09/12/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
-Conhecer diferentes tipos de alimentos e suas funções, para melhoria da qualidade de vida;
-Conhecer e identificar características da profissão (feirante);
-Comparar tamanhos e formas de frutas, legumes, verduras;
-Trabalhar com valores em moeda real utilizando contas aritméticas.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
Motivação:
Para apresentar a vida do feirante, o seu dia a dia, como ele trabalha, o professor poderá apresentar o conteúdo do site do Brasil Escola apresentado abaixo, onde poderá fazer a leitura deste para os alunos dentro de sala ou pedir para que cada um leia uma parte do texto e discutam.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-feirante.htm
acesso em: 27.10.10.
Atividade 1: Fileira das frutas
Material: Variedades de frutas, sempre em duplicidade; duas grandes bacias ou caixas que caibam as frutas e uma venda.
Formação: duas fileiras.
Descrição da atividade: O professor colocará os alunos posicionados em duas fileiras, uma a frente da outra; os alunos com os olhos vendados.
Cada fileira receberá um nome ou número e a bacia ou caixa contendo as variedades de frutas (as caixas de cada fileira deverão conter número e variedade de frutas iguais). O primeiro de cada fileira, de posse da bacia ou caixa receberá do professor o nome de uma fruta; estes deverão encontrá-la manuseando-as dentro da caixa. O primeiro que encontrar a fruta deverá levantar o braço e nomear em voz alta a fruta. Após cumprir a tarefa deverá passar a caixa ou bacia para o aluno ao lado.
Assim que segundo o aluno da fileira receber a bacia ou caixa, o aluno da fileira adversária mesmo não encontrando a sua fruta deverá parar de procurar e passar a bacia ou caixa ao seu colega ao lado. Neste momento o professor falará o nome da próxima fruta e assim como da primeira vez quem achar primeiro a fruta, pronunciará o seu nome e a outra fileira deverá parar de procurar e passar para o colega ao lado.
Ao final, a fileira que mais acertar o nome das frutas e tiver encontrado maior quantidade destas, vencerá.
Referência: Atividade adapta de: DIEHL, Rosilene M. Jogando com as diferenças: Jogos para crianças e jovens com deficiência. São Paulo: Phorte Editora, 2008.
Figura 1: Disponível em: http://www.cestasdelicatessen.com.br/fotos/bandeja_de_frutas.jpg
acesso em: 27.10.10.
Atividade 2: Reconhecendo as frutas
Material: Variedades de frutas; vendas.
Formação: em trios.
Descrição da atividade: O professor vendará os alunos. Chamando um a um do trio, pedirá para que o primeiro aluno cheire a fruta selecionada; o segundo aluno do trio deverá apalpar a fruta e o terceiro deverá experimentar a fruta. Depois que cada um cumprir a sua tarefa eles poderão discutir e identificar a fruta apresentada ao grupo. Após descoberta o professor chamará o próximo grupo e assim sucessivamente.
Dica: Caso o professor consiga deixar os alunos separados, sem que visualizem as frutas apresentadas aos trios, o professor poderá fazer a atividade com várias frutas com cada trio e pedir para que tentem descobrir em ordem a maior quantidade de frutas, caso o professor não consiga, ele poderá fazer a troca de frutas a cada trio, assim todas serão diferentes.
Referência: autoria própria.
Figura 2: Disponivel em: http://3.bp.blogspot.com/_i81j4iEdj08/Rrrb_NdOTpI/AAAAAAAAARs/2UD1rAKHsrE/s400/frutas.jpg
acesso em: 27.10.10.
Atividade 3: Comprando e vendendo.
Material: Frutas.
Descrição da atividade: Com as frutas já utilizadas nas atividades anteriores, o professor deverá montar “ banquinhas” pela quadra. Os alunos poderão escolher os diferentes personagens que constituirão a brincadeira, podendo ser feirantes ou consumidores.
O professor poderá sugerir para que montem outros tipos de bancas como: bancas que vendam cadernos, lápis, estojos entre outros objetos que encontrarem. Para compor a situação poderão confeccionar cédulas de papel representando diferentes valores, moedas de tamanhos diversificados. Com ajuda do professor deverão colocar os preços nos produtos a serem negociados, podendo utilizar a medida referente a centavos.
Os alunos deverão comprar o maior número de produtos da feira. Acompanhe os alunos em suas compras e verifique o nível de habilidade de cada um em relação a exercer sua função (feirante/consumidor); como lidam com a situação de vender, comprar e trocar o seu dinheiro!
Referência: autoria própria.
Figura 3: Disponível em: http://melhorqueofilmedodidi.wordpress.com/
acesso em: 27.10.10.
Um dia de compras.
Neste Objeto de Aprendizagem (OA), o aluno deverá ir a feira, levando dinheiro e a lista de compras.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12087
acesso em: 27.10.10.
Para visualizar o OA é só clicar em “arquivos- um dia de compras.zip” e assim que visualizar os arquivos, clicar na pasta - match1_ativ4.exe -.
Para trabalhar com este OA é necessário ter instalado no seu computador o programa Adobe Flash Player 9. Este OA apresenta ao aluno uma situação de compra.
O aluno deverá notar que deve pesquisar os preços, em cada banquinha dos diferentes feirantes, não podendo comprar na primeira banca que encontrar. Deixe seu aluno a vontade para comprar suas frutas a fim de que perceba sozinho se terá ou não dinheiro para suas compras e quem sabe até comprar um docinho.
Avalie nesta aula o nível de compreensão do aluno em relação a:
-Características da profissão trabalhada na aula: questione seu aluno sobre a profissão trabalhada, ex: 1.Você já foi a uma feira? 2. Já ajudou sua mãe a fazer compras... entre outras questões.
-Identificação e reconhecimento de diferentes frutas e objetos mediante questionamentos como:1.Qual sua fruta preferida? 2. O que mais gosta de comer na feira?
-Aquisição de valores diante da prática de utilização de operações de soma e subtração com números naturais e decimais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!