto instrucional baseado nesse vídeo:
COMO FAZER UMA PIPA OU ARRAIA
Material: 3 varetas de bambu 1 folha de papel de seda 1 tubo de cola branca 1 carretel de linha 1 alicate 1 tesoura 1 régua caneta
Modo de fazer: Pegue duas varetas de bambu, meça 40 cm e corte-as. Corte a vareta maior com 60 cm. Marque 12 cm na parte inferior dessa vareta, onde será amarrada a vareta menor. Marque o meio da vareta menor, ou seja, 20 cm e amarre-a na maior. Marque 24 cm na outra extremidade da vareta maior e amarre a vareta menor, dando uma laçada. Depois que a armação estiver pronta, pegue o papel de seda e corte-o, fazendo uma bainha de 1 cm, para que a pipa fique leve. Então, cole o papel de seda nas varetas e na linha, tendo o cuidado de não passar muita cola, para não rasgar. Ao terminar de colar, deixe secar e envergue a pipa dando mais uma dobra na linha, para fazer manobras mais radicais.
|
d) Ler o texto, destacando o material que será necessário para confeccionar a pipa. Observar a quantidade de material que será preciso ter para que a pipa possa ser construída.
Pedir aos alunos que leiam o modo de fazer, observando os passos necessários para fazer a pipa.
Perguntar: Se não observarmos o modo de fazer, o que poderá acontecer?
4ª aula:
(Essa aula pode ser interdisciplinar com Educação Física.)
a) Nessa aula os alunos confeccionarão, com a ajuda dos professores, a pipa, conforme texto instrucional trabalhado na aula anterior e no vídeo.
b) Após a confecção das pipas, caso haja espaço longe de fios de alta tensão, os alunos poderão soltar as pipas. Caso não haja espaço, a professora poderá agendar um local adequado para que os alunos possam fazer essa experiência.
c) Após vivenciarem a experiência, os alunos poderão registrar numa folha de papel o que sentiram vendo suas pipas voando no céu. Essas produções poderão ser afixadas no mural.
Conheça as maiores pipas do mundo, e outras informações sobre as pipas, através do link:
Outros modos de fazer pipas podem ser encontrados em:
http://www.coatscrafts.com.br/PRODUTOS/Linha+Para+Pipa/fa%C3%A7a+sua+pipa/
Verificar se os alunos reconheceram os diversos nomes dado às pipas, através da pesquisa feita.
Observar se os alunos foram capazes de ler o texto e compreendê-lo, respondendo coerentemente às perguntas.
Verificar se os alunos compreenderam o texto de instrução, suas partes.
Observar se foram capazes de executar, passo a passo, a confecção das pipas, a partir do texto instrucional .
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!