14/12/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula:
a) Em atividade preparatória ao livro que será trabalhado, a professora poderá questionar aos alunos sobre machucados que já tiveram. Cada criança poderá contar sua experiência mais marcante.
b) Explicar aos alunos que será trabalhado um livro que fala sobre um machucado. Ele se chama "Arranhão Engavetado", de Santuza Abras.
Por que será que o livro tem esse título? O que acontecerá na história?
Após ouvir as hipóteses dos alunos, a professora apresentará a capa do livro, a autora, ilustradora e editora.
Capa do livro disponível em: http://www.flickr.com/photos/alianca/4514252013/
c) Leitura das imagens: os alunos deverão tentar contar a história apenas observando as gravuras. Só depois dessa observação é que irão ler individualmente, para confirmar suas hipóteses.
d) Leitura oral pela professora.
e) Leitura oral pelos alunos: cada aluno fará a leitura da fala das personagens do livro. Um aluno será o narrador.
f) Exploração oral para verificar a compreensão:
g) Relembrar o texto que o Arranhãozinho deixou para a menina: que tipo de texto é esse? Quando escrevemos um bilhete?
2ª aula
a) Retomar a aula anterior, relendo o bilhete que o Arranhãozinho deixou para a menina.
b) Apresentar um cartaz com as partes de um bilhete:
Local e data Pessoa que vai receber Assunto Despedida Pessoa que mandou |
OU
Pessoa que vai receber Assunto Despedida Assinatura Data |
b) Convidar os alunos a escrever um bilhete coletivo, em resposta ao bilhete deixado pelo Arranhãozinho. Exemplo:
Querido Arranhãozinho,
Foi bom saber que você já melhorou. Sabe que estou sentindo saudades de você? Olho para o meu joelho e não o vejo. Muito obrigada pelo elogio, você é muito gentil! Fique tranquilo, pois tomarei cuidado para não me machucar novamente.
Um abraço de sua amiga, Cristina 02/11/2010 |
3ª aula:
a) Recordar a aula anterior e as partes que devem ter um bilhete.
b) Fazer um amigo-oculto de bilhete; para isso a professora escreverá os nomes dos alunos e colocará numa caixinha.
Os alunos deverão sortear o nome do colega e escrever um bilhete. Relembrar que a mensagem deve ser rápida, curta. Lembrar, também, que os alunos devem ser cordiais com os colegas de classe. O tema do bilhete poderá ser combinado antecipadamente. Exemplo: Lembrar um colega de trazer um brinquedo para brincarem juntos no recreio, etc.
c) Após escrever os bilhetes, os alunos entregarão aos amigos que farão a leitura e poderão responder, se for o caso.
Algumas informações sobre bilhete a partir do link:
Observar se os alunos compreenderam a história, sendo capazes de responder às perguntas propostas.
Verificar se os alunos foram capazes de identificar as partes de um bilhete.
Avaliar se participaram da escrita do bilhete coletivo, como também de forma individual, utilizando adequadamente a estrutura do texto.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!