14/01/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Atividade 1
O professor começará a aula perguntando se os alunos já ouviram falar na Semana de 22 ou na Semana de Arte Moderna. Se a resposta for positiva, pedir que falem o que sabem. Se for negativa, dirá: então se preparem, pois muitas novidades aguardam por eles.
No laboratório, o professor deverá indicar o site para pesquisa em duplas e entregar aos alunos cópias do roteiro que os orientarão.
http://educaterra.terra.com.br/literatura/modernismo/modernismo_18.htm
Roteiro
1- Qual o papel exercido por Oswald de Andrade para que ocorresse o Modernismo no Brasil? E de Anita Malfatti?
2- "Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem normalmente as coisas (..) A outra espécie é formada pelos que veem anormalmente a natureza e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (...) Embora eles se deem como novos precursores de uma arte a vir, nada é mais velho do que a arte anormal ou teratológica: nasceu com a paranóia e com a mistificação.
O que se deve entender das palavras de Monteiro Lobato? Que reação essas palavras provocaram:
a- na sociedade paulista.
b- nos escritores e artistas.
3- Observem as pinturas abaixo que são: as duas primeiras de Anita Malfatti, a terceira, de Pablo Picasso e a quarta, de Di Cavalcanti. Estabelecendo relação com a questão anterior, respondam: Vocês compartilham com o pensamento de Monteiro Lobato? Sim- Não. Justifiquem.
http://www.tarsiladoamaral.com.br/historia.htm
http://obviousmag.org/archives/2007/09/as_10_pinturas.html
http://www.dicavalcanti.com.br/dec20.htm
http://www.dicavalcanti.com.br/obras60_70_2.htm
4- a-Quem foram os principais participantes da Semana de Arte Moderna na Literatura?
b- E na Música e Artes Plásticas?
Atividade 2
Segundo roteiro de pesquisa:
O professor, neste momento, colocará os alunos em grupos de cinco alunos. Cada grupo fará a leitura e a análise de um poema, e o apresentará para a turma.
1- Mário de Andrade, Guilherme de Almeida, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia foram quatro estreias promissoras em 1917. Percebe-se neles o quão forte era a herança parnasiana, e mesmo a simbolista ou a romântica, mas se pode vislumbrar também algo de novo. Mais uma ânsia, uma procura, um grito abafado que propriamente uma realização. Nos sites abaixo, vocês lerão poemas escritos por estes poetas.
http://www.luso-poemas.net/modules/news03/article.php?storyid=519
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/mariodeandrade-ocortejo.htm
http://www.culturabrasil.pro.br/bandeira.htm
http://www.revista.agulha.nom.br/mpicchia03p.html
a- No poema que vocês leram, há indícios de romantismo, simbolismo, parnasianismo? Comprovem.
b- O que ele traz de novo em relação a movimentos literários anteriores?
2- O que diz o eu-lírico?
3- Escolham um(a) aluno(a) para apresentá-lo em voz alta.
4- Observem a escultura e saibam um pouco mais sobre ela.
Brecheret fora contratado para realizar o Monumento às Bandeiras, mas ao apresentar às autoridades as maquetes da obra, tivera o trabalho recusado. Anos depois, o monumento seria erigido, tornando-se um símbolo de São Paulo e a escultura pública mais admirada no país. O caso Brecheret fornece munição à rebeldia estética que germinava na capital paulista. Ou como diria Menotti del Picchia: "Foi sua arte magnífica que abriu os nossos cérebros, (...) criado entre nós uma arte forte, liberta, espontânea.o
Qual a opinião do grupo sobre Monumento às Bandeiras?
Atividade 3
Em fevereiro de 1922, realiza-se em São Paulo a Semana de Arte Moderna. Manuel Bandeira apresenta o poema Os sapos. Trata-se de uma ironia corrosiva aos parnasianos, que ainda dominavam o gosto do público. Este reage através de vaias, gritos, patadas, interrompendo a sessão. Mas, metaforicamente, com sua iconoclastia pesada, o poema delimita o fim de uma época cultural. Leiam o texto.
Os sapos
Manuel Bandeira
Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.
Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:'
- "Meu pai foi à guerra"
- "Não foi!"- "Foi!"- "Não foi!"
O sapo-tanoeiro
Parnasiano aguado
Diz: - 'Meu cancioneiro
É bem martelado*.
Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.
O meu verso é bom
Frumento* sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio
.
Vai por cinqüenta anos
Que lhe dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.
Clame a sapataria
Em críticas céticas:
'Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas...
Urra o sapo-boi:
- "Meu pai foi rei "- "Foi!"
- "Não foi!"- "Foi!" - "Não foi!"
Brada de um assomo
O sapo-tanoeiro:
'A grande arte é como
Lavor de Joalheiro'
Urra o sapo-boi:
- "Meu pai foi rei "- "Foi!"
- "Não foi!"- "Foi!" - "Não foi!"
http://educaterra.terra.com.br/literatura/modernismo/modernismo_18.htm
Professor, o glossário abaixo irá ajudar os alunos a entenderem palavras que não conhecem. Passe-o no quadro.
Vocabulário:
Após discussão do texto, em duplas, respondam:
1- No trecho deste poema “Os sapos”, nota-se um crítica feroz à literatura em voga no início do século XX: Parnasianismo. Essa crítica foi adotada pelos primeiros Modernistas. Usa de recursos como ironia, sarcasmo. Localizem estes efeitos.
2- Esta poesia de Manuel Bandeira combate a Literatura Passadista e propõe uma Literatura de caráter nacional. Comparem-na com este outro poema que ilustra essa nova concepção literária.
“Poética”:
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente
protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor.
Estou farto do lirismo que pra e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo.
Abaixo os puristas
Com base na afirmação abaixo discutam-na e a comprovem com partes do texto.
Verifica-se neste poema, a posição modernista quanto à concepção da poesia lírica. É contrária ao rigor formal e temático dos parnasianos.
Professor, ao fazer as correções reforce que a Semana de Arte Moderna insere-se num quadro da realidade brasileira que deixa patente o desejo de mudanças que varria o país, fosse no campo artístico, fosse no campo político.
Professor, para ampliar o conhecimento dos alunos sobre a Semana de Arte Moderna incentive que assistam aos vídeos e leiam sobre as obras de Tarcila do Amaral, Di Cavalcanti, Villa Lobos e Guiomar Novaes nos sites sugeridos abaixo:
http://www.tarsiladoamaral.com.br/historia.htm
http://www.tarsiladoamaral.com.br/obras5.htm
http://www.dicavalcanti.com.br/obras60_70_2.htm
http://www.escritoriodearte.com/di-cavalcanti.asp
http://www.youtube.com/watch?v=QHbISDqGx_E&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=NwF-NI7C8wc
A avaliação do desempenho dos alunos a respeito do tema: "Semana de Arte Moderna" será feita de maneira coletiva e, individualmente, por meio da realização da observação do interesse dos educandos na realização das atividades.
Quatro estrelas 1 classificações
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10/05/2011
Quatro estrelasMarta, gostei muito da sua aula. Da forma como está exposta o aluno terá maiores condições de compreender a importância da Semana de Arte Moderna para a Literatura Brasileira. Parabéns!