Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A leitura e a escrita como fonte de entretenimento

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as partes da história, bem como a solução para o problema apresentado.
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
  • Escrever um texto narrativo, coletivo, a partir de sugestões orais.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Já ter tido contato com diferentes narrativas.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Apresentar o vídeo relacionado à história, através dos links: (50 minutos)

http://www.youtube.com/watch?v=qSKYe7MTROQ 

http://www.youtube.com/watch?v=8KFoGnBmUgQ&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=4FXP2UcWdb4&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=7x3G4Itq5Bs&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=Y7StRQxGA-c&feature=related 

2ª aula:

a) Convidar os alunos a ouvir a leitura do conto feita pela professora.

O conto está disponível no link:

http://pt.shvoong.com/books/mythology-ancient-literature/1627303-jo%C3%A3o-p%C3%A9-feij%C3%A3o/

João e o Pé de Feijão

          Uma pobre viúva tinha um único filho, que era muito rebelde e gastava todo o seu dinheiro. Não tendo mais recursos para nada, João convenceu a mãe a vender a única vaca que ainda tinham. Após muito resistir, ela aceitou.

          No caminho para vender o animal, encontrou um homem que lhe propôs trocá-lo por alguns grãos de feijões mágicos. João aceitou a oferta e voltou para casa feliz.

          Quando sua mãe soube da troca, ficou enfurecida, jogou os grãos pela janela e chorou muito. Como não tinham nada para comer, foram dormir com fome.

          No dia seguinte, João encontrou um pé de feijão com hastes grossas e entrelaçadas, tão altas que alcançavam as nuvens. Então, o menino resolveu subir pela árvore que crescera. Levou algumas horas subindo, até que chegou a um lugar estranho, onde encontrou uma fada que contou ao menino que por causa de um amigo falso que seu pai tivera no passado, a família de João perdera todo o dinheiro que tinha. A fada contou, ainda, que não podia ajudar antes, porque havia perdido seus poderes temporariamente, mas agora os recuperara e fez com que João trocasse a vaca pelos grãos para ajudá-lo, pois o homem que roubara seu pai era um gigante que vivia naquele lugar. A fada orientou João a seguir pela estrada que dava no castelo do gigante, afirmando que tudo o que João encontrasse por lá seria, por direito, seu e de sua mãe.

          Ao chegar à casa do gigante, foi atendido pela sua mulher, a quem pediu alimento e pousada. Ela o levou para um quarto, servindo-lhe comida e bebida. De repente, ouviram a voz do gigante, que fez a casa estremecer, pedindo a sua comida. João sugeriu a mulher que o escondesse no forno e ela assim o fez. João, espiando por uma fresta do forno, ficou horrorizado com a quantidade de comida consumida pelo gigante.

          Após comer, ele pediu à mulher que trouxesse a galinha e João a viu botar um ovo de ouro. Após se divertir com a galinha, o gigante pegou no sono e o menino aproveitou para fugir com a ave, descendo de volta pelo pé de feijão.

          Chegando em casa, ele mostrou a galinha à mãe e lhe contou a história, deixando a mulher muito feliz. Porém, depois de um tempo João resolveu voltar à casa do monstro, a fim de trazer mais riquezas. Disfarçou-se pintando o rosto e foi.

          Lá chegando, pediu ajuda da mulher novamente. Outra vez João pôde observar o gigante por uma fresta e viu quando ele começou a contar suas sacas de moedas de ouro. Quando o gigante adormeceu, João fugiu com as moedas de ouro. Chegando a casa, o menino entregou o dinheiro à mãe e, durante três anos, João viveu feliz com ela.

          Até que, disfarçando-se novamente, o menino partiu para novo encontro com o gigante que roubara seu pai. Chegando ao lar do gigante, João teve de insistir muito para que a mulher o ajudasse, mas, finalmente, conseguiu que ela o escondesse em um caldeirão. Então, espiando pela tampa, o menino viu a harpa mais incrível que se podesse imaginar, pois a uma ordem do gigante ela começava a tocar, sozinha, lindamente. Quando o monstro pegou no sono, João apoderou-se da harpa e correu. Porém, a harpa era encantada e, assim que o menino a pegou, ela começou a gritar, acordando o seu amo.

