Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura infantil e texto de instrução: como articular

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar diferentes nomes dados às pipas.
  • Ler e verificar a compreensão do texto, através de atividades variadas.
  • Dramatizar a história a partir de leitura oral.
  • Reconhecer as especificidades de um texto instrucional.
  • Confeccionar pipas a partir de um texto instrucional.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Já ter tido contato com outros textos instrucionais, como por exemplo, uma receita culinária.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Conversar com os alunos sobre os autores do livro que será lido, o casal Liliana e Michele Iacocca.

Apresentar a adaptação da biografia de Michele Iacocca a partir do link:

http://www.skoob.com.br/autor/1079 

Michele Iacocca é casado com Liliana Iacocca. Ele nasceu na Itália, tem formação em Artes Plásticas, veio jovem para o Brasil e aqui fincou suas raízes. Chargista, cartunista, tradutor, escritor, foi durante anos diretor de arte de agências de publicidade e editoras. Publicou seus trabalhos nos principais jornais e revistas do país. É autor e ilustrador de mais de uma centena de livros.

b) Apresentação do livro: Papagaiada. A capa está disponível no link:

http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/49039.jpg 

Questionar os alunos sobre o assunto do livro que será lido: O que será que significa PAPAGAIADA?

c) Leitura de imagens e leitura individual (se a escola contar com um exemplar por aluno).

d) Leitura oral pela professora.

e) Leitura dramatizada: uma criança faz o narrador, as falas serão intercaladas pela leitura de outros alunos.

f) Comentários sobre o texto para verificar a compreensão:

  • Como os autores começam o texto?
  • O que acontecia entre os papagaios?
  • Eles tinham a mesma experiência de voo?
  • Quais os desejos das pipas?
  • O que impedia os papagaios de realizarem seus sonhos?
  • Quem acabou ajudando-os e como?
  • Como reagiram as pipas ao se sentirem livres?
  • E as crianças, como se sentiam com a atitude do vento?
  • Que tipo de texto é esse que foi lido?  (Esse é um texto narrativo, que nos conta a história de papagaios em suas experiências de voo.)

2ª aula:

a) Recordar a história lida na aula anterior, pedindo aos alunos que façam a recontagem. Uma criança fala uma parte e as outras vão completando.

b) Relembrar o final do texto. Propor que os alunos desenhem uma pipa e dentro dela registrem os seus sentimentos com base no final do texto lido.

Os desenhos e comentários serão apresentados para a turma.

c) Atividades relacionadas ao livro:

1. Complete com o que se pede:

ENTRE UMA SUBIDA E UMA DESCIDA REPENTINA, A CONVERSA DELES CONTINUAVA.

a) A conversa de quem?

b) Onde?

c) Quando?

d) Como?

e) Reescreva a frase, ampliando-a com as informações que você apresentou.

2. Observe a fala:

Êta papagaiada medrosa!

a) Desenhe o dono da fala.

b) Qual a CAUSA de ter dito isso? (Explicar que causa é o porquê.)

3. Observe:

PAPAGAIO - PAPAGAIADA = grande número de papagaios

Forme, com a terminação ada, a palavra que indica:

  • um grande número de meninos e meninas: MENINADA
  • um grande número de crianças: CRIANÇADA
  • um monte de papéis: PAPELADA
  • uma porção de rapazes: RAPAZEADA

d) A professora poderá fazer a correção oral, ouvindo as respostas dadas pelos alunos, confirmando-as ou não. Poderá, também, pedir que os alunos apresentem outras palavras em que apareça o sufixo ada, no mesmo sentido apresentado.

3ª aula:

a) Solicitar aos alunos que façam um levantamento na biblioteca da escola, ou na internet, sobre os diversos nomes que a pipa tem nas diferentes regiões do país.

Texto informativo sobre a pipa, adaptado do link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_%28brinquedo%29 

      Uma pipa ou estrela, também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.

      É composta de uma estrutura armada que suporta um plano de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, geralmente feitas de fitas plásticas finas ou de papel, ou mesmo de pano, amarradas a uma linha.

      É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maioria das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas, o que se torna muito perigoso, podendo ser fatal.

b) Poderá ser apresentado o vídeo sobre uma experiência com o tema pipa:

 Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8759  

c) Convidar os alunos a confeccionar uma pipa. Para isso, apresentar o vídeo disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=prdQIrLcGuk 

Após assistir ao vídeo, ler o texto instrucional baseado nesse vídeo:

COMO FAZER UMA PIPA OU ARRAIA

Material:

3 varetas de bambu

1 folha de papel de seda

1 tubo de cola branca

1 carretel de linha

1 alicate

1 tesoura

1 régua

caneta

Modo de fazer:

Pegue duas varetas de bambu, meça 40 cm e corte-as.

Corte a vareta maior com 60 cm. Marque 12 cm na parte inferior dessa vareta, onde será amarrada a vareta menor. Marque o meio da vareta menor, ou seja, 20 cm e amarre-a na maior.

Marque 24 cm na outra extremidade da vareta maior e amarre a vareta menor, dando uma laçada.

Depois que a armação estiver pronta, pegue o papel de seda e corte-o, fazendo uma bainha de 1 cm, para que a pipa fique leve. Então, cole o papel de seda nas varetas e na linha, tendo o cuidado de não passar muita cola, para não rasgar.

Ao terminar de colar, deixe secar e envergue a pipa dando mais uma dobra na linha, para fazer manobras mais radicais.

d) Ler o texto, destacando o material que será necessário para confeccionar a pipa. Observar a quantidade de material que será preciso ter para que a pipa possa ser construída.

Pedir aos alunos que leiam o modo de fazer, observando os passos necessários para fazer a pipa.
Perguntar: Se não observarmos o modo de fazer, o que poderá acontecer?

4ª aula:

(Essa aula pode ser interdisciplinar com  Educação Física.)

a) Nessa aula os alunos confeccionarão, com a ajuda dos professores,  a pipa, conforme texto instrucional trabalhado na aula anterior e no vídeo.

b) Após a confecção das pipas, caso haja espaço longe de fios de alta tensão, os alunos poderão soltar as pipas. Caso não haja espaço, a professora poderá agendar um local adequado para que os alunos possam fazer essa experiência.

c) Após vivenciarem a experiência, os alunos poderão registrar numa folha de papel o que sentiram vendo suas pipas voando no céu. Essas produções poderão ser afixadas no mural.

Recursos Complementares

Conheça as maiores pipas do mundo, e outras informações sobre as pipas, através do link:

http://www.pipas.com.br/ 

Outros modos de fazer pipas podem ser encontrados em:

http://www.coatscrafts.com.br/PRODUTOS/Linha+Para+Pipa/fa%C3%A7a+sua+pipa/ 

Avaliação

Verificar se os alunos reconheceram os diversos nomes dado às pipas, através da pesquisa feita.

Observar se os alunos foram capazes de ler o texto e compreendê-lo, respondendo coerentemente às perguntas.

Verificar se os alunos compreenderam o texto de instrução,   suas partes.

Observar se foram capazes de executar, passo a passo, a confecção das pipas, a partir do texto instrucional .

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.