          O gigante acordou, levantou-se e viu João correndo. Correu atrás do garoto, mas havia comido muito e não conseguiu alcançá-lo. Quando João chegou ao chão, cortou a haste do feijão com um machado, bem na raiz. O gigante caiu de cabeça no jardim e morreu imediatamente. Nesse momento, apareceu a fada que explicou tudo à mãe de João e eles puderam, assim, continuar a cuidar da vida e da fazenda, nunca mais faltando dinheiro para comer.

c) Após ouvir a leitura feita pela professora, os alunos deverão responder às perguntas orais, a fim de se verificar a compreensão:

  • Onde acontece a história?
  • Por que João teve que vender a vaca da família?
  • O que a mãe de João fez com os feijões que ele recebeu em troca da vaca?
  • O que aconteceu com o feijão?
  • Onde o pé de feijão levou o menino e o que ele fez lá?
  • Quantas vezes João foi até a casa do gigante? O que pegou lá a cada vez?
  • Quais os elementos mágicos que aparecem no conto?
  • Como João conseguiu resolver seu problema?

d) Identifique o início, o meio e o fim do conto. No início temos a apresentação da personagem e de seu problema.

EXEMPLO: João era um menino pobre que vivia com sua mãe. um dia ele trocou a vaca da família por feijões mágicos.

No meio, a complicação da história

EXEMPLO: A mãe não gostou da ideia e jogou os feijões fora. Um pé de feijão imenso cresceu e João acabou descobrindo um castelo de um gigante que havia roubado seu pai. João vai três vezes no castelo e pega na primeira vez a galinha de ouro do gigante e na segunda vez, as sacas de moedas de ouro.

No fim, a solução do problema.

EXEMPLO: Na última vez que ele vai ao castelo e tenta pegar a harpa mágica, o gigante o persegue, mas João consegue derrotá-lo.

e) Pedir que os alunos apresentem, oralmente, as semelhanças e diferenças das duas versões apresentadas: a do vídeo e a do conto lido.

Exemplo:

SEMELHANÇAS

- Os personagens são os mesmos

- Apareceu um homem no meio do caminho que trocou a vaca por feijões mágicos.

- ...

DIFERENÇAS

- No vídeo, a mãe é que quis vender a vaca.

- No final do vídeo, a sogra foi morar com João no castelo.

-

3ª aula:

a) Retomar o texto da aula anterior, pedindo aos alunos que recontem a história oralmente.

b) Fazer atividades relacionadas ao conto:

  • Siga os números para completar a figura:

Retirada do link:

http://2.bp.blogspot.com/_DPWNzQGJ0eQ/RYWI1rY0ieI/AAAAAAAAA3Y/Z26-mVy7poQ/s400/pefeijao1.gif 

  • Preencha a cruzadinha e encontre personagens do TEXTO. Depois, separe as sílabas de cada palavra:

Retirado do link:

http://4.bp.blogspot.com/_mqVXWYZkRFE/SsTKmAnZ82I/AAAAAAAAAtk/A9Ikeb0SAeY/ s400/JO%C3%83O+E+O+P%C3%89+DE+FEIJ%C3%83O+03.jpg 

  • Escreva o nome de cada figura:

http://2.bp.blogspot.com/_58nN5OHRF2E/TDDv63OEYUI/AAAAAAAAI2w/ki2LMufqTLE/s1600/jo%C3%A3o+e.jpg 

4ª aula:

a) Observe as imagens relacionadas à história: João e o Pé de Feijão. Cada imagem está relacionada a uma parte da história.

A partir dessas imagens, propor um texto coletivo sobre o conto. Os alunos contarão a história e a professora escreverá na lousa. A professora dividirá a lousa em partes, para facilitar a cópia pelos alunos.

b) Depois, os alunos poderão recortar as figuras para montar um livrinho e copiarão cada parte da história no lugar adequado.

Imagens disponíveis em:

http://lh3.ggpht.com/_58nN5OHRF2E/TDDxY2QLTZI/AAAAAAAAI3c/dYFlIbU0zr0/s512/Montar%20a%20hist%C3%B3ria.jpg  

Recursos Complementares

Outras informações sobre o conto podem ser acessadas em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_e_o_P%C3%A9_de_Feij%C3%A3o 

Avaliação

Verificar se os alunos apreciaram a leitura feita pela professora e se compreenderam o conto apresentado.

Observar se os alunos foram capazes de identificar as partes do conto, bem como a solução do problema enfrentado.

Verificar se os alunos conseguiram recontar o conto a partir das gravuras, através do texto coletivo produzido.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.